Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sequência Didática - Descobertas sobre o dia e a noite


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Descobertas sobre o Dia e Noite
Tempo: 2 meses ( 1 vez por semana).
Faixa etária: 4 a 5 anos

Área de formação: Conhecimento matemático, Relações Naturais, Linguagem Oral, Visual e Leitura.

Objetivo
- diferenciar o que fazemos de dia e de noite.
- Identificar os aspectos do dia e da noite.
- Identificar os diferentes períodos do dia.
- Perceber a ordem de sucessão ( antes, durante e depois).
- estimular a linguagem oral.

Desenvolvimento:

1ª. etapa: Apresentação do Texto: Dia e Noite de Mary França

Dia e Noite
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.

Mary França



2ª. etapa: Roda de conversa e anotação pelo professor: Como é o dia e como é a noite? 


3ª. etapa: Texto coletivo: O que fazemos de dia e o que fazemos de noite?


4ª. etapa: Pesquisar com a turma quem prefere o dia e quem prefere a noite e por que? Depois registramos a atividade em forma de gráfico.

5ª. etapa: Para registro do dia e da noite , as crianças irão representar com papel cartão e cola colorida,  os alunos irão fazer o céu de dia e do outro lado o céu a noite.


  6ª. etapa: Roda de conversa: Porque que em alguns lugares do mundo é dia e em outros é noite? Demonstrar para eles como acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a lanterna. 








7ª. etapa: Representar por meio de desenho a atividade...




8ª etapa: Assistir ao vídeo infantil sobre o dia e a noite.

Trabalhar separadamente o dia...   

9ª etapa: Conhecimento prévio sobre o período do dia no Cmei...

- O que fazemos antes do almoço


O que fazemos durante o horário de almoço


- O que fazemos depois do almoço

10 ª etapa: Separar as crianças em grupos e realizar desenhos e escrita representando a rotina da manha no Cmei.








11 ª etapa: Separar as crianças em grupos e realizar desenhos e escrita representando a rotina da tarde o Cmei.

12ª. etapa: Pesquisa para casa " Descreva sua rotina do período da noite".


PESQUISA PARA CASA
Estamos no final de uma sequência didática envolvendo o dia e a noite. Solicitamos que junto com seu filho realizem uma rotina do período da noite.
Desde já agradecemos a colaboração!!!
Equipe Pré
Caixa de texto: Desenhe o que mais gosta de fazer quando está em casa.

 
ROTINA DA NOITE ___________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

12ª. etapa: Apresentar para as crianças a rotina dos colegas e coloca-las em um mural coletivo para apreciação.

Observação: A cada instante, por meio de anotações.

Avaliação: Ao final desta sequência espera-se que o aluno saiba fazer relação entre os  o dia e a noite, identificando os diferentes períodos do dia(Manhã, Tarde, Noite).


2 comentários:

  1. oi Paula
    adorei seu planejamento. tens alguma coisa sobre a Páscoa? tem que ter relação com a ressurreição de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza! Amei belo projeto me ajudou.

    ResponderExcluir