Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Conhecendo os Espaços do nosso Cmei.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Conhecendo os Espaços do nosso Cmei. 
Tempo: 2 meses ( 1 vez por semana).
Faixa etária: 4 a 5 anos

Área de formação: Conhecimento matemático, Linguagem Oral, Escrita e Leitura.

Objetivos:
- Participar de entrevistas.
- Criar símbolos para representar cada espaço do Cmei.
- Ler símbolos criados pelo grupo.
- Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
- Orientar-se e localizar-se nos lugares significativos da instituição.
- Descrever e registrar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referencia.
- Explorar o espaço deslocando-se para um destino proposto pelo adulto.

Recursos e Materiais didáticos: Plantas de imóveis, Internet, Cartolina, papel bobina, Sulfite, lápis de cor, lápis de escrever, contact transparente, papel cartão e impressora.

Desenvolvimento:

1ª. etapa: Em uma roda de conversa a professora apresentara como disparador uma planta . Em seguida a Professora irá apresentar o novo tema a ser trabalhado, onde irá propor que as crianças montem os ambientes da casinha de brinquedo conforme a posição da planta apresentada.

Roda de conversa.

As crianças montam os ambientes da casinha conforme a posição da planta.





2ª. etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet, onde apresentaremos a planta do Cmei no google.( Dividiremos a turma em 5 equipes).

3ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo dos espaços que as crianças conhecem no Cmei.4ª. etapa: A turma será dividida em 2 grupos, cada grupo irá visitar os espaços da instituição, onde conhecerão os profissionais.

5ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo, apresentando cada espaço, nome dos profissionais, e qual o trabalho desenvolvido neste ambiente.



6ª. etapa: Iremos propor a criação de símbolos para a Direção, nossa sala, MIII, MII, banheiros dos funcionários e crianças, Berçário, Lactário, MI, Sala de planejamento, Almoxarifado, Refeitório dos funcionários e das crianças, Cozinha e lavanderia.

7ª. etapa: Após essas etapas, a professora irá propor a confecção de uma maquete, onde será representada todos os espaços da instituição.

Observação: A cada instante, por meio de anotações.

Avaliação: Verificar se a criança identifica os símbolos dos espaços da instituição; Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário