Período: 1 mês (manha/tarde)
Justificativa: Escolhemos o Relógio das flores para que as crianças conheçam e se interessem pela história de Curitiba, obtendo informações sobre a história do Relógio das Flores.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: Em uma roda de conversa apresentaremos imagens do relógio das flores, para que seja explorada por todas as crianças. Em seguida realizaremos a apresentação do projeto Curitiba.
2ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet utilizando o data show para procurar imagens do relógio das flores, onde mostraremos as mudanças no relógio devido as mudanças de estações. Em seguida iniciaremos um a roda de conversa de como realizar a confecção do relógio.
Conhecer instrumentos convencionais para medir o
tempo, reconhecendo a função social dos números em diferentes contextos.
3ª
Etapa: A professora irá realizar uma pesquisa de campo e apresentar fotos para
as crianças de como está o relógio das flores neste momento. Em seguida
realizaremos a história do relógio para as crianças.
4ª
Etapa: As crianças receberão um circulo para a confecção do relógio, onde
poderão utilizar lápis preto e de cor para desenhar o relógio.
5ª
Etapa: Nesta etapa iremos propor a confecção do jogo do relógio das flores,
utilizando caixas de pizza. As crianças irão pintar de guache verde e colocar
para secar.
6ª
Etapa: Representaremos os números em formato de flor, onde as crianças irão
colorir e escrever os números até 12.
7ª
Etapa: Com o auxilio da professora as crianças irão colar os as flores na base
do relógio, seguindo a sequência numérica de 1 a 12 conforme modelo
apresentado.
8ª
Etapa: Realizaremos a contagem dos números, explicando as funções do relógio
com foco maior nas horas inteiras. Em seguida conversaremos sobre o jogo.
9ª
Etapa: Iremos confeccionar tampinhas com a sequência numérica até 12, onde as
crianças irão registrar os números em um circulo de papel e em seguida colar
nas tampinhas.
10ª
Etapa: Realizaremos os ponteiros do relógio, utilizando palitos de churrasco e
suporte que o faça girar.
11ª
Etapa: Iremos registrar as regras do jogo, realizando um texto coletivo
ensinando as crianças a jogar.
12ª Etapa: Com o tabuleiro, as peças e as regras do jogo prontas, realizaremos a confecção da caixa e sacolinha para guardar o jogo e seus componentes.
12ª Etapa: Com o tabuleiro, as peças e as regras do jogo prontas, realizaremos a confecção da caixa e sacolinha para guardar o jogo e seus componentes.
13ª
Etapa: Está etapa será para explorar e realizar as jogadas, onde a professora
irá separar a turma em grupos de 4 integrantes.
14ª
Etapa: Após todas as crianças terem realizado as jogadas, a professora irá
guardar o jogo para colocar na exposição.
15ª
Etapa: Além do jogo a professora irá propor para as crianças a construção da
releitura do relógio das flores, no qual trabalharemos as relações naturais.
16ª
Etapa: A professora irá levar um vaso de argila para apresentar as crianças,
onde poderão explorar. Em seguida iniciaremos a construção do relógio das
flores, onde um grupo colocará terra no vaso e o outro irá observar e conhecer
as mudas de flores que serão plantadas, aprendendo a cuidar das plantas após
planta-las. Escolheremos uma criança por dia para cuidar das flores.
17ª
Etapa: Nesta etapa as crianças irão auxiliar as professoras colocando pedrinhas
para registras os outros números que fazem parte do relógio.
18ª
Etapa: Para finalizar a confecção da releitura do relógio construiremos os
ponteiros, utilizando gravetos.
19ª
Etapa: Para finalizar o projeto, iremos
confeccionar um cartão como
homenagem do CMEI CAMPO ALEGRE, no
aniversário de nossa cidade.
20ª
Etapa: Após a exposição, o jogo do relógio das flores irá se transformar em um
novo Projeto, “O jogo Viajante”. Onde cada criança irá leva-lo para casa
realizando as jogadas com a família. Em seguida a família registra no caderno
viajante como foi este momento.
Qual seria as regras desse jogo?
ResponderExcluir