Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 31 de março de 2013

Projeto "Cantigas de Roda dos Animais". Pré 2013

                                       Sequência Didática "Cantigas de Roda".


Educadora: Paula Amaral 
Professora: Graciane

Tempo: Uma vez por semana 
Inicio: 26-03-2013/ Termino:06-05-2013.

Área de Formação Humana: Leitura, Escrita.


Objetivo: Apreciar a leitura de cantigas de roda; Ampliar o repertório; Participar da construção de textos coletivos escrito pelo professor;

Desenvolvimento

1ª Etapa - Realizaremos uma roda de aprendizagem, na qual apresentaremos o livro a ser trabalhado "Cantigas, Adivinhas e Outros Versos - de Ana Cláudia Rocha".
Em seguida iniciaremos com a Cantiga "Atirei o Pau no Gato", onde realizaremos a leitura e a canção acompanhada por palmas.

2ª Etapa -  Iremos realizar um texto coletivo, onde o professor irá realizar a escrita da cantiga em papel bobina.


 3ª Etapa - Iremos representar a cantiga por meio de desenho, onde as crianças irão desenhar o gato e em seguida realizar a tentativa de escrita da palavra "GATO".


 4ª Etapa - Como a cantiga anterior, se refere em maltratar o gato, então resolvemos adaptar uma nova versão, onde a professora irá realizar a leitura com as crianças.
Não atire o pau no gato (to)
Porque isso (sso)
Não se faz (faz)
Ô gatinho (nho)
É nosso amigo (go)
Não devemos maltratar
Os Animais
Jamais!!!

 5ª Etapa - Para representar a nova versão as crianças deverão desenhar o cuidado e carinho pelos animais.

 6ª Etapa - Nesta etapa, trabalharemos com a cantiga "A canoa virou", onde realizaremos a leitura da cantiga. Em seguida realizaremos a chamadinha utilizando a música.

7ª Etapa -  Iremos representar a cantiga, confeccionando uma canoa em papel bobina, e em seguida as crianças irão realizar a escrita de seus nomes em um cartão, feito isso realizarão o desenho de um peixinho.



 8ª Etapa - Para representar a 2ª parte da cantiga, confeccionaremos peixinhos em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.


 9ª Etapa  - Realizaremos a brincadeira de roda " A Canoa Virou".

 10ª Etapa -  Trabalharemos com a cantiga "Barata", onde realizaremos a cantiga em roda com as crianças.

 11ª Etapa - Para representar está cantiga, realizaremos a escrita das palavras BARATA E VOVÔ. Em seguida realizarão o desenho representando a cantiga.

12ª Etapa - Realizaremos a cantiga "Cachorrinho", onde confeccionaremos um texto coletivo e a dobradura do cachorrinho. Em seguida realizaremos a escrita AU-AU.




 13ª Etapa - Nesta etapa trabalharemos com a cantiga "Sapo Cururu", onde cada criança irão realizar a escrita SAPO CURURU. Em seguida realizarão o desenho.


 14ª Etapa - Nesta etapa trabalharemos com a cantiga "Pombinha Branca", onde cada criança irá realizar o desenho e em seguida procurar no texto a palavra POMBINHA.



 15ª Etapa - Produto final: Montaremos um livrinho e apresentaremos na Mostra de Trabalhos do CMEI EM JUNHO.

 AVALIAÇÃO: Observar se a criança memorizou as musicas trabalhadas, apreciou as cantigas, ampliando assim o repertório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário