Objetivo
Conhecer o processo do tempo e suas ferramentas de medir, desenvolvendo a noções de hora.
Objetivo Específico:
- Explorar conceitos de medição: grandezas e medidas.
- Utilizar-se das diversas linguagens para interagir com o conhecimento do tempo.
- Reconhecer as representações convencionais de medidas de tempo.
- Conhecer e construir ferramentas de medição de tempo.
Desenvolvimento:
1ª. Etapa: Roda de conversa - Disparador " Caixa contendo um relógio".
Colocar um relógio dentro de uma caixa, e deixar as crianças adivinhar o que tem lá dentro, criando suspense. Conversar sobre o uso social da
medição de tempo.
2ª. Etapa: Fazer a leitura do livro "Como passa o tempo?"
Autora: Ana Vicente
Ilustrações:Madalena Matoso.
Sinopse: O tempo não volta. É o único bem que
não pode ser comprado ou substituído. Mas um belo dia, no livro de Ana Vicente,
ele resolve sair do relógio e descobrir o mundo que ele controla através das
horas, minutos e segundos.
Através de momentos de fantasia e descobertas, a cada página desvenda-se
um tipo de relógio que desperta na criança o desejo de conhecer, juntamente ao
ponteiro, as diversas formas de calcular o tempo.
3ª.
Etapa: No livro Como
passa o tempo, de Ana Vicente, é possível encontrar em suas páginas a indicação de
diversos tipos de relógios como:
- Relógio de parede;
Separar as crianças em grupos e solicitar que
façam desenhos referente aos relógios indicados. Em seguida enviar uma pesquisa para casa, onde cada criança deverá apresentar para os colegas as descobertas....Confeccionando cartazes com o desenho e descobertas.
4ª. Etapa: Vídeo: O
relógio – Vinicius de Morais
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk
O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
5ª. Etapa: Criar um relógio de areia:
Material:-1 kg de areia;- 2 garrafas PET (2 litros);- Fita adesiva.
Utiliza- lo para marcar o tempo das brincadeiras de cantinhos, fazendo o rodizio.
6ª. Etapa: Confeccionar um relógio para calcular,
medir e planejar bem o tempo no Cmei.
Acrescentar em nossa rotina, o hábito de montar o cronograma do dia, mudando a posição dos ponteiros do relógio de acordo com as atividades, que pode ser feito pelo ajudante do dia.
7ª.
Etapa: Explicar ao aluno que o relógio é um instrumento que usamos para medir o tempo. Ele pode indicar as horas e os minutos. Em seguida, apresentar os ponteiros ( grande e pequeno) frizando a função de cada um. Feito isso, pode-se iniciar o processo. Quando o ponteiro está apontando para o 12, indica hora inteira e quando esta apontando para o 6 indica meia hora. Mostrar aos alunos que uma hora tem 60 mins, meia hora tem 30 mins, um dia tem 24 horas e que o ponteiro grande demora 5 minutos para ir de um número a outro.