SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Descobertas sobre o Dia e Noite
Tempo: 2 meses ( 1 vez por semana).
Faixa etária: 4 a 5 anos
Área de formação: Conhecimento matemático, Relações Naturais, Linguagem Oral, Visual e Leitura.
Objetivo
-
diferenciar o que fazemos de dia e de noite.
- Identificar os aspectos
do dia e da noite.
- Identificar os diferentes períodos do dia.
- Perceber a ordem de sucessão ( antes, durante e
depois).
- estimular a linguagem oral.
- estimular a linguagem oral.
Desenvolvimento:
1ª. etapa: Apresentação do Texto: Dia e Noite de
Mary França
Dia e Noite
Não sei se gosto
mais do dia.
Não sei se gosto
mais da noite.
De dia eu posso
brincar.
Mas, de noite eu
posso sonhar.
De dia eu posso
balançar.
Vou alto, bem alto,
no meu balanço.
Mas, de noite, eu
posso sonhar.
De dia, eu posso
ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso
sonhar.
Não sei se gosto
mais do dia.
Não sei se gosto
mais da noite.
Mary França
2ª.
etapa: Roda de conversa e anotação pelo professor: Como é o dia e como
é a noite?
3ª.
etapa: Texto coletivo: O que fazemos de dia e o que fazemos de noite?
4ª. etapa: Pesquisar com a
turma quem prefere o dia e quem prefere a noite e por que? Depois registramos a
atividade em forma de gráfico.
5ª.
etapa: Para registro do dia e da noite , as crianças irão representar com papel cartão e cola colorida, os alunos irão fazer o céu de dia e do outro lado o céu a
noite.
7ª. etapa: Representar por meio de desenho a atividade...
8ª etapa: Assistir ao vídeo infantil sobre o dia e a noite.
Trabalhar separadamente o dia...
Trabalhar separadamente o dia...
9ª etapa: Conhecimento prévio sobre o período do dia no Cmei...
- O que fazemos antes do almoço
- O que fazemos durante o horário de almoço
- O que fazemos antes do almoço
- O que fazemos durante o horário de almoço
- O que fazemos depois do almoço
10 ª etapa: Separar as crianças em grupos e realizar desenhos e escrita representando a rotina da manha no Cmei.
11 ª etapa: Separar as crianças em grupos e realizar desenhos e escrita representando a rotina da tarde o Cmei.
12ª. etapa: Pesquisa para casa " Descreva sua rotina do período da noite".
PESQUISA PARA CASA
Estamos no final de uma
sequência didática envolvendo o dia e a noite. Solicitamos que junto com seu
filho realizem uma rotina do período da noite.
Desde já agradecemos a
colaboração!!!
Equipe Pré
ROTINA DA NOITE ___________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
12ª. etapa: Apresentar para as crianças a rotina dos colegas e coloca-las em um mural coletivo para apreciação.
Observação: A cada instante, por meio de anotações.
Avaliação: Ao final desta sequência espera-se que o aluno saiba fazer relação entre
os o dia e a noite, identificando os diferentes períodos do dia(Manhã, Tarde, Noite).
oi Paula
ResponderExcluiradorei seu planejamento. tens alguma coisa sobre a Páscoa? tem que ter relação com a ressurreição de Cristo.
Que beleza! Amei belo projeto me ajudou.
ResponderExcluir