sábado, 23 de abril de 2016

Sequencia Didática "Eu no Mundo".

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A 
PROFESSORA: PAULA AMARAL

PROJETO “EU NO MUNDO" 

Área de Formação Humana: Identidade/Conhecimento Matemático/Escrita
Tempo: Uma vez por semana 
Professora: Paula Amaral

Objetivo Geral: Ampliar conhecimentos sobre si e o outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, reconhecendo-se como único no grupo.

1 º Momento – Meu rosto e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Caixa/espelho – Dividiremos a turma em três grupos, em seguida a professora ira passar uma caixa e ao abrir a criança irá se ver no espelho; Em seguida a professora irá explicar que iremos trabalhar sobre nossas características. Elas devem falar o que elas estão vendo, a professora irá registrar em uma folha individual da criança que será anexada no caderno delas.
(Essa atividade será realizada fora da sala pra maior concentração do grupo).

2 ª Etapa: Jogo de preenchimento/quadro do boneco – A professora irá confeccionar um jogo de preenchimento, onde as crianças deverão montar e completar o quadro com o rosto do boneco.   Terão as seguintes peças: cabelos de diversos tipos, olhos de varias cores, bocas com batom e natural, orelhas grandes e pequenas, tom da pele negra e clara, nariz grande e pequeno, entre outros.

3 ª Etapa: Enviaremos para casa uma foto da criança e os pais deverão preencher junto com elas suas características, como: cor dos olhos, cor e tipo dos cabelos, cor da pele e com quem mais se parece da família.
Em seguida apresentaremos as pesquisas em uma grande roda.
(Pesquisa para casa).

4 ª Etapa: Autorretrato/rosto da criança.
 A professora ira apresentar a imagem da obra de Tarsila do Amaral. Em seguida iremos realizar o autorretrato da criança de diferentes maneiras, variados suportes e riscantes.(Caderno).
- Em frente ao espelho a criança irá tentar realizar seu autorretrato, utilizaremos lápis carvão e ½ sulfite branco.
- Observando uma foto realizaremos o autorretrato utilizando papel cartão branco, tinta guache e pincel fino.
- Releitura da obra de Tarsila do Amaral. Cada criança irá tirar foto de um colega, utilizando os tabletes. Eles farão a releitura da obra, utilizaremos uma moldura e seus colegas como modelos.

2 º Momento – Meu corpo e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Realizaremos brincadeira com as músicas “boneca de lata; cabeça, ombro, joelho e pé”. Em seguida iremos nomear as partes do corpo.

2 ª Etapa: Iremos confeccionar um quebra cabeça gigante com as partes do corpo. No qual iremos riscar uma criança em cima do papel bobina e colorir com guache. Feito isso, realizaremos a divisão das partes do corpo, confeccionando o quebra cabeça.

3 ª Etapa: Brincando com fantasias em frente ao espelho. As crianças irão se fantasiar e observar-se no espelho.

4 ª Etapa: A professora irá utilizar a foto da criança para realizar um quebra cabeça. Em seguida elas deverão colar no caderno.
(Para casa)(Caderno)

5 ª Etapa: Realizar um desenho do seu corpo. Utilizar canetinha preta e papel bobina.
Qual tamanha de roupa  eu uso? E qual numero do meu calçado.

3 º Momento – Meu nome(Escrita)


1 ª Etapa: Meu nome começa com a letra...(procurar a letra inicial em revistas)
 (Para casa).

2 ª Etapa: As letras que compõe meu nome são: ( A professora ira apresentar o alfabeto móvel e a criança deverá montar seu nome com auxílio do crachá).

3 ª Etapa: Tem alguém na sala que inicia o nome com a mesma letra inicial que você?
(A criança irá observar nos crachás. Casa não tenha, procurar escritas nos objetos da sala que tenham a letra inicial de seu nome).

4 ª Etapa:  tentativa de escrita do nome, utilizando o crachá para auxilio. 


4 º Momento – Eu os números e as quantidades. (Conhecimento Matemático).
  

1 ª Etapa: Minha idade é: (representar a quantidade, utilizando colagem).

2 ª Etapa: Eu faço aniversário no dia ...(Marque no Calendário anual, utilizando nome ou foto). Registrar no caderno a foto do mês.

3 ª Etapa: Quantos colegas seu tem a mesma idade que você? (Representar por meio de um gráfico, e em seguida anexar a foto no caderno).

4 ª Etapa: Eu visto roupas com a numeração...(Registrar com recortes do número, ou etiqueta anexada no caderno).( Para casa).

5 ª Etapa:  Meus calçados tem a numeração...(Contornar na folha o sapato da criança, em seguida registrar o número do calçado). (Para casa).

6 ª Etapa:  Qual o meu tamanho? (medir com barbante as crianças, em seguida anexar no caderno.

7 ª Etapa: Confeccionar uma fita métrica na sala, e em seguida pedir que a criança coloque seu barbante para registrar a sua altura.( registrar no caderno por meio de foto). 

8 ª Etapa: Realizar um gráfico da altura das crianças, mencionando qual o maior e menor da turma.

9 ª Etapa: Meu peso é...(Levar uma balança digital, pesar cada criança, realizar o registro em um gráfico).

5 º Momento –  Eu e minha família (Identidade).

1 ª Etapa: Fazer uma pesquisa, onde cada criança irá levar para casa uma árvore genealógica e deverá ser preenchida junto com a criança.

2 ª Etapa: Trabalhar as relações familiares,(pai, mãe, irmãos, avós paternos e maternos e tios ). Está etapa será trabalhado mais vezes e individualmente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário