PLANO DE
AULA
ÁREA DE ENSINO: MATEMÁTICA
SÉRIE/CICLO: 1.º ano do Ensino Fundamental (Ciclo I)
CONTEÚDO:
- Sistema de numeração decimal
- Sistema de numeração decimal
- Comparação
- Sequência
- Agrupamentos (Adição)
- Calculo mental
MATERIAL UTILIZADO
PARA A PREPARAÇÃO E PARA A EXECUÇÃO:
Rolhas de garrafas, E.V.
A, dado, tabela para registro, papel cartão, lápis de cor, lápis preto,
borracha, papel cartão, fita crepe, cola, régua e sacos plásticos.
OBJETIVO
Utilizar-se da
linguagem oral e da linguagem escrita para comunicar-se e produzir escritas
matemáticas, na resolução de situações-problema de diferentes contextos.
Construir o
significado dos números naturais (classe das unidades simples: unidade e dezena)
em situações de contagem e códigos numéricos, em diferentes contextos,
compreendendo os princípios de organização do Sistema de Numeração Decimal.
Ler, construir e
interpretar tabelas e gráficos como forma de comunicar e representar
informações quantitativas e qualitativas.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Organizar os alunos em grupos de quatro
e entregar para cada grupo, um kit contendo:
Saco com rolhas de
garrafas de uma determinada cor, lápis de cor de acordo com a cor das rolhas,
dado, tabela para registro, lápis preto e borracha.
Cada aluno na sua vez lança o dado, retira a quantidade de peças correspondente ao resultado do dado e registra em tabela.
Em seguida os grupos realizam a contagem e registro geral das peças que foram retiradas.
Após o registro de cada grupo,
representar a quantidades de peças em forma de gráfico, no qual cada grupo irá
receber uma ficha de papel, que deverá colorir de acordo com a quantidade total
de peças.
Feito isso, comparar com os grupos,
quem tem a menor e maior quantidade de peças.
Finalizar a aula, informando aos
alunos o que foi trabalhado.
AVALIAÇÃO
Observar se o aluno é capaz de:
-Utilizar com compreensão a linguagem matemática,
estabelecendo relações entre situações e quantidades.
-Reconhecer e utilizar a linguagem matemática como
forma de representação e comunicação.
-Identificar os símbolos numéricos, estabelecendo
relação com a quantidade.
Data:
Assinatura
Nenhum comentário:
Postar um comentário