Educação Encantada - Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental(Séries Iniciais).
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
domingo, 22 de setembro de 2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO - Finalizada!!!
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO
ÁREA DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO: ESPAÇO E FORMA
TURMA: PRÉ
EDUCADORA: PAULA AMARAL
PROFESSORA: ROSELI FERREIRA
OBJETIVO: IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA
SITUAR-SE E DESLOCAR-SE NOS ESPAÇOS. ORIENTAR-SE POR MEIO DE MAPAS OU
INSTRUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Participação dos pais em desenhar o trajeto
que realizam até chegar ao CMEI.
2ª Etapa – Realizar visita com as crianças por todos os
espaços do CMEI.
3ª Etapa – Visitar o espaço externo do CMEI.
4ª Etapa – Realizar uma visita, conhecendo todas as salas
do CMEI, em seguida cada criança irá escolher uma sala para observar e desenhar.
5ª Etapa – Identificar todas as salas do CMEI, utilizando
os desenhos das crianças.
6ª Etapa – Apresentar o vídeo da Dora, que mostra o mapa,
para chegar ao local desejado. Em seguida iniciaremos uma conversa sobre o mapa
do CMEI.
7ª Etapa – Apresentação do mapa (planta do CMEI desenhado
pela educadora), que será utilizado como jogo de percurso “Caça ao Tesouro”.
8ª Etapa – As crianças irão explorar e colorir o jogo.
9ª Etapa – Com o jogo finalizado iremos realizar as jogadas,
onde as crianças irão se localizar por meio do jogo e chegar a conclusão de
onde o tesouro está escondido.
PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013
PROJETO: OS MISTÉRIOS
DO ESPAÇO
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas
envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e
transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E
O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO
COM O CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os
fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma
curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
OBJETIVO ESPECIFICO
OBJETIVO ESPECIFICO
Identificar às estações do
ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o
sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua
como um astro que se encontra no universo.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
2ª ETAPA: Roda de
aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização
“Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como
ocorre as estações do ano.
4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.
5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças.
6ª ETAPA: Roda de conversa,
“Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.
7ª ETAPA: Iremos registrar
as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar
coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo
– Porque em alguns lugares é dia e outro
é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.
De onde vem o dia e a noite - KIKA
http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de
noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).
11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.
Estou alimentando o blog do serviço com meus trabalhos e de minhas colegas...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/
Pessoal, me desculpem, mas devido ao trabalho estou alimentando o blog do meu trabalho com atividades realizadas por mim e por minhas colegas.
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/
E está sobrando pouco tempo para o meu blog, mas quero ver se consigo achar um tempinho para alimenta-lo...Mas por enquanto se quiserem e trabalhos para pré escola verifiquem este blog...http://cmeicampoalegre.blogspot.com.br/