PLANEJAMENTO ANUAL BERÇÁRIO
Objetivos
Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
Trabalhar capacidades expressivas;
Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
Desenvolver formas alternativas de locomoção;
Relação de independência com o ambiente vivido;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem
oral;
Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras
Conteúdos
Cuidados básicos de higiene e saúde;
Participação em brincadeiras de ?esconder e achar e em brincadeiras de
imitação?
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, etc;
Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do
corpo, etc;
Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
Estimulação tátil, através de carícias e afago;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de
histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a
mamadeira ou copinho comas mãos);
Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e
fezes;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
Movimento
É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no
plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se,
rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da
locomoção;
Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos
para se expressar e se comunicar;
Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o
canto;
Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho,
escovação de dentes e lavagem das mãos;
Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro
refletida no espelho;
Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
Brincadeiras de roda ou de danças;
Avaliação
A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os
processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de
reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho
deve ser feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos
musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
Ouvir e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos,
blocos, sinos, tambores, etc;
Avaliação
A avaliação na área da música tem um caráter instrumental, ou seja, são
consideradas como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da melodia.
Artes Visuais
·
Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente,
manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos.
·
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes
objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta
a base de anilina e trigo, etc;
·
Observação e identificação de imagens diversas;
Avaliação
A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das crianças
juntamente com as etapas de seu processo criativo na exploração de
diversificados materiais e a possibilidade de expressar-se através dele.
Linguagem oral e escrita
·
As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os adultos
incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo
e social que a fala desempenha desde cedo. Um bebê de quatro meses que emite
certa variedade de sons quando está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los
nas interações com adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação.
·
Uso da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações sociais
presentes no dia-a-dia;
·
Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais,
revistas, etc;
·
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros como
histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
Avaliação
A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências com a
utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de materiais
escritos, interação verbal em conversas com seus pares, audição de histórias,
etc.
Natureza e Sociedade
·
É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados
de compreendê-los e representá-los.
·
Brincadeiras vinculadas a cultura;
·
Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas,
animais areia, etc);
·
Interação social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
Avaliação
A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte
valiosa de informação sobre o processo de interação social e o aprendizado na
exploração do ambiente imediato, através da observação e manipulação de
objetos.
Matemática
·
Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e
estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas oferecem
oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das idéias
matemáticas.
·
Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes no cotidiano;
·
Comunicação de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
·
Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se
encontram;
·
Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
Avaliação
Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e
registro considerando que a aprendizagem de noções matemáticas com crianças
nesta faixa etária, está centrada na relação de diálogo entre o adulto e
crianças na resolução de problemas, responder perguntas, registro e comunicação
de qualquer ideia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração dos
espaços pela criança desta idade.