quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jogo de dados com registro em gráfico e tabela


PLANO DE AULA 


ÁREA DE ENSINO:      MATEMÁTICA
SÉRIE/CICLO: 1.º ano do Ensino Fundamental (Ciclo I)
CONTEÚDO:
- Sistema de numeração decimal
- Comparação
- Sequência
- Agrupamentos (Adição)
- Calculo mental

MATERIAL UTILIZADO PARA A PREPARAÇÃO E PARA A EXECUÇÃO:
Rolhas de garrafas, E.V. A, dado, tabela para registro, papel cartão, lápis de cor, lápis preto, borracha, papel cartão, fita crepe, cola, régua e sacos plásticos.

OBJETIVO
Utilizar-se da linguagem oral e da linguagem escrita para comunicar-se e produzir escritas matemáticas, na resolução de situações-problema de diferentes contextos.
Construir o significado dos números naturais (classe das unidades simples: unidade e dezena) em situações de contagem e códigos numéricos, em diferentes contextos, compreendendo os princípios de organização do Sistema de Numeração Decimal.
Ler, construir e interpretar tabelas e gráficos como forma de comunicar e representar informações quantitativas e qualitativas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Organizar os alunos em grupos de quatro e entregar para cada grupo, um kit contendo:
Saco com rolhas de garrafas de uma determinada cor, lápis de cor de acordo com a cor das rolhas, dado, tabela para registro, lápis preto e borracha.




Cada aluno na sua vez lança o dado, retira a quantidade de peças correspondente ao resultado do dado e registra em tabela.

Em seguida os grupos realizam a contagem e registro geral das peças que foram retiradas.


Após o registro de cada grupo, representar a quantidades de peças em forma de gráfico, no qual cada grupo irá receber uma ficha de papel, que deverá colorir de acordo com a quantidade total de peças.
Feito isso, comparar com os grupos, quem tem a menor e maior quantidade de peças.
Finalizar a aula, informando aos alunos o que foi trabalhado.

AVALIAÇÃO
Observar se o aluno é capaz de:
-Utilizar com compreensão a linguagem matemática, estabelecendo relações entre situações e quantidades.
-Reconhecer e utilizar a linguagem matemática como forma de representação e comunicação.
-Identificar os símbolos numéricos, estabelecendo relação com a quantidade.

Data:   
Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário