Educação Encantada - Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental(Séries Iniciais).
Quem sou eu
- PAULA AMARAL
- Curitiba, Paraná, Brazil
- INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
domingo, 22 de setembro de 2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO - Finalizada!!!
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO
ÁREA DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO: ESPAÇO E FORMA
TURMA: PRÉ
EDUCADORA: PAULA AMARAL
PROFESSORA: ROSELI FERREIRA
OBJETIVO: IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA
SITUAR-SE E DESLOCAR-SE NOS ESPAÇOS. ORIENTAR-SE POR MEIO DE MAPAS OU
INSTRUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Participação dos pais em desenhar o trajeto
que realizam até chegar ao CMEI.
2ª Etapa – Realizar visita com as crianças por todos os
espaços do CMEI.
3ª Etapa – Visitar o espaço externo do CMEI.
4ª Etapa – Realizar uma visita, conhecendo todas as salas
do CMEI, em seguida cada criança irá escolher uma sala para observar e desenhar.
5ª Etapa – Identificar todas as salas do CMEI, utilizando
os desenhos das crianças.
6ª Etapa – Apresentar o vídeo da Dora, que mostra o mapa,
para chegar ao local desejado. Em seguida iniciaremos uma conversa sobre o mapa
do CMEI.
7ª Etapa – Apresentação do mapa (planta do CMEI desenhado
pela educadora), que será utilizado como jogo de percurso “Caça ao Tesouro”.
8ª Etapa – As crianças irão explorar e colorir o jogo.
9ª Etapa – Com o jogo finalizado iremos realizar as jogadas,
onde as crianças irão se localizar por meio do jogo e chegar a conclusão de
onde o tesouro está escondido.
PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013
PROJETO: OS MISTÉRIOS
DO ESPAÇO
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas
envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e
transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E
O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO
COM O CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os
fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma
curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
OBJETIVO ESPECIFICO
OBJETIVO ESPECIFICO
Identificar às estações do
ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o
sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua
como um astro que se encontra no universo.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
2ª ETAPA: Roda de
aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização
“Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como
ocorre as estações do ano.
4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.
5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças.
6ª ETAPA: Roda de conversa,
“Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.
7ª ETAPA: Iremos registrar
as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar
coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo
– Porque em alguns lugares é dia e outro
é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.
De onde vem o dia e a noite - KIKA
http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de
noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).
11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.
Estou alimentando o blog do serviço com meus trabalhos e de minhas colegas...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/
Pessoal, me desculpem, mas devido ao trabalho estou alimentando o blog do meu trabalho com atividades realizadas por mim e por minhas colegas.
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)