Coleção Animais Domésticos - Peixe Beta - Confeccionado com as crianças do Pré

 1ª Etapa - Dobradura do peixe, com cola colorida e glitter.
 2ª Etapa - Adivinha quem é?

 3ª Etapa - Desenho com canetinha.

 4ª Etapa - Peixe beta e suas cores - Montagem e colagem do peixe, enfeitando com canetinhas.
Ilustração da história do Peixe Bicudinho





domingo, 22 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO - Finalizada!!!



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO
ÁREA DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO: ESPAÇO E FORMA
TURMA: PRÉ
EDUCADORA: PAULA AMARAL
PROFESSORA: ROSELI FERREIRA
OBJETIVO: IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA SITUAR-SE E DESLOCAR-SE NOS ESPAÇOS. ORIENTAR-SE POR MEIO DE MAPAS OU INSTRUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Participação dos pais em desenhar o trajeto que realizam até chegar ao CMEI.
2ª Etapa – Realizar visita com as crianças por todos os espaços do CMEI.


3ª Etapa – Visitar o espaço externo do CMEI. 

4ª Etapa – Realizar uma visita, conhecendo todas as salas do CMEI, em seguida cada criança irá escolher uma sala para observar e desenhar.
5ª Etapa – Identificar todas as salas do CMEI, utilizando os desenhos das crianças.

6ª Etapa – Apresentar o vídeo da Dora, que mostra o mapa, para chegar ao local desejado. Em seguida iniciaremos uma conversa sobre o mapa do CMEI.
7ª Etapa – Apresentação do mapa (planta do CMEI desenhado pela educadora), que será utilizado como jogo de percurso “Caça ao Tesouro”.
8ª Etapa – As crianças irão explorar e colorir o jogo.

9ª Etapa – Com o jogo finalizado iremos realizar as jogadas, onde as crianças irão se localizar por meio do jogo e chegar a conclusão de onde o tesouro está escondido.

10ª Etapa – Esconderemos um baú com chocolate, no local indicado do jogo. As crianças terão que procura-lo na areia do parque, após a descoberta irão se deliciar com um delicioso bombom. 





PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013




PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO

 
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.


JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse  em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO COM O  CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.

OBJETIVO ESPECIFICO

Identificar às estações do ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua como um astro que se encontra no universo.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.

2ª ETAPA: Roda de aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização “Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como ocorre as estações do ano.

4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.

5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças. 

6ª ETAPA: Roda de conversa, “Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.

 




7ª ETAPA: Iremos registrar as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo  – Porque em alguns lugares é dia e outro é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.


De onde vem o dia e a noite - KIKA

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74




  9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
10ª ETAPA: SISTEMA SOLAR

Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).






11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

Estou alimentando o blog do serviço com meus trabalhos e de minhas colegas...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/

Pessoal, me desculpem, mas devido ao trabalho estou alimentando o blog do meu trabalho com atividades realizadas por mim e por minhas colegas.
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/