Sequência Didática " Meu Nome"
Objetivo: Realizar tentativa da escrita do próprio nome.
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli
Área de Formação Humana: Escrita
1 ª Etapa: Roda de conversa"Lata Mágica, contendo uma boneca". Em seguida pedir que as crianças escolham um nome para ela. Após as escolhas realizar uma votação para escolher o nome da boneca.
2 ª Etapa: Poema sobre o nome e roda de conversa.
3 ª Etapa: Utilizar o computador para cada criança procurar as letras de seu nome e digitando-o. Feito isso imprimir e expor no mural.
4 ª Etapa: Modelar a letra inicial do nome com massinha, em seguida realizar a escrita do nome.
5 ª Etapa: Colar palitos abaixo de cada letra do nome, feito isso realizar a contagem e registrar na folha.
6 ª Etapa: Gráfico dos nomes por ordem alfabética.
7 ª Etapa: Comparar no gráfico, os nomes das crianças, observando qual tem o maior e menor números de letras.
8 ª Etapa: Iniciaremos a chamadinha, onde as crianças deverão procurar seu crachá após ser chamado com uma música.
9 ª Etapa: Realizar um bingo dos nomes, onde cada criança devera escolher 3 nomes de colegas para colocar em sua cartela.
10 ª Etapa: Utilizar alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes.
11 ª Etapa: Utilizar a chamadinha todos os dias, com musicas diferentes, onde as crianças deverão identificar seu nome e dos colegas.
12 ª Etapa: Confeccionar um cartão para cada criança, que será utilizado todos os dias para realizar a escrita correta do nome em suas produções.
13 ª Etapa: Realizar a confecção de um livrinho, onde as crianças realizarão registros mensais do nome com auxilio do cracha no 1º semestre. E também serão realizando algumas atividades envolvendo o nome.
Fevereiro
-Nesta etapa realizaremos a capa do livrinho, onde a professora ira carimbar a letra inicial dos nomes das crianças e em seguida ela irão completar.
Março
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Brincando com alfabeto móvel(Utilizar também alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes) .
Abril
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Procurar em revistas as letras de seu nome,em seguida as crianças irão colar no seu livrinho.
Maio
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- A professora irá colocar em uma mesa mini crachás das crianças, em seguida elas irão procurar seus nomes e colar abaixo do alfabeto da sala. Realizaremos a chamadinha junto com está atividade, e assim iniciaremos chamando uma criança de cada vez, por ordem alfabética.
Junho
- A professora irá colar a sequência do alfabeto no livrinho e as crianças deverão procurar as letras de seu nome. Em seguida devem registrar seus nomes.
Julho
-
Agosto - Neste inicio de semestre as crianças que possuem dois nomes deverão tentar realizar a escrita do mesmo.
- A professora irá digitar o nome das crianças faltando algumas letras, onde com o auxílio do crachá as crianças irão completar as letras que faltam.
Setembro
-Neste momento a professora irá entregar para cada criança um pacotinho com todos os nomes dos colegas, onde cada criança irá iniciar o alfabeto relacionando com os nomes das crianças da sala. A cada dia iremos realizar a colagem de 2 nomes no livrinho.
Outubro
-Iniciaremos a escrita do nome inteiro, onde as crianças deverão realizar o registro em seu livrinho.
Novembro
Dezembro
Avaliação: Observar se a
criança identifica seu nome e as letras que o compõe; Realiza a escrita correta
em suas produções; Reconhece os nomes dos colegas.