Projeto Didático
Faz de Cantos
Educadora:
Paula Amaral
Professora:
Roseli Ferreira
Tempo: Uma vez por semana
Área de
Formação Humana: Relações
Sociais e Conhecimento Matemático.
Objetivo:
·
escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos
adultos;
·
realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros
parceiros;
·
valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda
e colaboração e compartilhando suas vivências;
·
relacionar-se com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas
necessidades, interesses, gostos e preferências.
Justificativa: A ideia em trabalhar com
cantinhos, surgiu devido a observação da Educadora e Professora, em momentos de
interação entre as crianças e o brincar nos cantinhos existentes na sala.
As
crianças não demostravam saber como brincar nos cantinhos, deixavam os
brinquedos espalhados no chão, pisavam em cima e mesmo com a orientação da
Professora e Educadora eles não tinham o cuidado com os brinquedos, e no fim
das brincadeiras colocavam os brinquedos todos misturados.
Então
resolvemos desenvolver este projeto, visando ampliar os cantinhos existentes,
separando-os por caixas, e acrescentando outros materiais para a
representação social dos cantinhos.
No
segundo semestre nós iremos além dos cantos existentes na sala, a Educadora e
professora irão levantar os temas de interesse das crianças.
E assim
confeccionar novos cantos também acrescentaremos cédulas monetárias.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
- Em roda de conversa a professora irá falar sobre os cantinhos, ensinando a
guardar nas caixas certas, respeitando os colegas na hora de brincar e criando
regras com as crianças. Em seguida apresentaremos os cantinhos existentes
na sala, assim iniciaremos a ampliação dos mesmos.
BONECAS -
BERÇÁRIO
Iniciaremos
pelo cantinho dos bebes, onde iremos separar as bonecas, as roupinhas e a
banheirinha. Para representar este canto, iremos adquirir mamadeiras,
pratinhos, copinhos e paninhos.
Em uma
brincadeira percebemos que as crianças brincavam de creche, colocando as
crianças nas cadeiras.
Então
resolvemos nomear este cantinho como "Cantinho da Creche".
Neste
cantinho, a professora trouxe uma estante para colocar materiais de desenho,
como tinta guache, diversos riscantes, e caderno de desenho para as crianças.
Iremos
realizar combinados para este canto, por isso colocamos os materiais
acessíveis para as crianças.
Como no
canto do desenho tem tinta e cola colorida, deve-se ser seguido a orientação da
professora/educadora, seguindo o planejamento e a atividade permanente de
desenho.
Assim a
professora poderá intervir com o cuidado da sala.
CASINHA -
Ampliaremos
o cantinho da casinha, onde confeccionaremos uma mesinha com caixas de papelão,
toalha de TNT,e banquinhos utilizando carreteis de fio de telefone. Os
banquinhos serão confeccionados utilizando tecido e espuma para
deixa-los confortáveis para brincar.
SALÃO DE
BELEZA
Neste
cantinho iremos acrescentar embalagens de shampoo, creme, desodorante,perfume e
outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais
representando cantinho da manicure.
ESCOLINHA
-
O
cantinho da escolinha será utilizado para registrar a tentativa de escrita e a
postura do professor/educador em momentos de brincar. Realizaremos a confecção
de um jaleco para a escolinha, e deixaremos separados lápis grafito e de cor,
com diversos tipos de papéis.
Reforçaremos
os produtos do mercadinho,no qual preencheremos de papel amassado e em
seguida o fechamos com fita durex larga, ficando assim mais resistente. A
professora/Educadora também irá pedir que tragam de casa embalagens de produtos
para colocar em nosso mercadinho.
Colocaremos
preços nos produtos, onde as crianças realizarão os registros dos números.
Finalizando
o Cantinho do mercadinho, hora de brincar e aprender. As crianças irão
utilizar cédulas e dinheiro para realizar as compras e brincar.
LANCHONETE
Neste
canto foi adquirido produtos de pizzaria, sorveteria, lanchonete,
acrescentaremos os aventais,tocas e bloco de pedidos.
MÉDICO
Adquirir
uma maleta de médico com os produtos necessários, em seguida confeccionar
bloquinhos representando a receita, também será confeccionado um jaleco de TNT
branco, e carimbo do médico.
VETERINÁRIO
Utilizaremos
a maleta do médico, mas acrescentaremos animais de pelúcia,
confeccionaremos também um banquinho e a mesinha para este cantinho.
ESCRITÓRIO
Neste
cantinho será providenciado teclados de computador, aparelhos de telefone,
canetinhas, carimbos e bloquinhos para registrar a escrita.
PET SHOP
Neste
cantinho colocaremos uma banheira, secador, escova e animais de pelúcia. Também
acrescentaremos aventais e coleirinhas.
Confecção
de cantinhos. Esta etapa será realizadas em vários momentos até que seja
finalizado todos os cantinhos citados. Assim que cada cantinho for finalizado,
deixarmos as crianças explorar e brincar.
Vivenciar no pátio externo, todos os cantinhos, onde as crianças irão
representar por meio da brincadeira as funções sociais de cada canto.
2ª Etapa: Acrescentaremos as cédulas monetárias para brincar, também utilizaremos os cantinhos interligados, representando assim a função social dos cantinhos em nossa sociedade.
PRODUTO FINAL: Amostra dos cantos de atividades diversificadas no
patio do CMEI.
AVALIAÇÃO: Ao observar com cuidado o jogo de faz-de-conta,
veremos que a criança está sempre organizando sua própria brincadeira. Isto não
é à toa. Em geral, ela organiza sua brincadeira o mais parecido possível com o
ambiente que se origina, o que lhe serve de modelo de referência. Por exemplo,
quando monta um consultório de médico, o faz parecido àquele que conhece na
vida real, muitas vezes o do posto de saúde, por exemplo. A forma de organizar
sempre se remete à cultura de origem da criança, aquela que está empenhada em
conhecer melhor. Por meio da brincadeira, ela procura entender como se dão as
relações no mundo em que vive tanto na esfera da vida pública quanto privada,
criando mundos e fazendo de conta que eles existem.