Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 30 de setembro de 2012

Sequencia didática: Diferenças


Sequencia didática: Diferenças

Área de formação humana: Leitura, relações sociais, linguagem visual.
Educadora: Paula
TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.
Objetivo
Perceber-se e perceber o outro como diferente;
Respeitar as diferenças;
Desenvolver e potencializar a criatividade.
Justificativa
      O/a  professor/a deve observar a turma em suas relações pensando nas seguintes questões: há crianças que não conseguem interagir com o grupo? Há crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos de brincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Todas essas e outras questões possibilitam ao professor, perceber os preconceitos velados entre nossas crianças.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento
 Leve para a sala de aula uma história para contar às crianças que contemple ou mencione “diferenças”. No caso dessa aula a sugestão é a história “Menina Bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.
A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor.
Segundo Momento
Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história. Levante algumas questões para que as crianças possam pensar e verbalizar suas opiniões. Reler o trecho da história   “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E pensava: _ Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela!”.   
Questione as crianças: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Na medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     
Terceiro Momento
Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem. Para complementar essa discussão, pode-se enviar uma atividade para casa em que as crianças perguntarão aos pais com quem eles acham que elas se parecem. Assim com certeza aparecerão muitas respostas interessantes: olho da avó, cabelo do pai, boca da mãe, etc. Os pais podem enviar fotos de seus filhos junto com as pessoas com quem acham que o filho se parece.
Assim que o material chegar em sala o professor deve socializar as descobertas na rodinha ajudando na verbalização das crianças com uma frase do tipo : minha mãe acha que os meus olhos são do ... meu cabelo é parecido com ..., minha boca se parece com ...
Quarto Momento
Proponha também outros registros da história para que as crianças possam brincar:   
1) Para estimular a oralidade e expressão das crianças proponha que confeccionem dedoches para brincarem de teatrinho: Modelo:
As crianças deverão colorir os dedoches e depois você professor, recorta o espaço dos dedinhos. As crianças poderão brincar com eles construindo os diálogos dos dois personagens.
2) Construir de papel machê, ou de outros materiais (pano, garrafinhas, etc.) a  bonequinha – “menina bonita do laço de fita”   Colocar roupas, cabelos, olhos, boca, etc.
3) Fazer uma exposição com os trabalhos das crianças
Avaliação
Professor, para avaliar é importante se fazer perguntas do tipo        
  • A criança passou a se perceber como diferente em atitudes e relações com os colegas e com você?
  •  A criança trata os colegas com respeito e valoriza as características que são diferentes das suas próprias?
  •  A criança demonstrou habilidades na expressão oral ao brincar com os dedoches?
  •  Participou de forma criativa da construção de sua própria bonequinha?  


Receita de papel machê:


Receita de papel machê:  
 Massa de Papel –   Você vai precisar de:
- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 01 bacia e 01 peneira

Projeto: Contação e Ilustração de História “Conte outra vez”.


Sequência Didática de Contação de História
 “Conte outra vez”.
Professora: Sirley
Educadora: Paula


OBJETIVOS:

- Ampliar o repertório cultural para que as crianças conheçam melhor os temas de um autor. 
- Apreciar a leitura e contação de histórias.
- Ampliar  o repertório de histórias.
DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa:  O velho, o menino e o burro(Ruth Rocha)
- Ler e contar.
- Conversar com as crianças sobre a história, destacando o papel do autor no livro, explorando as imagens, como foi feita.
obs: expor um portador de texto contendo fotos e biografia da autora.

2ª Etapa:  - Convidar as crianças a contarem a história
- fazer um desenho utilizando o estilo de ilustração de Cesar Londucci (desenhou as paginas do livro).Bobina com canetinha preta.










3ª Etapa: História: Não confunda. . . (Eva Furnari).
- Conhecer a ilustração e os personagens.
- Comparar as duas histórias, personagens e ilustrações.

4ª Etapa: Fazer um desenho com papel cartão e canetinha colorida, tendo como influência as ilustrações da Eva furnari.

NÃO CONFUNDA (EVA FURNARI)


NÃO CONFUNDA
GORILA GIGANTE
COM MOCHILA CHOCANTE

NÃO CONFUNDA 
VELHOTA NARIGUDA
COM GAIVOTA BIGODUDA

NÃO CONFUNDA
FEIOSO AMARELADO
COM MEDROSO ESVERDEADO

NÃO CONFUNDA
PICOLÉ SALGADO
COM JACARÉ MIMADO


NÃO CONFUNDA
PETECA VIOLENTA
COM MELECA NOJENTA


NÃO CONFUNDA
CARECA BANGUELA
COM CUECA AMARELA


NÃO CONFUNDA
CABELO CURTO
COM CAMELO SURDO

NÃO CONFUNDA 
HIPOPÓTAMO ARRUMADO
COM HELICÓPTERO ENFEITADO

NÃO CONFUNDA
O VIZINHO DO NICOLAU
COM O PADRINHO DO JUVENAL


NÃO CONFUNDA
OVELHA ABELHUDA
COM ABELHA ORELHUDA

NÃO CONFUNDA
CACHECOL DE BORBOLETA
  • COM CARACOL DE MALETA


    NÃO CONFUNDA
    COCEIRA DE PORQUINHO
COM BANHEIRA DE PATINHO

NÃO CONFUNDA
VACA EMPACOTADA
COM PACA AVACALHADA


NÃO CONFUNDA
QUEIJO E UMA MORDIDA
COM BEIJO DE DESPEDIDA.


5ª Etapa: O conto “O macaco e o rabo” é chamado de conto acumulativo ou lenga-lenga. Eles são contos nos quais os episódios vão se repetindo sucessivamente, o que facilita a memorização por partes das crianças.
- Ler para as crianças em folha impressa sem ilustrações.
6ª Etapa: Dar para criança 2 folhas de sulfite dobrado e grampeados, formando um livro para que as crianças ilustrem. Inicialmente elas farão a capa copiando do quadro negro.
Titulo – “ O macaco e o rabo”.
Adaptado – Robson Santos
Ilustração: nome da  criança 












7ª Etapa: Histórias do avental: “ os 3 porquinhos” e “ Branca de neve”




8ª Etapa: Em roda explicar para as crianças a confecção de um avental de tnt para cada criança. E a confecção dos personagens de papel cartaz colorido com canetinhas para montar a história.
9ª Etapa: dar para cada criança ¼ do papel cartaz para que desenhem seu cenário e personagens. Logo após recortar e colar nos aventais de tnt.

10ª Etapa: Colagem dos personagens e cenário no avental.


11ª Etapa: Amostras das etapas do projeto de Contarão e ilustração de histórias, elaborado pela professora Sirley e Educadora Paula Amaral.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA Sequência de Jogos e brincadeiras com registro em tabela.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
 Sequência de Jogos e brincadeiras com registro em tabela.

Educadora: Paula
Professora: Luciana
Tempo: Uma vez por semana até o fim do ano.
Faixa etária: 4 a 5 anos
Turma: Pré

Área de formação: Conhecimento matemático e Movimento.

Objetivos:
- Desenvolver gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo por meio de jogos e brincadeiras.
- Utilizar o desenho como representação simbólica. (números)
- Vivenciar práticas de movimento por meio de jogos e brincadeiras.

Recursos e Materiais didáticos: Sulfite, canetinha vermelha e azul, materiais de boliche, bola, cadeiras, pano, entre outros.

Desenvolvimento:

1ª. Etapa: Em uma roda de aprendizagem, apresentaremos e explicaremos á atividade proposta, que será: “Jogos com registro em tabela”. Em seguida realizaremos o jogo de boliche, onde dividiremos a turma em duas equipes (Vermelha e azul), na qual cada criança realizará a jogada, onde serão registrados na tabela de jogos, representados os pinos que caíram por desenhos ou números. 

 2ª. Etapa: Acerte o alvo
 3ª. Etapa:Foot pano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA “Jogo do dados”.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
“Jogo dos Pontinhos”.
Educadora: Paula Amaral
Professora: Luciana
Turma: Pré

Tempo: Uma vez por semana
Faixa etária: 4 a 5 anos

Área de formação: Conhecimento matemático, Escrita.

Objetivos:
- Desenvolver gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo           por meio de jogos e brincadeiras.
- Realizar tentativa da escrita do próprio nome.
- Utilizar o desenho como representação simbólica. (números)
- Vivenciar práticas de movimento por meio de jogos e brincadeiras.

Recursos e Materiais didáticos: Sulfite, dados, jogos diversos, entre outros.

Desenvolvimento:

1ª. Etapa: Apresentaremos o jogo dos pontinhos, onde realizaremos a 1ª fase com um dado. As crianças serão separadas por grupos de 4 integrantes, onde será realizado o registro em uma tabela com nome e número de pontos, no qual será representado por símbolos .

2ª. Etapa: Nesta etapa as crianças deverão decidir quem será o iniciante do jogo, em seguida realizarão as jogadas e o registro em tabela, conforme a orientação anterior.

3ª. Etapa: Já nesta etapa, as crianças deverão registrar seus nomes, tentar realizar a escrita dos números. E cada grupo que tiver um integrante com o resultado 6 irá participar do desempate.

4ª. Etapa: Explicaremos a próxima etapa do jogo, onde acrescentaremos mais um dado. Cada grupo que tiver um integrante com o maior resultado irá participar do desempate.
O vencedor de cada grupo disputará entre eles, onde o ganhador receberá uma medalha de 1º lugar.

5ª. Etapa: Assim que todos tiverem jogando e registrando os números até 12, acrescentaremos mais um dado nas jogadas, no qual as crianças deverão aprender e registrar até 18.


Observação: A cada instante, por meio de anotações.

Avaliação: Registro geral e individual.