Em classes de berçário, onde estão crianças de uma
faixa etária bem pequena – de 4 meses a 1 ano e meio, é comum que estes
fiquem em tatames, sem um trabalho mais específico, voltado para o
aprendizado sistemático.
É errado pensar que não existem formas de trabalhar
com esses pequenos ou que eles devem apenas ficar num espaço com
brinquedos dispostos para distraí-los.
Devemos considerar que o brincar é a atividade mais
importante para o desenvolvimento infantil, mas desde que estes tenham
contato direto com materiais que favoreçam o reconhecimento das
diferentes sensações, cores, formas, além de conviverem com outras
crianças, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a
cerca.
Existe uma boa quantidade de materiais, objetos que podem ser explorados nas salas de berçário.
Podemos classificá-los de acordo com as necessidades
das crianças ou de suas primeiras aprendizagens, como diferentes
texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre vários outros.
As professoras, podem montar caixas de materiais a serem explorados pelas crianças.
Para as texturas podem juntar pedaços de lixa,
tecidos, algodão em bolinhas, buchas que contenham duas faces – uma
áspera e outra lisa, massinha caseira, novelos de lã, etc.
Os tamanhos podem ser trabalhados com potes, latas,
garrafas PET, argolas de plástico, almofadas pequenas e grandes, bolas
de diversos tamanhos, blocos do tipo lego, carrinhos de diversos
tamanhos, bonecas variadas e muitos outros.
Para se trabalhar cores é importante que os materiais
apareçam também nas mais variadas delas, para que os alunos tenham
contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa etária o
principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
Potes e embalagens de produtos alimentícios, como os sorvetes, são
próprios para esses momentos. Os produtos de higiene e limpeza também
possuem uma coloração mais forte, facilitando o trabalho e o possível
entendimento das crianças.
Alguns instrumentos musicais são adequados, pois além
de trabalhar os diferentes sons, incentivam a concentração dos
pequenos. Chocalhos, pandeiros, tambores, podem ser feitos com materiais
reciclados, diminuindo ainda os custos da instituição. Alguns apitos
fazem sons de passarinhos e distraem bastante os alunos.
É importante que os materiais sejam dispostos pela
sala, mas de forma classificada, onde cada dia se trabalha com um
conceito, até mesmo para que as crianças tenham, a cada dia, acesso a um
material diferente.
Além de deixar as crianças manuseá-los, as
professoras devem mostrar as diferenças existentes entre os mesmos.
Dessa forma, os conteúdos de educação infantil tornam-se adequados para
um bom trabalho com bebês.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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