segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Conhecendo os Espaços do nosso Cmei.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Conhecendo os Espaços do nosso Cmei. 
Tempo: 2 meses ( 1 vez por semana).
Faixa etária: 4 a 5 anos

Área de formação: Conhecimento matemático, Linguagem Oral, Escrita e Leitura.

Objetivos:
- Participar de entrevistas.
- Criar símbolos para representar cada espaço do Cmei.
- Ler símbolos criados pelo grupo.
- Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
- Orientar-se e localizar-se nos lugares significativos da instituição.
- Descrever e registrar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referencia.
- Explorar o espaço deslocando-se para um destino proposto pelo adulto.

Recursos e Materiais didáticos: Plantas de imóveis, Internet, Cartolina, papel bobina, Sulfite, lápis de cor, lápis de escrever, contact transparente, papel cartão e impressora.

Desenvolvimento:

1ª. etapa: Em uma roda de conversa a professora apresentara como disparador uma planta . Em seguida a Professora irá apresentar o novo tema a ser trabalhado, onde irá propor que as crianças montem os ambientes da casinha de brinquedo conforme a posição da planta apresentada.

Roda de conversa.

As crianças montam os ambientes da casinha conforme a posição da planta.





2ª. etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet, onde apresentaremos a planta do Cmei no google.( Dividiremos a turma em 5 equipes).

3ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo dos espaços que as crianças conhecem no Cmei.4ª. etapa: A turma será dividida em 2 grupos, cada grupo irá visitar os espaços da instituição, onde conhecerão os profissionais.

5ª. etapa: Realizaremos um texto coletivo, apresentando cada espaço, nome dos profissionais, e qual o trabalho desenvolvido neste ambiente.



6ª. etapa: Iremos propor a criação de símbolos para a Direção, nossa sala, MIII, MII, banheiros dos funcionários e crianças, Berçário, Lactário, MI, Sala de planejamento, Almoxarifado, Refeitório dos funcionários e das crianças, Cozinha e lavanderia.

7ª. etapa: Após essas etapas, a professora irá propor a confecção de uma maquete, onde será representada todos os espaços da instituição.

Observação: A cada instante, por meio de anotações.

Avaliação: Verificar se a criança identifica os símbolos dos espaços da instituição; Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário