Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Coleção Animais Domésticos - Confeccionado com as crianças do Pré


















Coleção Animais Domésticos - Peixe Beta - Confeccionado com as crianças do Pré

 1ª Etapa - Dobradura do peixe, com cola colorida e glitter.
 2ª Etapa - Adivinha quem é?

 3ª Etapa - Desenho com canetinha.

 4ª Etapa - Peixe beta e suas cores - Montagem e colagem do peixe, enfeitando com canetinhas.
Ilustração da história do Peixe Bicudinho





domingo, 22 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO - Finalizada!!!



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO
ÁREA DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO: ESPAÇO E FORMA
TURMA: PRÉ
EDUCADORA: PAULA AMARAL
PROFESSORA: ROSELI FERREIRA
OBJETIVO: IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA SITUAR-SE E DESLOCAR-SE NOS ESPAÇOS. ORIENTAR-SE POR MEIO DE MAPAS OU INSTRUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Participação dos pais em desenhar o trajeto que realizam até chegar ao CMEI.
2ª Etapa – Realizar visita com as crianças por todos os espaços do CMEI.


3ª Etapa – Visitar o espaço externo do CMEI. 

4ª Etapa – Realizar uma visita, conhecendo todas as salas do CMEI, em seguida cada criança irá escolher uma sala para observar e desenhar.
5ª Etapa – Identificar todas as salas do CMEI, utilizando os desenhos das crianças.

6ª Etapa – Apresentar o vídeo da Dora, que mostra o mapa, para chegar ao local desejado. Em seguida iniciaremos uma conversa sobre o mapa do CMEI.
7ª Etapa – Apresentação do mapa (planta do CMEI desenhado pela educadora), que será utilizado como jogo de percurso “Caça ao Tesouro”.
8ª Etapa – As crianças irão explorar e colorir o jogo.

9ª Etapa – Com o jogo finalizado iremos realizar as jogadas, onde as crianças irão se localizar por meio do jogo e chegar a conclusão de onde o tesouro está escondido.

10ª Etapa – Esconderemos um baú com chocolate, no local indicado do jogo. As crianças terão que procura-lo na areia do parque, após a descoberta irão se deliciar com um delicioso bombom. 





PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013




PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO

 
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.


JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse  em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO COM O  CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.

OBJETIVO ESPECIFICO

Identificar às estações do ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua como um astro que se encontra no universo.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.

2ª ETAPA: Roda de aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização “Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como ocorre as estações do ano.

4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.

5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças. 

6ª ETAPA: Roda de conversa, “Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.

 




7ª ETAPA: Iremos registrar as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo  – Porque em alguns lugares é dia e outro é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.


De onde vem o dia e a noite - KIKA

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74




  9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
10ª ETAPA: SISTEMA SOLAR

Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).






11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

Estou alimentando o blog do serviço com meus trabalhos e de minhas colegas...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/

Pessoal, me desculpem, mas devido ao trabalho estou alimentando o blog do meu trabalho com atividades realizadas por mim e por minhas colegas.
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/