Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto: Animais de Estimação


Sequência Didática

Animais de Estimação

OBJETIVOS:

• Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
• Reconhecer que os animais são seres vivos;
• Conhecer diversas raças e espécies dos animais domésticos;
• Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Em uma roda de conversa a educadora irá realizar uma pesquisa de campo para saber o conhecimento prévio das crianças sobre os animais domésticos ou de estimação.

2ª Etapa:  A partir dos dados coletados, iniciaremos as etapas da sequência, explicando para as crianças que iremos trabalhar com os animais de estimação. Nesta etapa realizaremos uma roda de conversa, onde perguntaremos quem tem animal de estimação.

3ª Etapa: A professora irá levar imagens de animais de estimação para as crianças observarem e escolher um desses animais para realizar uma pesquisa. Em seguida as crianças irão desenhar em sulfite o animal escolhido para a pesquisa.

4ª Etapa:Nesta etapa enviaremos a ficha de pesquisa para casa, onde as crianças deverão realizar a pesquisa com seus familiares. Feito isso deverão desenhar o animal pesquisado.

5ª Etapa: Uma vez por semana, a professora irá realizar a leitura de duas fichas de pesquisa dos animais para o grupo.
6ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa mais detalhada iniciando pelos seguintes animais:

• Peixe Beta
• Gato
• Cachorro
• Hamister
• Coelho
• Chinchila
• Pássaros
• Tartaruga de estimação(Terrestre e Aquáticos).

7ª Etapa: Nesta etapa a professora irá levar um animal de estimação para observação e pesquisa das crianças.
8ª Etapa: Realizaremos um texto coletivo sobre o animal de estimação da Professora.
9ª Etapa: Confeccionaremos um jogo de memória dos animais de estimação.

8ª Etapa: Iremos vivenciar o jogo.
9ª Etapa: Nesta etapa iniciaremos a confecção do livro “Animais Domésticos”.





quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sequência Didática - Realizando Contagens.


Sequência Didática "Realizando Contagens”.


Área de Formação Humana: Conhecimento matemático. 


Inicio: 12-03-2013

Objetivo: Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: Contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
Faixa etária:
4 a 5 anos.

Material:
Papel bobina, giz de cera, lápis de cor, papel de diferentes cores e diferentes coleções.

Desenvolvimento

1º Momento - Realizar contagem dos alunos presentes e registrar no quadro. Logo realizaremos construção de gráficos. As crianças presentes serão divididas em meninos e meninas, variando as cores e materiais para marcação no gráfico.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando quadradinhos de papel, onde os meninos serão representados pela cor azul, e as meninas pela cor rosa. As crianças irão escrever o nome nos papéis e em seguida colar no gráfico com auxilio da professora.

 *Realizar a contagem das meninas e meninos por meio de tampinhas de garrafas, em seguida registrar atividade com carimbo de tampinhas e guache, representando as quantidades.

 Registros pela criança, carimbo com guache.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando lego, onde cada criança de cada grupo irá retirar uma peça e encaixar formando uma barra. Em seguida iremos contar as peças e deita-las em uma sulfite, onde um aluno de cada grupo ira riscar em volta.
Feito isso cada criança irá pintar um espaço, formando o registro.



*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando bichinhos de brinquedos.

12 MENINOS E 10 MENINAS


*Realizar confecção de um relógio com caixas de pizza, onde cada criança irá pintar com guache verde a base e em outro momento realizaremos os registros dos números até 12. Feito isso realizaremos a contagem de meninos e meninas.

*Realizar contagem utilizando uma duas barra de chocolate.

QUANTOS PEDAÇOS DE CHOCOLATE PRECISAMOS TIRAR PARA DEIXAR IGUAIS?


AS CRIANÇAS RESPONDERAM 1 PEDAÇO, CONFORME REGISTRO.


2º Momento – Construção de tabela, cada criança retira uma cor de papel e faz uma rasura em forma geométrica. Em seguida colar na tabela menina x menina. Está etapa será trabalhada outras vezes.

3º Momento – Fazer contagem de coleções. Então fazer pesquisa entre as crianças quem tem coleções. Pedir que contem e se possível trazer estas para sala de aula para fazer contagem e registro.
Fazer desenhos de seus carrinhos e bonecas e depois realizar contagem.

Avaliação:
Realizar contagem até quanto?
Fazer estimativas?
Fazer agrupamentos de objetivos.

domingo, 7 de abril de 2013

Confecção e Ampliação de Cantinhos - Projeto Faz de Canto.


Projeto Didático
Faz de Cantos 


Educadora: Paula Amaral 
Professora: Roseli Ferreira

Tempo: Uma vez por semana 

Área de Formação Humana: Relações Sociais e Conhecimento Matemático. 

Objetivo:
· escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos; 
· realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros; 
· valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências; 
· relacionar-se com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências. 

Justificativa: A ideia em trabalhar com cantinhos, surgiu devido a observação da Educadora e Professora, em momentos de interação entre as crianças e o brincar nos cantinhos existentes na sala.
As crianças não demostravam saber como brincar nos cantinhos, deixavam os brinquedos espalhados no chão, pisavam em cima e mesmo com a orientação da Professora e Educadora eles não tinham o cuidado com os brinquedos, e no fim das brincadeiras colocavam os brinquedos todos misturados.
Então resolvemos desenvolver este projeto, visando ampliar os cantinhos existentes, separando-os por caixas, e acrescentando outros materiais para a representação social dos cantinhos.
No segundo semestre nós iremos além dos cantos existentes na sala, a Educadora e professora irão levantar os temas de interesse das crianças.
E assim confeccionar novos cantos também acrescentaremos cédulas monetárias.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa - Em roda de conversa a professora irá falar sobre os cantinhos, ensinando a guardar nas caixas certas, respeitando os colegas na hora de brincar e criando regras com as crianças.  Em seguida apresentaremos os cantinhos existentes na sala, assim iniciaremos a ampliação dos mesmos.
BONECAS - BERÇÁRIO
Iniciaremos pelo cantinho dos bebes, onde iremos separar as bonecas, as roupinhas e a banheirinha. Para representar este canto, iremos adquirir mamadeiras, pratinhos, copinhos e paninhos.
Em uma brincadeira percebemos que as crianças brincavam de creche, colocando as crianças nas cadeiras.
Então resolvemos nomear este cantinho como "Cantinho da Creche".
DESENHO-
Neste cantinho, a professora trouxe uma estante para colocar materiais de desenho, como tinta guache, diversos riscantes, e caderno de desenho para as crianças.
Iremos realizar combinados para este canto,  por isso colocamos os materiais acessíveis para as crianças.
Como no canto do desenho tem tinta e cola colorida, deve-se ser seguido a orientação da professora/educadora, seguindo o planejamento e a atividade permanente de desenho.
Assim a professora poderá intervir com o cuidado da sala.
CASINHA -
Ampliaremos o cantinho da casinha, onde confeccionaremos uma mesinha com caixas de papelão, toalha de TNT,e banquinhos utilizando carreteis de fio de telefone. Os banquinhos serão confeccionados utilizando tecido e espuma para deixa-los confortáveis para brincar.
SALÃO DE BELEZA
Neste cantinho iremos acrescentar embalagens de shampoo, creme, desodorante,perfume e outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais representando cantinho da manicure.
ESCOLINHA - 
O cantinho da escolinha será utilizado para registrar a tentativa de escrita e a postura do professor/educador em momentos de brincar. Realizaremos a confecção de um jaleco para a escolinha, e deixaremos separados lápis grafito e de cor, com diversos tipos de papéis.  
MERCADINHO -
Reforçaremos os produtos  do mercadinho,no qual preencheremos de papel amassado e em seguida o fechamos com fita durex larga, ficando assim mais resistente. A professora/Educadora também irá pedir que tragam de casa embalagens de produtos para colocar em nosso mercadinho.
Colocaremos preços nos produtos, onde as crianças realizarão os registros dos números.
Finalizando o Cantinho do mercadinho, hora de brincar e aprender. As crianças irão utilizar cédulas e dinheiro para realizar as compras e brincar.
LANCHONETE
Neste canto foi adquirido produtos de pizzaria, sorveteria, lanchonete, acrescentaremos os aventais,tocas e bloco de pedidos.
MÉDICO
Adquirir uma maleta de médico com os produtos necessários, em seguida confeccionar bloquinhos representando a receita, também será confeccionado um jaleco de TNT branco, e carimbo do médico.
VETERINÁRIO
Utilizaremos a maleta do médico, mas acrescentaremos animais de pelúcia, confeccionaremos também um banquinho e a mesinha para este cantinho.
ESCRITÓRIO
Neste cantinho será providenciado teclados de computador, aparelhos de telefone, canetinhas, carimbos e bloquinhos para registrar a escrita.
PET SHOP
Neste cantinho colocaremos uma banheira, secador, escova e animais de pelúcia. Também acrescentaremos aventais e coleirinhas.
Confecção de cantinhos. Esta etapa será realizadas em vários momentos até que seja finalizado todos os cantinhos citados. Assim que cada cantinho for finalizado, deixarmos as crianças explorar e brincar.
Vivenciar no pátio externo, todos os cantinhos, onde as crianças irão representar por meio da brincadeira as funções sociais de cada canto.
2ª Etapa: Acrescentaremos as cédulas monetárias para brincar, também utilizaremos os cantinhos interligados, representando assim a função social dos cantinhos em nossa sociedade.
PRODUTO FINAL: Amostra dos cantos de atividades diversificadas no patio do CMEI.
AVALIAÇÃO: Ao observar com cuidado o jogo de faz-de-conta, veremos que a criança está sempre organizando sua própria brincadeira. Isto não é à toa. Em geral, ela organiza sua brincadeira o mais parecido possível com o ambiente que se origina, o que lhe serve de modelo de referência. Por exemplo, quando monta um consultório de médico, o faz parecido àquele que conhece na vida real, muitas vezes o do posto de saúde, por exemplo. A forma de organizar sempre se remete à cultura de origem da criança, aquela que está empenhada em conhecer melhor. Por meio da brincadeira, ela procura entender como se dão as relações no mundo em que vive tanto na esfera da vida pública quanto privada, criando mundos e fazendo de conta que eles existem.

ANIMAIS DE FAZENDA - Em construção


ANIMAIS DE FAZENDA


O que o aluno poderá aprender com esta aula


·Conhecer o modo de vida no meio rural;

·Realizar pesquisa com os pais e na web, sobre como é a vida no meio rural;

·Construir e confrontar hipóteses sobre o meio rural;

·Comunicar ideias utilizando a linguagem oral e escrita;

·Compreender benefícios e dificuldades de se morar na fazenda;

·Descobrir alguns animais criados na fazenda;

·Aprender como fazer uma horta.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o

Estratégias e recursos da aula


1ª Atividade –

- INTRODUZINDO O TEMA: MEIO RURAL

Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre o meio rural, investigando seus conhecimentos prévios. Questione-os sobre:


§  Vocês já foram a uma fazenda?

§  Conhecem alguém que mora em uma fazenda?

§  Onde ela fica?

§  Como é esse lugar?

§  Conte sobre o que você encontrou na fazenda.

§  Existem animais?

§  Como as pessoas que vivem nesse lugar fazem para estudar e comprar alimentos?

§  Vocês gostariam de morar num lugar como esse ou preferem morar na cidade? Por quê?


Registre as falas dos alunos em seu diário de bordo ou caderno de plano. Permita que os alunos confrontem suas hipóteses sobre a fazenda uns com os outros, o que favorecerá na construção de conhecimentos. Após ouvir todos, intervenha conversando com eles sobre a importância do meio rural para nossas vidas, explique-lhes que muitos dos alimentos que comemos na nossa casa e compramos nos supermercados são produzidos na fazenda.

PROJETO CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS


CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS


JUSTIFICATIVA:

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
A intenção é que o projeto ocorra de forma integrada ao mesmo tempo em que sejam constituídas, onde o desenvolvimento de hábitos e atitudes do qual é fundamental para a aquisição de procedimentos que valorizem a preservação da vida e do meio ambiente.

OBJETIVOS:

• Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
• Reconhecer que os animais são seres vivos;
• Reconhecer as diversas espécies de animais;
• Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;


DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Em uma roda de conversa a educadora irá realizar uma pesquisa de campo para saber o conhecimento prévio das crianças sobre os animais.

2ª Etapa:  A partir dos dados coletados, iniciaremos o projeto, explicando para as crianças que iremos trabalhar com várias espécies de animais durante este ano. 
Na qual iremos trabalhar separadamente com as seguintes espécies:
-Animais Domésticos:
-Aves:
-Animais Aquáticos:
-Animais Selvagens:
-Animais  de Fazenda:
-Animais de Zoológico:
Iniciaremos com os animais domésticos, por serem os preferidos entre as crianças, onde realizaremos uma sequência didática de cada espécie a ser trabalhada.

3ª Etapa: Nesta etapa realizaremos uma ficha de pesquisa, onde as crianças deverão levar para casa e preencher com seus país. Feito isso deverão desenhar o animal pesquisado.

4ª Etapa: Após a entrega das pesquisas realizaremos a leitura  de 2 pesquisas por semana.

5ª Etapa: Iremos desenvolver várias etapas, realizando um livrinho de cada espécie trabalhada.

      RECURSOS:

Serão utilizados livros de contos infantis, gibis, Cds, Dvds recursos com o vídeo e materiais pedagógicos pertinentes ao tema do projeto.

      PRODUTO FINAL:

Produção de livros de cada espécie confeccionado pelas crianças e profissionais de sala.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.



Senhores Pais

Estamos desenvolvendo o PROJETO “CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS”.
Solicitamos que pesquisem e preenchem com seus filhos os dados abaixo.  

GRUPO:

Espécie:


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:




Alimentação:




Sua Moradia: