ROTEIRO PARA
ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PARTICIPANTE: PAULA CRISTIANE MARQUES AMARAL
UNIDADE EDUCATIVA: CMEI ISIS SANSON MONT SERRAT
TURMA DO EAD: TURMA 04 DOCENTE: IVANA
PLANEJAMENTO
Titulo: Recriando Situações por meio do Faz de Conta
Área de Formação Humana: Relações Sociais
Modalidade Organizativa do Tempo Didático: Atividade
Permanente “Cantos de Atividades Diversificadas”.
Faixa Etária: Maternal I
Tempo Estimado: Uma vez por semana, durante 30
minutos.
Justificativa
A ideia em trabalhar com os cantos de atividades diversificadas surgiu
devido à observação, em momentos de interação entre as crianças e o brincar nos
cantos existentes na sala.
As crianças não demonstram saber como brincar, deixam os brinquedos
espalhados e misturados, pisam em cima e mesmo com a orientação da Educadora
eles não tem o cuidado com os brinquedos.
Então resolvi focar na atividade permanente de Cantos de Atividades
Diversificadas, desenvolvendo novas propostas com regras e combinados para o
momento de brincar.
Objetivo Geral
Desenvolver gradativamente ações independentes
na escolha de espaços e brinquedos, aprendendo a brincar com adultos e
crianças.
Objetivo Especifico:
· Reconhecer os diferentes cantos de atividades diversificados,
organizados dentro ou fora de sua sala;
·Demonstrar preferências sobre espaços e brinquedos;
· Organizar diferentes brinquedos e materiais em seus respectivos
lugares, com ajuda do educador.
CONDIÇÕES PARA
REALIZAÇÃO:
MATERIAIS: Iremos planejar cantos de brincar em que as
crianças possuam conhecimentos, que façam parte de seu cotidiano familiar, como
por exemplo:
1- CANTO DO BERÇÁRIO
Para representar este canto, iremos adquirir mamadeiras, pratinhos,
copinhos, bonecas, roupinhas, banheira, carrinhos, bolsas, fraldas e paninhos.
2- CANTO DO SALÃO DE BELEZA
Neste canto iremos trazer embalagens de shampoo, creme, desodorante, perfume
e outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais
representando cantinho da manicure.
3- CANTO DO POSTO DE SAÚDE
Iremos representar o canto do médico utilizando acessórios como: jaleco,
mascara, toca estetoscópio, termômetro, embalagens vazias de remédios, maca e
outros materiais que forem necessários.
4- CANTO DO ESCRITÓRIO
Neste cantinho serão providenciados teclados e monitor de computador,
aparelhos de telefone, calculadoras, canetinhas, carimbos e bloquinhos para
registrar a escrita.
5- CANTO DO MERCADO
Utilizaremos embalagens vazias de diferentes produtos, também providenciaremos
uma caixa registradora, calculadoras,cestinhas, sacolas e dinheiro para simular
a compra.
6- CANTO DA PIZZARIA
Serão providenciados caixas de pizzas, forno, pratos,copos, recipiente
de molhos, pizzas em isopor, teclados e monitor de computador, aparelhos de
telefone, calculadoras, blocos para registrar o pedido e cardápios de
pizzarias.
7- CANTO DA CONFEITARIA
Serão providenciados pratos, panelas, faca, garfos, colheres e massinha,
no qual a criança poderá realizar suas criações.
8- PET SHOP
Neste cantinho colocaremos uma banheira, secador, escova e animais de
pelúcia. Também acrescentaremos aventais e coleirinhas.
9- VETERINÁRIO
Utilizaremos a maleta do médico, mas acrescentaremos animais
de pelúcia, confeccionaremos também um banquinho e a mesinha para este
cantinho.
ESPAÇOS:
Sala de atividades ou solário.
DESENVOLVIMENTO
Em roda de conversa a educadora irá apresentar a proposta sobre os cantos
de atividades diversificadas, ensinando a criança como brincar e realizando os
combinados e regras para o fim da brincadeira.
Em seguida as crianças irão aguardar as educadoras realizarem a montagem
dos cantos, no qual nos primeiros momentos serão construídos três cantos
diferenciados dos fixos da sala, podendo assim existir um rodízio entre os
cantos e as crianças.
As educadoras ficarão uma em cada canto para que as crianças respeitem
as regras e combinados.
REGRAS E COMBINADOS
- Aguardar o rodízio para a troca dos cantos.
- Deixar os brinquedos nos cantos propostos.
- Compartilhar com os colegas os brinquedos.
- Guardar os brinquedos nos respectivos lugares no fim da brincadeira.
Também pretendemos vivenciar no pátio externo, todos os cantinhos, onde
as crianças irão representar por meio da brincadeira as funções sociais de cada
canto.
AVALIAÇÃO
Observar se a criança reconhece os
diferentes cantos de atividades diversificados, recriando situações imaginárias
ou do cotidiano.
A criança demonstra preferências sobre espaços e brinquedos.
Observar se a criança organizar os brinquedos e materiais em seus
respectivos lugares.