Educação Encantada - Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental(Séries Iniciais).
Quem sou eu
- PAULA AMARAL
- Curitiba, Paraná, Brazil
- INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!
domingo, 10 de junho de 2012
PETECA DE JORNAL - PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
Peteca de jornal
Pegue algumas folhas do jornal e amasse formando uma bola.
Pegue mais 2 folhas de jornal e recorte volta da folha toda como na foto abaixo.
VAI E VEM - Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente".
Vai e vem
2 Garrafas pet de 2litros4 Metros de lã da cor que quiser
4 Argolas da tampinha de refrigerante
Tesoura
Durex colorido para decorar.
Modo de fazer:
Corte as 2 garrafas no final da marca do rotulo.
Encaixe uma dentro da outra como mostra a foto abaixo.
Pegue os 4 metros da lã e corte ao meio, passe os dois pedaços por dentro da garrafa.
Pegue as 4 argolas e amarre-as uma em cada ponta da lã.
Decore a garrafa como quiser e esta pronto é só brincar.
Objetivo:
Fazer a garrafa ir de uma ponta a outra da lã. Para isso é preciso 2 crianças cada uma segura uma ponta de cada lado e cada ponta em uma das mãos. Enquanto uma abre os braços com força a outra fecha e depois troca.
BOA DIVERSÃO!!!!!!
Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente". 1ª etapa
JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa
desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são
usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer
proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento
de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim
participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares
nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
· Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito
sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
· Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos
da cultura local.
· Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
· Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça,
solidariedade, autoestima.
- Explorar
movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar
a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Reaproveitar
materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:
1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser
trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e
apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.
2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em
seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.
3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado
para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se
brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.
4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio
confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em
seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas
etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.
6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.
5 marias IOIO
9º
momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o
brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com
tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.
10ºmomento:
Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com
jornal.
11º
momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde
registraremos em papel bobina.
12º
momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.
13º
momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar
as crianças a brincar.
14º
momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar
da brincadeira com a professora.
15º momento: Apresentaremos brincadeiras com
bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.
16º momento: Realizaremos a brincadeira com a
amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.
17º momento: Apresentaremos o
brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela
professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e
brincar.
18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais
pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.
19º momento: Realizaremos a confecção do
brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas
crianças e professores.
20º momento: Montaremos os cantinhos com os
brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião,
bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as
crianças poderão brincar livremente.
21º momento: Livro com
registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio
(brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô,
cinco marias, pega-pega, amarelinha).
sábado, 9 de junho de 2012
Projeto Animais - Coelho
Projeto Animais - Peixe
1º momento: Apresentaremos em uma roda de conversa um peixe beta, onde em pequenos grupos as crianças poderão o observar.
2º momento: Em seguida realizaremos uma pesquisa para dar um nome ao peixe.
3º momento: Faremos uma votação dos mais votados.Concluindo o nome.
4º momento: Colocaremos o peixe em uma mesa, onde as crianças poderão desenhar, observando o peixe.
5º momento: Realizaremos a confecção de peixes em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.
6 º momento: Colocaremos os peixinhos confeccionados em um cabide com tnt azul com celofane transparente, representando o mar.
2º momento: Em seguida realizaremos uma pesquisa para dar um nome ao peixe.
3º momento: Faremos uma votação dos mais votados.Concluindo o nome.
4º momento: Colocaremos o peixe em uma mesa, onde as crianças poderão desenhar, observando o peixe.
5º momento: Realizaremos a confecção de peixes em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.
6 º momento: Colocaremos os peixinhos confeccionados em um cabide com tnt azul com celofane transparente, representando o mar.
PROJETO ANIMAIS - PINTINHOS
APRESENTAREMOS A MUSICA DO PINTINHO AMARELINHO, EM SEGUIDA CONFECCIONAREMOS O PINTINHO COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO.
Projeto animais - Sapo
1º momento - Realizar a leitura da Dona sapuda.
2º momento - Realizar uma roda de conversa sopre a origem do sapo e suas fazes.
3º momento - Realizar a confecção dos sapinhos, onde as crianças irão colar as partes do sapo e confeccionar o rosto.
PROJETO CIRCO DA ALEGRIA
PROJETO CIRCO
CMEI
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA
ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO:
TRÊS MESES
PROFESSORA:
MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA:
PAULA AMARAL
JUSTIFICATIVA:
O circo é
uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o
espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e
figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz
até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.
OBJETIVOS:
Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e
em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas.
Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos
alargando-lhes as possibilidades de expressão,
com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio
social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento
físico, psicológico e social.
O projeto “
CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando
o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como
forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de
valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente
na cena cômica do palhaço.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar
o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar
o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e
valorizar os profissionais do circo
- Trabalhar
e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar
movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o
equilíbrio em diversas posições.
RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho
de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de
cor
- Giz de
cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta
guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
-
Colchonetes
MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar
a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de
malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.
2º MOMENTO: Em
roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma
lista com os nomes das crianças.
3º MOMENTO:
Apresentação em DVD´s de números circenses, e músicas de circo. Construir um
texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.
4º MOMENTO: Apreciar
a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.
5º MOMENTO: Em
roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.
6º MOMENTO: Assistir
ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e
apreciar o circo em desenho animado.
7º MOMENTO: As
crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão
colorir e expor no mural.
8º MOMENTO: Apresentar
vídeos de danças contemporâneas.
9º MOMENTO: Imitar
a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.
10º MOMENTO:
Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.
11º MOMENTO:
Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.
12º MOMENTO:
Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.
13º MOMENTO:
Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as
crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.
14º e 15º MOMENTO:
Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.
1ª etapa:
Fazer recorte no prato para confeccionar o cabelo do palhaço.
2ª etapa:
Colar olhos, boca, sobrancelhas e nariz.
3ª etapa:
Enfeitar a gravata com canetinha em papel camurça.
16º MOMENTO:
Cada criança irá nomear seu palhaço, em seguida a professora irá propor a tentativa
da escrita, por meio de copia.
17º MOMENTO:
Brincadeiras circenses.
18º MOMENTO:
Confecção do palhaço com cone de linhas.
19º MOMENTO:
Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para
apresentação do produto final do projeto.
20º MOMENTO:
Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos:
mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura,
bexigas, bolas, bambolês, etc...
21º MOMENTO:
As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “,
autor desconhecido
22º MOMENTO:
Apreciar a um espetáculo “Circo da Cidade”.
23º MOMENTO:
Apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as
crianças desejam confeccionar para nosso cenário.
24º MOMENTO:
Construção do cenário. Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras
fantasias.
25º MOMENTO:
Ensaio
26º MOMENTO:
Construção do cenário.
27º MOMENTO:
Ensaio
28º MOMENTO:
Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a
apresentação do projeto circo.
29º MOMENTO:
Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das
outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los
verbalmente.
30º MOMENTO:
Ensaio Final com todas as crianças.
31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense” 31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense”
AVALIAÇÃO:
Através de
anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas
crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações
de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda
e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas
e uma imagem positiva de si.sentação de um “Espetáculo Circense”
Assinar:
Postagens (Atom)