terça-feira, 30 de outubro de 2012

Desenho com interferência - Triangulo em E.V.A

Desenho com interferência - Triangulo em E.V.A

O QUE PODEMOS DESENHAR UTILIZANDO ESTE TRIANGULO?
AS CRIANÇAS INVENTARAM DIVERSOS DESENHOS, COMO:

PESSOAS COM CHAPÉU


ESCORREGADOR 





VASO DE FLORES




APARTAMENTOS (SOBRADOS)

Esse acima é do André

CASAS








quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Alfabetização até em casa...



Sou mãe de uma menina de 6 anos, completou em agosto de 2012 ...Está em processo de alfabetização na escola (1º ano).
Pedi que me ajudasse confeccionando a lista de compras, enquanto preparava o jantar...
Ditava as palavras para minha filha, e a mesma realizava a escrita, claro que podem observar que fez do seu jeito...
Mas ela se sentiu util em me ajudar e em breve iria ao mercado para comprar os produtos.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Noções de Tempo - Utilizando a rotina do Cmei



Objetivo 
Conhecer o processo do tempo e suas ferramentas de medir, desenvolvendo a noções de hora.


Objetivo Específico: 
- Explorar conceitos de medição: grandezas e medidas.


- Utilizar-se das diversas linguagens para interagir com o conhecimento do tempo.
- Reconhecer as representações convencionais de medidas de tempo.
- Conhecer e construir ferramentas de medição de tempo.
Desenvolvimento:

1ª. Etapa:  Roda de conversa - Disparador " Caixa contendo um relógio".
Colocar um relógio dentro de uma caixa, e deixar as crianças adivinhar o que tem lá dentro, criando suspense. Conversar sobre o uso social da medição de tempo. 

2ª. Etapa: Fazer a leitura do livro "Como passa o tempo?" 
Autora: Ana Vicente 
Ilustrações:Madalena Matoso.
Sinopse: O tempo não volta. É o único bem que não pode ser comprado ou substituído. Mas um belo dia, no livro de Ana Vicente, ele resolve sair do relógio e descobrir o mundo que ele controla através das horas, minutos e segundos.
Através de momentos de fantasia e descobertas, a cada página desvenda-se  um tipo de relógio que desperta na criança o desejo de conhecer, juntamente ao ponteiro, as diversas formas de calcular o tempo.
3ª. Etapa: No livro Como passa o tempo, de Ana Vicente, é possível encontrar em suas páginas a indicação de diversos tipos de relógios como:

- Relógio de parede;


- Relógio de pêndulo;

- Relógio eletrônico;

- Relógio de corda;

- Relógio de cuco;

- Relógio digital;

- Relógio despertador;

- Relógio de areia;

- Relógio de bolso;

- Relógio de pulso;



- Relógio de Azeite;

- Relógio de sol;

- Relógio de água;

Separar as crianças em grupos e solicitar que façam desenhos referente aos relógios indicados. Em seguida enviar uma pesquisa para casa, onde cada criança deverá apresentar para os colegas as descobertas....Confeccionando cartazes com o desenho e descobertas.

4ª. Etapa: Vídeo: O relógio – Vinicius de Morais
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk

O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

5ª. Etapa: Criar um relógio de areia:
Material:-1 kg de areia;- 2 garrafas PET (2 litros);- Fita adesiva.
Utiliza- lo para marcar o tempo das brincadeiras de cantinhos, fazendo o rodizio.
 6ª. Etapa:  Confeccionar um relógio para calcular, medir e planejar bem o tempo no Cmei.
Acrescentar em nossa rotina, o hábito de montar o cronograma do dia, mudando a posição dos ponteiros do relógio de acordo com as atividades, que pode ser feito pelo ajudante do dia.

7ª. Etapa: Explicar ao aluno que o relógio é um instrumento que usamos para medir o tempo. Ele pode indicar as horas e os minutos. Em seguida, apresentar os ponteiros ( grande e pequeno) frizando a função de cada um. Feito isso, pode-se iniciar o processo. Quando o ponteiro está apontando para o 12, indica hora inteira e quando esta apontando para o 6 indica meia hora. Mostrar aos alunos que uma hora tem 60 mins, meia hora tem 30 mins, um dia tem 24 horas e que o ponteiro grande demora 5 minutos para ir de um número a outro.



Critérios de Avaliação : É importante que conheçam as diversas ferramentas de medição de tempo, e conheçam formas de organização para potencializar as atividades cotidianas.