domingo, 10 de junho de 2012

Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente". 1ª etapa



JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
·       Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
·       Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
·       Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
·       Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima.
  • Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
  • Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
  • Reaproveitar materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:

1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.

2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.

3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.

4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.







6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.

7º momento: Realizaremos a brincadeira ou brinquedo escolhido pelas crianças.
5 marias                                                                                                IOIO










9º momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.

10ºmomento: Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com jornal.

11º momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde registraremos em papel bobina.

12º momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.

13º momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar as crianças a brincar.

14º momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar da brincadeira com a professora.

15º momento: Apresentaremos brincadeiras com bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.

16º momento: Realizaremos a brincadeira com a amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.

17º momento: Apresentaremos o brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e brincar.

18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.

19º momento: Realizaremos a confecção do brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas crianças e professores.

20º momento: Montaremos os cantinhos com os brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião, bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as crianças poderão brincar livremente.

21º momento: Livro com registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio (brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias, pega-pega, amarelinha).





Um comentário: