CONHECENDO E RESPEITANDO OS
ANIMAIS
JUSTIFICATIVA:
A
proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais
têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados,
histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação
de suas vivências pessoais e sociais.
A
intenção é que o projeto ocorra de forma integrada ao mesmo tempo em que sejam
constituídas, onde o desenvolvimento de hábitos e atitudes do qual é
fundamental para a aquisição de procedimentos que valorizem a preservação da vida
e do meio ambiente.
OBJETIVOS:
•
Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
•
Reconhecer que os animais são seres vivos;• Reconhecer as diversas espécies de animais;
• Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Em uma roda de conversa a
educadora irá realizar uma pesquisa de campo para saber o conhecimento
prévio das crianças sobre os animais.
2ª
Etapa: A
partir dos dados coletados, iniciaremos o projeto, explicando para as crianças
que iremos trabalhar com várias espécies de animais durante este ano.
Na qual iremos trabalhar separadamente com as seguintes espécies:
-Animais Domésticos:
-Animais de Zoológico:
Iniciaremos com os animais domésticos, por serem os preferidos entre as crianças, onde realizaremos uma sequência didática de cada espécie a ser trabalhada.
Na qual iremos trabalhar separadamente com as seguintes espécies:
-Animais Domésticos:
-Aves:
-Animais Aquáticos:
-Animais Selvagens:
-Animais de Fazenda:-Animais Aquáticos:
-Animais Selvagens:
-Animais de Zoológico:
Iniciaremos com os animais domésticos, por serem os preferidos entre as crianças, onde realizaremos uma sequência didática de cada espécie a ser trabalhada.
3ª Etapa: Nesta etapa realizaremos uma ficha de pesquisa, onde as crianças deverão levar para casa e preencher com seus país. Feito isso deverão desenhar o animal pesquisado.
4ª Etapa: Após a entrega das pesquisas realizaremos a leitura de 2 pesquisas por semana.
5ª Etapa: Iremos desenvolver várias etapas, realizando um livrinho de cada espécie trabalhada.
RECURSOS:
RECURSOS:
Serão utilizados livros de contos infantis, gibis,
Cds, Dvds recursos com o vídeo e materiais pedagógicos pertinentes ao tema do
projeto.
PRODUTO FINAL:
Produção de livros de cada espécie confeccionado pelas crianças e profissionais de sala.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender
o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A
observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma
atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Senhores Pais
Estamos desenvolvendo o PROJETO “CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS ”.
Solicitamos que pesquisem e preenchem com seus filhos os dados abaixo.
GRUPO:
Espécie:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Alimentação :
Sua Moradia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário