Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sábado, 23 de abril de 2016

Sequencia Didática "Eu no Mundo".

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A 
PROFESSORA: PAULA AMARAL

PROJETO “EU NO MUNDO" 

Área de Formação Humana: Identidade/Conhecimento Matemático/Escrita
Tempo: Uma vez por semana 
Professora: Paula Amaral

Objetivo Geral: Ampliar conhecimentos sobre si e o outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, reconhecendo-se como único no grupo.

1 º Momento – Meu rosto e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Caixa/espelho – Dividiremos a turma em três grupos, em seguida a professora ira passar uma caixa e ao abrir a criança irá se ver no espelho; Em seguida a professora irá explicar que iremos trabalhar sobre nossas características. Elas devem falar o que elas estão vendo, a professora irá registrar em uma folha individual da criança que será anexada no caderno delas.
(Essa atividade será realizada fora da sala pra maior concentração do grupo).

2 ª Etapa: Jogo de preenchimento/quadro do boneco – A professora irá confeccionar um jogo de preenchimento, onde as crianças deverão montar e completar o quadro com o rosto do boneco.   Terão as seguintes peças: cabelos de diversos tipos, olhos de varias cores, bocas com batom e natural, orelhas grandes e pequenas, tom da pele negra e clara, nariz grande e pequeno, entre outros.

3 ª Etapa: Enviaremos para casa uma foto da criança e os pais deverão preencher junto com elas suas características, como: cor dos olhos, cor e tipo dos cabelos, cor da pele e com quem mais se parece da família.
Em seguida apresentaremos as pesquisas em uma grande roda.
(Pesquisa para casa).

4 ª Etapa: Autorretrato/rosto da criança.
 A professora ira apresentar a imagem da obra de Tarsila do Amaral. Em seguida iremos realizar o autorretrato da criança de diferentes maneiras, variados suportes e riscantes.(Caderno).
- Em frente ao espelho a criança irá tentar realizar seu autorretrato, utilizaremos lápis carvão e ½ sulfite branco.
- Observando uma foto realizaremos o autorretrato utilizando papel cartão branco, tinta guache e pincel fino.
- Releitura da obra de Tarsila do Amaral. Cada criança irá tirar foto de um colega, utilizando os tabletes. Eles farão a releitura da obra, utilizaremos uma moldura e seus colegas como modelos.

2 º Momento – Meu corpo e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Realizaremos brincadeira com as músicas “boneca de lata; cabeça, ombro, joelho e pé”. Em seguida iremos nomear as partes do corpo.

2 ª Etapa: Iremos confeccionar um quebra cabeça gigante com as partes do corpo. No qual iremos riscar uma criança em cima do papel bobina e colorir com guache. Feito isso, realizaremos a divisão das partes do corpo, confeccionando o quebra cabeça.

3 ª Etapa: Brincando com fantasias em frente ao espelho. As crianças irão se fantasiar e observar-se no espelho.

4 ª Etapa: A professora irá utilizar a foto da criança para realizar um quebra cabeça. Em seguida elas deverão colar no caderno.
(Para casa)(Caderno)

5 ª Etapa: Realizar um desenho do seu corpo. Utilizar canetinha preta e papel bobina.
Qual tamanha de roupa  eu uso? E qual numero do meu calçado.

3 º Momento – Meu nome(Escrita)


1 ª Etapa: Meu nome começa com a letra...(procurar a letra inicial em revistas)
 (Para casa).

2 ª Etapa: As letras que compõe meu nome são: ( A professora ira apresentar o alfabeto móvel e a criança deverá montar seu nome com auxílio do crachá).

3 ª Etapa: Tem alguém na sala que inicia o nome com a mesma letra inicial que você?
(A criança irá observar nos crachás. Casa não tenha, procurar escritas nos objetos da sala que tenham a letra inicial de seu nome).

4 ª Etapa:  tentativa de escrita do nome, utilizando o crachá para auxilio. 


4 º Momento – Eu os números e as quantidades. (Conhecimento Matemático).
  

1 ª Etapa: Minha idade é: (representar a quantidade, utilizando colagem).

2 ª Etapa: Eu faço aniversário no dia ...(Marque no Calendário anual, utilizando nome ou foto). Registrar no caderno a foto do mês.

3 ª Etapa: Quantos colegas seu tem a mesma idade que você? (Representar por meio de um gráfico, e em seguida anexar a foto no caderno).

4 ª Etapa: Eu visto roupas com a numeração...(Registrar com recortes do número, ou etiqueta anexada no caderno).( Para casa).

5 ª Etapa:  Meus calçados tem a numeração...(Contornar na folha o sapato da criança, em seguida registrar o número do calçado). (Para casa).

6 ª Etapa:  Qual o meu tamanho? (medir com barbante as crianças, em seguida anexar no caderno.

7 ª Etapa: Confeccionar uma fita métrica na sala, e em seguida pedir que a criança coloque seu barbante para registrar a sua altura.( registrar no caderno por meio de foto). 

8 ª Etapa: Realizar um gráfico da altura das crianças, mencionando qual o maior e menor da turma.

9 ª Etapa: Meu peso é...(Levar uma balança digital, pesar cada criança, realizar o registro em um gráfico).

5 º Momento –  Eu e minha família (Identidade).

1 ª Etapa: Fazer uma pesquisa, onde cada criança irá levar para casa uma árvore genealógica e deverá ser preenchida junto com a criança.

2 ª Etapa: Trabalhar as relações familiares,(pai, mãe, irmãos, avós paternos e maternos e tios ). Está etapa será trabalhado mais vezes e individualmente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário