quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto Curitiba e suas trilhas - Relógio das Flores


Projeto Curitiba “Conhecendo o Relógio das Flores”.


Área de Formação Humana: Relações Naturais e Conhecimento Matemático.
Objetivos: Representar ambientes e paisagens de diferentes formas, conhecendo a diversidade dos ambientes e das paisagens naturais.
Período: 1 mês (manha/tarde)
Justificativa: Escolhemos o Relógio das flores para que as crianças conheçam e se interessem pela história de Curitiba, obtendo informações sobre a história do Relógio das Flores.


Desenvolvimento:


1ª Etapa: Em uma roda de conversa apresentaremos imagens do relógio das flores, para que seja explorada por todas as crianças. Em seguida realizaremos a apresentação do projeto Curitiba.
2ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet utilizando o data show para procurar imagens do relógio das flores, onde mostraremos as mudanças no relógio devido as mudanças de estações. Em seguida iniciaremos um a roda de conversa de como realizar a confecção do relógio.

Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo, reconhecendo a função social dos números em diferentes contextos.
3ª Etapa: A professora irá realizar uma pesquisa de campo e apresentar fotos para as crianças de como está o relógio das flores neste momento. Em seguida realizaremos a história do relógio para as crianças.
4ª Etapa: As crianças receberão um circulo para a confecção do relógio, onde poderão utilizar lápis preto e de cor para desenhar o relógio.

5ª Etapa: Nesta etapa iremos propor a confecção do jogo do relógio das flores, utilizando caixas de pizza. As crianças irão pintar de guache verde e colocar para secar.
6ª Etapa: Representaremos os números em formato de flor, onde as crianças irão colorir e escrever os números até 12.
7ª Etapa: Com o auxilio da professora as crianças irão colar os as flores na base do relógio, seguindo a sequência numérica de 1 a 12 conforme modelo apresentado.
8ª Etapa: Realizaremos a contagem dos números, explicando as funções do relógio com foco maior nas horas inteiras. Em seguida conversaremos sobre o jogo.
9ª Etapa: Iremos confeccionar tampinhas com a sequência numérica até 12, onde as crianças irão registrar os números em um circulo de papel e em seguida colar nas tampinhas.
10ª Etapa: Realizaremos os ponteiros do relógio, utilizando palitos de churrasco e suporte que o faça girar.
11ª Etapa: Iremos registrar as regras do jogo, realizando um texto coletivo ensinando as crianças a jogar.
12ª Etapa: Com o tabuleiro, as peças e as regras do jogo prontas, realizaremos a confecção da caixa e sacolinha para guardar o jogo e seus componentes.

13ª Etapa: Está etapa será para explorar e realizar as jogadas, onde a professora irá separar a turma em grupos de 4 integrantes.
14ª Etapa: Após todas as crianças terem realizado as jogadas, a professora irá guardar o jogo para colocar na exposição.
15ª Etapa: Além do jogo a professora irá propor para as crianças a construção da releitura do relógio das flores, no qual trabalharemos as relações naturais.
16ª Etapa: A professora irá levar um vaso de argila para apresentar as crianças, onde poderão explorar. Em seguida iniciaremos a construção do relógio das flores, onde um grupo colocará terra no vaso e o outro irá observar e conhecer as mudas de flores que serão plantadas, aprendendo a cuidar das plantas após planta-las. Escolheremos uma criança por dia para cuidar das flores.

17ª Etapa: Nesta etapa as crianças irão auxiliar as professoras colocando pedrinhas para registras os outros números que fazem parte do relógio.
18ª Etapa: Para finalizar a confecção da releitura do relógio construiremos os ponteiros, utilizando gravetos.

19ª Etapa:  Para finalizar o projeto, iremos confeccionar um cartão como homenagem  do CMEI CAMPO ALEGRE, no aniversário de nossa cidade.

20ª Etapa: Após a exposição, o jogo do relógio das flores irá se transformar em um novo Projeto, “O jogo Viajante”. Onde cada criança irá leva-lo para casa realizando as jogadas com a família. Em seguida a família registra no caderno viajante como foi este momento.

Um comentário: