Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto Curitiba e suas trilhas - Relógio das Flores


Projeto Curitiba “Conhecendo o Relógio das Flores”.


Área de Formação Humana: Relações Naturais e Conhecimento Matemático.
Objetivos: Representar ambientes e paisagens de diferentes formas, conhecendo a diversidade dos ambientes e das paisagens naturais.
Período: 1 mês (manha/tarde)
Justificativa: Escolhemos o Relógio das flores para que as crianças conheçam e se interessem pela história de Curitiba, obtendo informações sobre a história do Relógio das Flores.


Desenvolvimento:


1ª Etapa: Em uma roda de conversa apresentaremos imagens do relógio das flores, para que seja explorada por todas as crianças. Em seguida realizaremos a apresentação do projeto Curitiba.
2ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet utilizando o data show para procurar imagens do relógio das flores, onde mostraremos as mudanças no relógio devido as mudanças de estações. Em seguida iniciaremos um a roda de conversa de como realizar a confecção do relógio.

Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo, reconhecendo a função social dos números em diferentes contextos.
3ª Etapa: A professora irá realizar uma pesquisa de campo e apresentar fotos para as crianças de como está o relógio das flores neste momento. Em seguida realizaremos a história do relógio para as crianças.
4ª Etapa: As crianças receberão um circulo para a confecção do relógio, onde poderão utilizar lápis preto e de cor para desenhar o relógio.

5ª Etapa: Nesta etapa iremos propor a confecção do jogo do relógio das flores, utilizando caixas de pizza. As crianças irão pintar de guache verde e colocar para secar.
6ª Etapa: Representaremos os números em formato de flor, onde as crianças irão colorir e escrever os números até 12.
7ª Etapa: Com o auxilio da professora as crianças irão colar os as flores na base do relógio, seguindo a sequência numérica de 1 a 12 conforme modelo apresentado.
8ª Etapa: Realizaremos a contagem dos números, explicando as funções do relógio com foco maior nas horas inteiras. Em seguida conversaremos sobre o jogo.
9ª Etapa: Iremos confeccionar tampinhas com a sequência numérica até 12, onde as crianças irão registrar os números em um circulo de papel e em seguida colar nas tampinhas.
10ª Etapa: Realizaremos os ponteiros do relógio, utilizando palitos de churrasco e suporte que o faça girar.
11ª Etapa: Iremos registrar as regras do jogo, realizando um texto coletivo ensinando as crianças a jogar.
12ª Etapa: Com o tabuleiro, as peças e as regras do jogo prontas, realizaremos a confecção da caixa e sacolinha para guardar o jogo e seus componentes.

13ª Etapa: Está etapa será para explorar e realizar as jogadas, onde a professora irá separar a turma em grupos de 4 integrantes.
14ª Etapa: Após todas as crianças terem realizado as jogadas, a professora irá guardar o jogo para colocar na exposição.
15ª Etapa: Além do jogo a professora irá propor para as crianças a construção da releitura do relógio das flores, no qual trabalharemos as relações naturais.
16ª Etapa: A professora irá levar um vaso de argila para apresentar as crianças, onde poderão explorar. Em seguida iniciaremos a construção do relógio das flores, onde um grupo colocará terra no vaso e o outro irá observar e conhecer as mudas de flores que serão plantadas, aprendendo a cuidar das plantas após planta-las. Escolheremos uma criança por dia para cuidar das flores.

17ª Etapa: Nesta etapa as crianças irão auxiliar as professoras colocando pedrinhas para registras os outros números que fazem parte do relógio.
18ª Etapa: Para finalizar a confecção da releitura do relógio construiremos os ponteiros, utilizando gravetos.

19ª Etapa:  Para finalizar o projeto, iremos confeccionar um cartão como homenagem  do CMEI CAMPO ALEGRE, no aniversário de nossa cidade.

20ª Etapa: Após a exposição, o jogo do relógio das flores irá se transformar em um novo Projeto, “O jogo Viajante”. Onde cada criança irá leva-lo para casa realizando as jogadas com a família. Em seguida a família registra no caderno viajante como foi este momento.

Um comentário: