SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Conhecendo os Espaços do nosso
Cmei.
Tempo: 2
meses ( 1 vez por semana).
Faixa etária: 4 a 5 anos
Área de formação: Conhecimento matemático,
Linguagem Oral, Escrita e Leitura.
Objetivos:
- Participar de entrevistas.
- Criar símbolos para representar cada espaço do
Cmei.
- Ler símbolos criados pelo grupo.
- Identificar pontos de referência para situar-se e
deslocar-se no espaço.
- Orientar-se e localizar-se nos lugares
significativos da instituição.
- Descrever e registrar pequenos percursos e
trajetos, observando pontos de referencia.
- Explorar o espaço deslocando-se para um destino
proposto pelo adulto.
Recursos e Materiais didáticos: Plantas de imóveis,
Internet, Cartolina, papel bobina, Sulfite, lápis de cor, lápis de escrever,
contact transparente, papel cartão e impressora.
Desenvolvimento:
1ª. etapa: Em uma roda de conversa a professora
apresentara como disparador uma planta . Em seguida a Professora irá apresentar
o novo tema a ser trabalhado, onde irá propor que as crianças montem os ambientes da casinha de brinquedo conforme a posição da planta apresentada.
Roda de conversa.
As crianças montam os ambientes da casinha conforme a posição da planta.
Roda de conversa.
As crianças montam os ambientes da casinha conforme a posição da planta.
2ª. etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet,
onde apresentaremos a planta do Cmei no google.( Dividiremos a turma em 5
equipes).
3ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo dos
espaços que as crianças conhecem no Cmei. 4ª. etapa: A turma será dividida em 2 grupos, cada grupo irá visitar os espaços da instituição, onde conhecerão os profissionais.
5ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo, apresentando cada espaço, nome dos profissionais, e qual o trabalho desenvolvido neste ambiente.
6ª. etapa: Iremos propor a criação de símbolos para
a Direção, nossa sala, MIII, MII, banheiros dos funcionários e crianças,
Berçário, Lactário, MI, Sala de planejamento, Almoxarifado, Refeitório dos
funcionários e das crianças, Cozinha e lavanderia.
7ª. etapa: Após essas etapas, a professora irá propor
a confecção de uma maquete, onde será representada todos os espaços da
instituição.
Observação: A cada instante, por meio de anotações.
Avaliação: Verificar se a criança identifica os símbolos dos espaços da instituição; Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário