sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sequência Didática - Jogos de Dados - Pré 2013


Jogo Viajante

Área de formação: Conhecimento matemático e Relações Sociais.

Objetivos:
- Desenvolver gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
- Utilizar o desenho como representação simbólica. 


Desenvolvimento:

1 ª. Etapa: As crianças serão separadas por grupos de 7 integrantes, onde será apresentado o Projeto. Onde as crianças deverão primeiramente aprender a utilizar o dado, o registro das quantidades em uma tabela e no fim do Projeto, confeccionar um jogo que deverá viajar para a casa de cada criança. Os pais deverão realizar as jogadas com seus filhos e registrar em um caderno o que perceberam e sentiram no momento do jogo.

2 ª. Etapa: Iniciaremos está etapa, trabalhando com os grupos a função do dado. Realizando jogadas e registrando a quantidade em uma tabela.

3 ª. Etapa: Já nesta etapa, as crianças deverão registrar seus nomes, tentar realizar a escrita dos números. 

4 ª. Etapa: Explicaremos a próxima etapa do jogo, onde acrescentaremos mais um dado. As crianças deverão realizar a contagem e soma dos dois dados, então utilizaremos palitos para auxiliar na contagem.


Avaliação: Observar se a criança é capaz de registrar os números relacionando com a quantidade obtida na face do dado. 

Projeto " Meu Nome" - Pré 2013

                                               Sequência Didática " Meu Nome"
Objetivo: Realizar tentativa da escrita do próprio nome.
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli
Área de Formação Humana: Escrita

1 ª Etapa: Roda de conversa"Lata Mágica, contendo uma boneca". Em seguida pedir que as crianças escolham um nome para ela. Após as escolhas realizar uma votação para escolher o nome da boneca.
2 ª Etapa: Poema sobre o nome e roda de conversa.
3 ª Etapa: Utilizar o computador para cada criança procurar as letras de seu nome e digitando-o. Feito isso imprimir e expor no mural.
4 ª Etapa: Modelar a letra inicial do nome com massinha, em seguida realizar a escrita do nome.





5 ª Etapa: Colar palitos abaixo de cada letra do nome, feito isso realizar a contagem e registrar na folha.


6 ª Etapa: Gráfico dos nomes por ordem alfabética.
7 ª Etapa: Comparar no gráfico, os nomes das crianças, observando qual tem o maior e menor números de letras.
8 ª Etapa: Iniciaremos a chamadinha, onde as crianças deverão procurar seu crachá após ser chamado com uma música.
9 ª Etapa: Realizar um bingo dos nomes, onde cada criança devera escolher 3 nomes de colegas para colocar em sua cartela.
10 ª Etapa: Utilizar alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes.



11 ª Etapa: Utilizar a chamadinha todos os dias, com musicas diferentes, onde as crianças deverão identificar seu nome e dos colegas.
12 ª Etapa: Confeccionar um cartão para cada criança, que será utilizado todos os dias para realizar a escrita correta do nome em suas produções.
13 ª Etapa:  Realizar a confecção de um livrinho, onde as crianças realizarão registros mensais do nome com auxilio do cracha no 1º semestre. E também serão realizando algumas atividades envolvendo o nome.
Fevereiro 
-Nesta etapa realizaremos a capa do livrinho, onde a professora ira carimbar a letra inicial dos nomes das crianças e em seguida ela irão completar.



Março
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Brincando com alfabeto móvel(Utilizar também alfabeto móvel e crachá, para montar os nomes) .

Abril
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- Procurar em revistas as letras de seu nome,em seguida as crianças irão colar no seu livrinho.
Maio
- As crianças irão realizar um desenho em seu livrinho, em seguida realizar a escrita de seu nome.
- A professora irá colocar em uma mesa mini crachás das crianças, em seguida elas irão procurar seus nomes e colar abaixo do alfabeto da sala. Realizaremos a chamadinha junto com está atividade, e assim iniciaremos chamando uma criança de cada vez, por ordem alfabética.
Junho
- A professora irá colar a sequência do alfabeto no livrinho e as crianças deverão procurar as letras de seu nome. Em seguida devem registrar seus nomes.
Julho
-
Agosto - Neste inicio de semestre as crianças que possuem dois nomes deverão tentar realizar a escrita do mesmo.
- A professora irá digitar o nome das crianças faltando algumas letras, onde com o auxílio do crachá as crianças irão completar as letras que faltam.

Setembro
-Neste momento a professora irá entregar para cada criança um pacotinho com todos os nomes dos colegas, onde cada criança irá iniciar o alfabeto relacionando com os nomes das crianças da sala. A cada dia iremos realizar a colagem de 2 nomes no livrinho.

Outubro
-Iniciaremos a escrita do nome inteiro, onde as crianças deverão realizar o registro em seu livrinho.

Novembro

Dezembro

Avaliação: Observar se a criança identifica seu nome e as letras que o compõe; Realiza a escrita correta em suas produções; Reconhece os nomes dos colegas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais um ano letivo começando...

Ainda não sei em que turma irei atuar, mas espero que Deus me de o melhor , que consiga continuar postando as atividades trabalhadas como de costume...
Está semana será de muito estudo...Bjs e até novas atividades!!!

Obrigado Deus por me proporcionar tando aprendizado está semana!!!
Como de costume irei atuar novamente da turminha do Pré...

Em breve novas atividades!!!