Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sequência Didática - Jogos de Dados - Pré 2013


Jogo Viajante

Área de formação: Conhecimento matemático e Relações Sociais.

Objetivos:
- Desenvolver gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
- Utilizar o desenho como representação simbólica. 


Desenvolvimento:

1 ª. Etapa: As crianças serão separadas por grupos de 7 integrantes, onde será apresentado o Projeto. Onde as crianças deverão primeiramente aprender a utilizar o dado, o registro das quantidades em uma tabela e no fim do Projeto, confeccionar um jogo que deverá viajar para a casa de cada criança. Os pais deverão realizar as jogadas com seus filhos e registrar em um caderno o que perceberam e sentiram no momento do jogo.

2 ª. Etapa: Iniciaremos está etapa, trabalhando com os grupos a função do dado. Realizando jogadas e registrando a quantidade em uma tabela.

3 ª. Etapa: Já nesta etapa, as crianças deverão registrar seus nomes, tentar realizar a escrita dos números. 

4 ª. Etapa: Explicaremos a próxima etapa do jogo, onde acrescentaremos mais um dado. As crianças deverão realizar a contagem e soma dos dois dados, então utilizaremos palitos para auxiliar na contagem.


Avaliação: Observar se a criança é capaz de registrar os números relacionando com a quantidade obtida na face do dado. 

Projeto " Meu Nome" - Pré 2013

                                               Sequência Didática " Meu Nome"
Objetivo: Realizar tentativa da escrita do próprio nome.
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli
Área de Formação Humana: Escrita

1 ª Etapa: Roda de conversa"Lata Mágica, contendo uma boneca". Em seguida pedir que as crianças escolham um nome para ela. Após as escolhas realizar uma votação para escolher o nome da boneca.
2 ª Etapa: Poema sobre o nome e roda de conversa.
3 ª Etapa: Utilizar o computador para cada criança procurar as letras de seu nome e digitando-o. Feito isso imprimir e expor no mural.
4 ª Etapa: Modelar a letra inicial do nome com massinha, em seguida realizar a escrita do nome.





5 ª Etapa: Colar palitos abaixo de cada letra do nome, feito isso realizar a contagem e registrar na folha.


6 ª Etapa: Gráfico dos nomes por ordem alfabética.
7 ª Etapa: Comparar no gráfico, os nomes das crianças, observando qual tem o maior e menor números de letras.
8 ª Etapa: Iniciaremos a chamadinha, onde as crianças deverão procurar seu crachá após ser chamado com uma música.
9 ª Etapa: Realizar um bingo dos nomes, onde cada criança devera escolher 3 nomes de colegas para colocar em sua cartela.
10 ª Etapa: Utilizar alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes.



11 ª Etapa: Utilizar a chamadinha todos os dias, com musicas diferentes, onde as crianças deverão identificar seu nome e dos colegas.
12 ª Etapa: Confeccionar um cartão para cada criança, que será utilizado todos os dias para realizar a escrita correta do nome em suas produções.
13 ª Etapa:  Realizar a confecção de um livrinho, onde as crianças realizarão registros mensais do nome com auxilio do cracha no 1º semestre. E também serão realizando algumas atividades envolvendo o nome.
Fevereiro 
-Nesta etapa realizaremos a capa do livrinho, onde a professora ira carimbar a letra inicial dos nomes das crianças e em seguida ela irão completar.



Março
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Brincando com alfabeto móvel(Utilizar também alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes) .

Abril
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Procurar em revistas as letras de seu nome,em seguida as crianças irão colar no seu livrinho.
Maio
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- A professora irá colocar em uma mesa mini crachás das crianças, em seguida elas irão procurar seus nomes e colar abaixo do alfabeto da sala. Realizaremos a chamadinha junto com está atividade, e assim iniciaremos chamando uma criança de cada vez, por ordem alfabética.
Junho
- A professora irá colar a sequência do alfabeto no livrinho e as crianças deverão procurar as letras de seu nome. Em seguida devem registrar seus nomes.
Julho
-
Agosto - Neste inicio de semestre as crianças que possuem dois nomes deverão tentar realizar a escrita do mesmo.
- A professora irá digitar o nome das crianças faltando algumas letras, onde com o auxílio do crachá as crianças irão completar as letras que faltam.

Setembro
-Neste momento a professora irá entregar para cada criança um pacotinho com todos os nomes dos colegas, onde cada criança irá iniciar o alfabeto relacionando com os nomes das crianças da sala. A cada dia iremos realizar a colagem de 2 nomes no livrinho.

Outubro
-Iniciaremos a escrita do nome inteiro, onde as crianças deverão realizar o registro em seu livrinho.

Novembro

Dezembro

Avaliação: Observar se a criança identifica seu nome e as letras que o compõe; Realiza a escrita correta em suas produções; Reconhece os nomes dos colegas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais um ano letivo começando...

Ainda não sei em que turma irei atuar, mas espero que Deus me de o melhor , que consiga continuar postando as atividades trabalhadas como de costume...
Está semana será de muito estudo...Bjs e até novas atividades!!!

Obrigado Deus por me proporcionar tando aprendizado está semana!!!
Como de costume irei atuar novamente da turminha do Pré...

Em breve novas atividades!!!