Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 7 de abril de 2013

Confecção e Ampliação de Cantinhos - Projeto Faz de Canto.


Projeto Didático
Faz de Cantos 


Educadora: Paula Amaral 
Professora: Roseli Ferreira

Tempo: Uma vez por semana 

Área de Formação Humana: Relações Sociais e Conhecimento Matemático. 

Objetivo:
· escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos; 
· realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros; 
· valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências; 
· relacionar-se com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências. 

Justificativa: A ideia em trabalhar com cantinhos, surgiu devido a observação da Educadora e Professora, em momentos de interação entre as crianças e o brincar nos cantinhos existentes na sala.
As crianças não demostravam saber como brincar nos cantinhos, deixavam os brinquedos espalhados no chão, pisavam em cima e mesmo com a orientação da Professora e Educadora eles não tinham o cuidado com os brinquedos, e no fim das brincadeiras colocavam os brinquedos todos misturados.
Então resolvemos desenvolver este projeto, visando ampliar os cantinhos existentes, separando-os por caixas, e acrescentando outros materiais para a representação social dos cantinhos.
No segundo semestre nós iremos além dos cantos existentes na sala, a Educadora e professora irão levantar os temas de interesse das crianças.
E assim confeccionar novos cantos também acrescentaremos cédulas monetárias.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa - Em roda de conversa a professora irá falar sobre os cantinhos, ensinando a guardar nas caixas certas, respeitando os colegas na hora de brincar e criando regras com as crianças.  Em seguida apresentaremos os cantinhos existentes na sala, assim iniciaremos a ampliação dos mesmos.
BONECAS - BERÇÁRIO
Iniciaremos pelo cantinho dos bebes, onde iremos separar as bonecas, as roupinhas e a banheirinha. Para representar este canto, iremos adquirir mamadeiras, pratinhos, copinhos e paninhos.
Em uma brincadeira percebemos que as crianças brincavam de creche, colocando as crianças nas cadeiras.
Então resolvemos nomear este cantinho como "Cantinho da Creche".
DESENHO-
Neste cantinho, a professora trouxe uma estante para colocar materiais de desenho, como tinta guache, diversos riscantes, e caderno de desenho para as crianças.
Iremos realizar combinados para este canto,  por isso colocamos os materiais acessíveis para as crianças.
Como no canto do desenho tem tinta e cola colorida, deve-se ser seguido a orientação da professora/educadora, seguindo o planejamento e a atividade permanente de desenho.
Assim a professora poderá intervir com o cuidado da sala.
CASINHA -
Ampliaremos o cantinho da casinha, onde confeccionaremos uma mesinha com caixas de papelão, toalha de TNT,e banquinhos utilizando carreteis de fio de telefone. Os banquinhos serão confeccionados utilizando tecido e espuma para deixa-los confortáveis para brincar.
SALÃO DE BELEZA
Neste cantinho iremos acrescentar embalagens de shampoo, creme, desodorante,perfume e outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais representando cantinho da manicure.
ESCOLINHA - 
O cantinho da escolinha será utilizado para registrar a tentativa de escrita e a postura do professor/educador em momentos de brincar. Realizaremos a confecção de um jaleco para a escolinha, e deixaremos separados lápis grafito e de cor, com diversos tipos de papéis.  
MERCADINHO -
Reforçaremos os produtos  do mercadinho,no qual preencheremos de papel amassado e em seguida o fechamos com fita durex larga, ficando assim mais resistente. A professora/Educadora também irá pedir que tragam de casa embalagens de produtos para colocar em nosso mercadinho.
Colocaremos preços nos produtos, onde as crianças realizarão os registros dos números.
Finalizando o Cantinho do mercadinho, hora de brincar e aprender. As crianças irão utilizar cédulas e dinheiro para realizar as compras e brincar.
LANCHONETE
Neste canto foi adquirido produtos de pizzaria, sorveteria, lanchonete, acrescentaremos os aventais,tocas e bloco de pedidos.
MÉDICO
Adquirir uma maleta de médico com os produtos necessários, em seguida confeccionar bloquinhos representando a receita, também será confeccionado um jaleco de TNT branco, e carimbo do médico.
VETERINÁRIO
Utilizaremos a maleta do médico, mas acrescentaremos animais de pelúcia, confeccionaremos também um banquinho e a mesinha para este cantinho.
ESCRITÓRIO
Neste cantinho será providenciado teclados de computador, aparelhos de telefone, canetinhas, carimbos e bloquinhos para registrar a escrita.
PET SHOP
Neste cantinho colocaremos uma banheira, secador, escova e animais de pelúcia. Também acrescentaremos aventais e coleirinhas.
Confecção de cantinhos. Esta etapa será realizadas em vários momentos até que seja finalizado todos os cantinhos citados. Assim que cada cantinho for finalizado, deixarmos as crianças explorar e brincar.
Vivenciar no pátio externo, todos os cantinhos, onde as crianças irão representar por meio da brincadeira as funções sociais de cada canto.
2ª Etapa: Acrescentaremos as cédulas monetárias para brincar, também utilizaremos os cantinhos interligados, representando assim a função social dos cantinhos em nossa sociedade.
PRODUTO FINAL: Amostra dos cantos de atividades diversificadas no patio do CMEI.
AVALIAÇÃO: Ao observar com cuidado o jogo de faz-de-conta, veremos que a criança está sempre organizando sua própria brincadeira. Isto não é à toa. Em geral, ela organiza sua brincadeira o mais parecido possível com o ambiente que se origina, o que lhe serve de modelo de referência. Por exemplo, quando monta um consultório de médico, o faz parecido àquele que conhece na vida real, muitas vezes o do posto de saúde, por exemplo. A forma de organizar sempre se remete à cultura de origem da criança, aquela que está empenhada em conhecer melhor. Por meio da brincadeira, ela procura entender como se dão as relações no mundo em que vive tanto na esfera da vida pública quanto privada, criando mundos e fazendo de conta que eles existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário