Educação Encantada - Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental(Séries Iniciais).
domingo, 10 de junho de 2012
PETECA DE JORNAL - PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
Peteca de jornal
Pegue algumas folhas do jornal e amasse formando uma bola.
Pegue mais 2 folhas de jornal e recorte volta da folha toda como na foto abaixo.
VAI E VEM - Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente".
Vai e vem
2 Garrafas pet de 2litros4 Metros de lã da cor que quiser
4 Argolas da tampinha de refrigerante
Tesoura
Durex colorido para decorar.
Modo de fazer:
Corte as 2 garrafas no final da marca do rotulo.
Encaixe uma dentro da outra como mostra a foto abaixo.
Pegue os 4 metros da lã e corte ao meio, passe os dois pedaços por dentro da garrafa.
Pegue as 4 argolas e amarre-as uma em cada ponta da lã.
Decore a garrafa como quiser e esta pronto é só brincar.
Objetivo:
Fazer a garrafa ir de uma ponta a outra da lã. Para isso é preciso 2 crianças cada uma segura uma ponta de cada lado e cada ponta em uma das mãos. Enquanto uma abre os braços com força a outra fecha e depois troca.
BOA DIVERSÃO!!!!!!
Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente". 1ª etapa
JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa
desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são
usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer
proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento
de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim
participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares
nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
· Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito
sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
· Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos
da cultura local.
· Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
· Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça,
solidariedade, autoestima.
- Explorar
movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar
a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Reaproveitar
materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:
1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser
trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e
apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.
2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em
seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.
3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado
para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se
brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.
4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio
confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em
seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas
etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.
6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.
5 marias IOIO
9º
momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o
brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com
tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.
10ºmomento:
Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com
jornal.
11º
momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde
registraremos em papel bobina.
12º
momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.
13º
momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar
as crianças a brincar.
14º
momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar
da brincadeira com a professora.
15º momento: Apresentaremos brincadeiras com
bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.
16º momento: Realizaremos a brincadeira com a
amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.
17º momento: Apresentaremos o
brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela
professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e
brincar.
18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais
pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.
19º momento: Realizaremos a confecção do
brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas
crianças e professores.
20º momento: Montaremos os cantinhos com os
brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião,
bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as
crianças poderão brincar livremente.
21º momento: Livro com
registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio
(brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô,
cinco marias, pega-pega, amarelinha).
sábado, 9 de junho de 2012
Projeto Animais - Coelho
Projeto Animais - Peixe
1º momento: Apresentaremos em uma roda de conversa um peixe beta, onde em pequenos grupos as crianças poderão o observar.
2º momento: Em seguida realizaremos uma pesquisa para dar um nome ao peixe.
3º momento: Faremos uma votação dos mais votados.Concluindo o nome.
4º momento: Colocaremos o peixe em uma mesa, onde as crianças poderão desenhar, observando o peixe.
5º momento: Realizaremos a confecção de peixes em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.
6 º momento: Colocaremos os peixinhos confeccionados em um cabide com tnt azul com celofane transparente, representando o mar.
2º momento: Em seguida realizaremos uma pesquisa para dar um nome ao peixe.
3º momento: Faremos uma votação dos mais votados.Concluindo o nome.
4º momento: Colocaremos o peixe em uma mesa, onde as crianças poderão desenhar, observando o peixe.
5º momento: Realizaremos a confecção de peixes em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.
6 º momento: Colocaremos os peixinhos confeccionados em um cabide com tnt azul com celofane transparente, representando o mar.
PROJETO ANIMAIS - PINTINHOS
APRESENTAREMOS A MUSICA DO PINTINHO AMARELINHO, EM SEGUIDA CONFECCIONAREMOS O PINTINHO COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO.
Projeto animais - Sapo
1º momento - Realizar a leitura da Dona sapuda.
2º momento - Realizar uma roda de conversa sopre a origem do sapo e suas fazes.
3º momento - Realizar a confecção dos sapinhos, onde as crianças irão colar as partes do sapo e confeccionar o rosto.
PROJETO CIRCO DA ALEGRIA
PROJETO CIRCO
CMEI
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA
ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO:
TRÊS MESES
PROFESSORA:
MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA:
PAULA AMARAL
JUSTIFICATIVA:
O circo é
uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o
espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e
figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz
até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.
OBJETIVOS:
Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e
em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas.
Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos
alargando-lhes as possibilidades de expressão,
com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio
social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento
físico, psicológico e social.
O projeto “
CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando
o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como
forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de
valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente
na cena cômica do palhaço.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar
o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar
o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e
valorizar os profissionais do circo
- Trabalhar
e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar
movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o
equilíbrio em diversas posições.
RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho
de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de
cor
- Giz de
cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta
guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
-
Colchonetes
MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar
a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de
malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.
2º MOMENTO: Em
roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma
lista com os nomes das crianças.
3º MOMENTO:
Apresentação em DVD´s de números circenses, e músicas de circo. Construir um
texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.
4º MOMENTO: Apreciar
a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.
5º MOMENTO: Em
roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.
6º MOMENTO: Assistir
ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e
apreciar o circo em desenho animado.
7º MOMENTO: As
crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão
colorir e expor no mural.
8º MOMENTO: Apresentar
vídeos de danças contemporâneas.
9º MOMENTO: Imitar
a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.
10º MOMENTO:
Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.
11º MOMENTO:
Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.
12º MOMENTO:
Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.
13º MOMENTO:
Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as
crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.
14º e 15º MOMENTO:
Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.
1ª etapa:
Fazer recorte no prato para confeccionar o cabelo do palhaço.
2ª etapa:
Colar olhos, boca, sobrancelhas e nariz.
3ª etapa:
Enfeitar a gravata com canetinha em papel camurça.
16º MOMENTO:
Cada criança irá nomear seu palhaço, em seguida a professora irá propor a tentativa
da escrita, por meio de copia.
17º MOMENTO:
Brincadeiras circenses.
18º MOMENTO:
Confecção do palhaço com cone de linhas.
19º MOMENTO:
Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para
apresentação do produto final do projeto.
20º MOMENTO:
Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos:
mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura,
bexigas, bolas, bambolês, etc...
21º MOMENTO:
As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “,
autor desconhecido
22º MOMENTO:
Apreciar a um espetáculo “Circo da Cidade”.
23º MOMENTO:
Apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as
crianças desejam confeccionar para nosso cenário.
24º MOMENTO:
Construção do cenário. Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras
fantasias.
25º MOMENTO:
Ensaio
26º MOMENTO:
Construção do cenário.
27º MOMENTO:
Ensaio
28º MOMENTO:
Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a
apresentação do projeto circo.
29º MOMENTO:
Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das
outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los
verbalmente.
30º MOMENTO:
Ensaio Final com todas as crianças.
31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense” 31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense”
AVALIAÇÃO:
Através de
anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas
crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações
de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda
e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas
e uma imagem positiva de si.sentação de um “Espetáculo Circense”