PROJETO :
Jardim das descobertas
PROJETO :
Jardim
das descobertas “Conhecendo, explorando e preservando a natureza.”
Professora: Luciana
Educadora: Paula
TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além
de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas
e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Meu Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Meu Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de uma maquete
representando o jardim, plantas e bichos na qual as crianças irão confeccionar.
OBJETIVO: Construir conhecimentos
sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática
de observação, exploração e de um jardim. Conhecendo os cuidados básicos de pequenos
animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. Desta
forma despertar a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que
vivemos.
INTERDISCIPLINARIDADES POSSÍVEIS: Relações Naturais, Linguagem oral, Escrita, Leitura, Conhecimento Matemático, e Artes visuais.
Objetivo
para 1ª a 5ª Etapa
v Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
v Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.
v Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Etapa
• Roda de conversa (Disparador “Flor”), para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
• Questionar as crianças sobre:
Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
Ø Você tem um jardim em casa?
Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?
Ø Quem cuida do jardim?
• Construir um Diário de anotações, a partir das informações das crianças.
• Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
• Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Etapa
• Apresentação do projeto ( Apresentar imagens, utilizando o computador).
• Explicar sobre a escolha do tema.
• Falar qual será o produto final do projeto.
• Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
• Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
• Apresentação do projeto ( Apresentar imagens, utilizando o computador).
• Explicar sobre a escolha do tema.
• Falar qual será o produto final do projeto.
• Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
• Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
3ª Etapa
• Falar um pouco sobre jardim, sobre os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.
Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).
• PARA
CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.
4ª Etapa
• Convidar o grupo para uma visita ao jardim do Cmei.
4ª Etapa
• Convidar o grupo para uma visita ao jardim do Cmei.
Observar
pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha)
de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.
• Estabelecer previamente
com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.
• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as atividades.)
• Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado.
• Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Etapa
• Refletir sobre as
questões levantadas.
• Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
• Acrescentar novos questionamentos em nosso Diário, responder outros e atualizar os registros.
• Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
• Acrescentar novos questionamentos em nosso Diário, responder outros e atualizar os registros.
Objetivo para 6ª a 8ª Etapa
v Despertar interesse pela observação investigação.
v Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
v Construir um terrário.
6ª Etapa
• Em roda apresentar a ideia
de construir um terrário.
• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Etapa
• Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Etapa
• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
• Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
• Confeccionar Diário de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Etapa
• Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Etapa
• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
• Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
• Confeccionar Diário de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade
deverá ser realizada frequentemente até o final do projeto.
Objetivo para 9ª a 10ª Etapa
v Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
Objetivo para 9ª a 10ª Etapa
v Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
v Realizar oficinas, desenvolvendo a
criatividade e o prazer pela arte.
9ª Etapa
• Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)
• Socializar com as crianças o que acharam do texto.
• Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)
• Socializar com as crianças o que acharam do texto.
• Representar está etapa,
confeccionando o formigueiro e algumas formigas, utilizando material
reciclável.
10ª Etapa
• Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
Objetivo para 11ª a 19ª Etapa
v Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
11ª Etapa
• Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
• Socializar o texto com o grupo.
12ª Etapa
• Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.
• Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a sequência em desenhos).
• Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
Objetivo para 11ª a 19ª Etapa
v Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
11ª Etapa
• Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
• Socializar o texto com o grupo.
12ª Etapa
• Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.
• Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a sequência em desenhos).
• Registrar o que já aprenderam
de novo no Diário de anotação.
•Representar está etapa,
confeccionando algumas borboletas e lagartos.
13ª Etapa
13ª Etapa
• Leitura e discussão do
texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág.
14)
• Conversa sobre o texto.
• Conversa sobre o texto.
•Representar está etapa,
confeccionando algumas joaninhas e flores.
14ª Etapa
• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.
14ª Etapa
• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.
• Após ser entregue as pesquisas
de casa, apresentar para as crianças em uma roda e em seguida separa-las para
realizarem a confecção destes bichos.
15ª Etapa
• Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
• Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Etapa
• Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.
• Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
• Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Etapa
• Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.
Objetivo para 20ª a 21ª Etapa
v Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.
20ª Etapa
• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.
• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
• Possíveis perguntas para a entrevista:
Ø O que usamos para montar um jardim?
Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?
Ø Você gosta do que faz?
Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
Ø Você joga veneno no jardim?
Ø Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.
• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
21ª Etapa
• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
• Entrevista feita pelas crianças.
• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.
Objetivo para 22ª a ª Etapa
v Aprender um pouco mais dos animais de jardim, utilizando o conhecimento matemático.
v Aprender um pouco mais dos animais de jardim, utilizando o conhecimento matemático.
.22ª Etapa “Animais de Jardim 2 em 1”
“Cobrindo e descobrindo os animais de jardim”.
“Passeio e descobertas em meu jardim”.
“jogo da memoria”
1 tabuleiro, representando um jardim.
Animais de jardim e suas moradias.
2 dados
Fichas enumeradas na cor verde.
O jogo será representado pelo
gramado, que será coberto em quadradinhos enumerados de 1 á 12, nas cores
verdes, em seguida cada criança devera jogar os dois dados juntos, o resultado
que sair deverá ser retirado em quadradinhos,
23ª Etapa – exposição em maquete ou forma de jogo...
AS CRIANÇAS ESCOLHERAM A CENTOPEIA E A JOANINHA PARA CONHECER E PESQUISAR.
AS CRIANÇAS ESCOLHERAM A FORMIGA PARA CONFECCIONAR E APROFUNDAR SEU CONHECIMENTO.
Projeto final: Confecção do jogo cobre e descobre das flores, jogo de dados, aprendo a somar e subtrair e plantio das flores utilizando garrafas PET.
JOGO COBRE E DESCOBRE
JOGO DE DADOS
quanta criatividade !! ficou perfeito....
ResponderExcluir