domingo, 10 de junho de 2012

PEGUE A BOLA - PROJETO





PEGUE A BOLA

Materiais:

2 Garrafas pets de 2litros.
1 Bolinha tirada do vidro de desodorante.
Tesoura
Durex para colorir











Modo de Fazer:

Corte as 2 garrafas pets na altura do gargalho.












Decore como quiser com durex colorido.











Como Jogar:


Joga -se com duas crianças, cada uma fica com uma garrafa. Elas tem que jogar a bolinha uma para outra pegando dentro da garrafa sem deixar cair no chão.

PETECA DE JORNAL - PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

Peteca de jornal

Materiais:

1 Jornal
Elastico de dinheiro
Tesoura

Modo de fazer:






Pegue algumas folhas do jornal e amasse formando uma bola.













Pegue mais 2 folhas de jornal e recorte volta da folha toda como na foto abaixo.













Envolva a folha cortada com a bola ja feita antes.














Prenda as folhas com o elástico de dinheiro.

Pronto é só brincar. Existe varias formas de jogar peteca uma delas é jogando para outro batendo nela e não pode deixar cair no chão. Pode brincar quantas crianças quiser.





VAI E VEM - Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente".

Vai e vem

2 Garrafas pet de 2litros
4 Metros de lã da cor que quiser
4 Argolas da tampinha de refrigerante
Tesoura 
Durex colorido para decorar.
 Modo de fazer:

Corte as 2 garrafas no final da marca do rotulo.


 Encaixe uma dentro da outra como mostra a foto abaixo.
 Pegue os 4 metros da lã e corte ao meio, passe os dois pedaços por dentro da garrafa.
 Pegue as 4 argolas e amarre-as uma em cada ponta da lã.
 Decore a garrafa como quiser e esta pronto é só brincar.



Objetivo:
Fazer a garrafa ir de uma ponta a outra da lã. Para isso é preciso 2 crianças cada uma segura uma ponta de cada lado e cada ponta em uma das mãos. Enquanto uma abre os braços com força a outra fecha e depois troca.
BOA DIVERSÃO!!!!!!
















Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente". 1ª etapa



JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
·       Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
·       Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
·       Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
·       Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima.
  • Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
  • Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
  • Reaproveitar materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:

1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.

2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.

3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.

4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.







6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.

7º momento: Realizaremos a brincadeira ou brinquedo escolhido pelas crianças.
5 marias                                                                                                IOIO










9º momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.

10ºmomento: Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com jornal.

11º momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde registraremos em papel bobina.

12º momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.

13º momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar as crianças a brincar.

14º momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar da brincadeira com a professora.

15º momento: Apresentaremos brincadeiras com bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.

16º momento: Realizaremos a brincadeira com a amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.

17º momento: Apresentaremos o brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e brincar.

18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.

19º momento: Realizaremos a confecção do brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas crianças e professores.

20º momento: Montaremos os cantinhos com os brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião, bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as crianças poderão brincar livremente.

21º momento: Livro com registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio (brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias, pega-pega, amarelinha).





sábado, 9 de junho de 2012

Projeto Animais - Coelho

1º Realizaremos uma roda de conversa apresentando imagens de coelhos.
2º Em seguida realizaremos a construção de um texto coletivo. (O que come, onde vive, quais cores existem...)

3º Realizaremos alguns coelhinhos com sucata.





























4º Apresentaremos a história da menina bonita do laço de fita.









Projeto Animais - Peixe

1º momento: Apresentaremos em uma roda de conversa um peixe beta, onde em pequenos grupos as crianças poderão o observar.
2º momento: Em seguida realizaremos uma pesquisa para dar um nome ao peixe.
3º momento: Faremos uma votação dos mais votados.Concluindo o nome.
4º momento: Colocaremos o peixe em uma mesa, onde as crianças poderão desenhar, observando o peixe.
5º momento: Realizaremos a confecção de peixes em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.
6 º momento: Colocaremos os peixinhos confeccionados em um cabide com tnt azul com celofane transparente, representando o mar.



PROJETO ANIMAIS - PINTINHOS

APRESENTAREMOS A MUSICA DO PINTINHO AMARELINHO, EM SEGUIDA CONFECCIONAREMOS O PINTINHO COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO.

Projeto animais - Sapo

1º momento - Realizar a leitura da Dona sapuda.
2º momento - Realizar uma roda de conversa sopre a origem do sapo e suas fazes.
3º momento - Realizar a confecção dos sapinhos, onde as crianças irão colar as partes do sapo e confeccionar o rosto.






PROJETO CIRCO DA ALEGRIA


PROJETO CIRCO

CMEI MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO: TRÊS MESES
PROFESSORA: MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA: PAULA AMARAL

JUSTIFICATIVA:
O circo é uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.

OBJETIVOS: Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante  exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos alargando-lhes as possibilidades de expressão,  com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento físico, psicológico e social.
O projeto “ CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente na cena cômica do palhaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e valorizar os  profissionais do circo
- Trabalhar e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o equilíbrio em diversas posições.





RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
- Colchonetes

MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.

2º MOMENTO: Em roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma lista com os nomes das crianças.

3º MOMENTO: Apresentação em DVD´s de números circenses, e músicas de circo. Construir um texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.

4º MOMENTO: Apreciar a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.

5º MOMENTO: Em roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.

6º MOMENTO: Assistir ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e apreciar o circo em desenho animado.

7º MOMENTO: As crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão colorir e expor no mural.

8º MOMENTO: Apresentar vídeos de danças contemporâneas.

9º MOMENTO: Imitar a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.

10º MOMENTO: Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.

11º MOMENTO: Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.

12º MOMENTO: Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.

13º MOMENTO: Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.

14º e 15º MOMENTO: Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.
1ª etapa: Fazer recorte no prato para confeccionar o cabelo do palhaço.
2ª etapa: Colar olhos, boca, sobrancelhas e nariz.
3ª etapa: Enfeitar a gravata com canetinha em papel camurça.  

16º MOMENTO: Cada criança irá nomear seu palhaço, em seguida a professora irá propor a tentativa da escrita, por meio de copia.

17º MOMENTO: Brincadeiras circenses.

18º MOMENTO: Confecção do palhaço com cone de linhas.

19º MOMENTO: Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para apresentação do produto final do projeto.

20º MOMENTO: Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos: mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura, bexigas, bolas, bambolês, etc...

21º MOMENTO: As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “, autor desconhecido

22º MOMENTO: Apreciar a um espetáculo “Circo da Cidade”.

23º MOMENTO: Apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as crianças desejam confeccionar para nosso cenário.

24º MOMENTO: Construção do cenário. Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras fantasias.

25º MOMENTO: Ensaio
26º MOMENTO: Construção do cenário.
27º MOMENTO: Ensaio
28º MOMENTO: Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a apresentação do projeto circo.

29º MOMENTO: Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los verbalmente.

30º MOMENTO: Ensaio Final com todas as crianças.

31º MOMENTO: Apresentação de um “Espetáculo Circense”31º MOMENTO: Apresentação de um “Espetáculo Circense”


AVALIAÇÃO:
Através de anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas e uma imagem positiva de si.sentação de um “Espetáculo Circense”