JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa
desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são
usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer
proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento
de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim
participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares
nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
· Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito
sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
· Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos
da cultura local.
· Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
· Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça,
solidariedade, autoestima.
- Explorar
movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar
a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Reaproveitar
materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:
1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser
trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e
apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.
2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em
seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.
3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado
para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se
brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.
4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio
confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em
seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas
etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.
6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.
5 marias IOIO
9º
momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o
brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com
tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.
10ºmomento:
Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com
jornal.
11º
momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde
registraremos em papel bobina.
12º
momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.
13º
momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar
as crianças a brincar.
14º
momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar
da brincadeira com a professora.
15º momento: Apresentaremos brincadeiras com
bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.
16º momento: Realizaremos a brincadeira com a
amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.
17º momento: Apresentaremos o
brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela
professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e
brincar.
18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais
pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.
19º momento: Realizaremos a confecção do
brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas
crianças e professores.
20º momento: Montaremos os cantinhos com os
brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião,
bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as
crianças poderão brincar livremente.
21º momento: Livro com
registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio
(brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô,
cinco marias, pega-pega, amarelinha).
Parabéns!1 adorei e irei usar com sua permissão algumas brincadeiras
ResponderExcluir