Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROJETO : Jardim das descobertas


PROJETO : Jardim das descobertas
PROJETO : Jardim das descobertasConhecendo, explorando e preservando a natureza.”
Professora: Luciana    
Educadora: Paula
TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Meu Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de uma maquete representando o jardim, plantas e bichos na qual as crianças irão confeccionar.
OBJETIVO: Construir conhecimentos sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, exploração e de um jardim.  Conhecendo os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. Desta forma despertar a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.

INTERDISCIPLINARIDADES POSSÍVEIS: Relações Naturais, Linguagem oral, Escrita, Leitura, Conhecimento Matemático, e Artes visuais.



Objetivo para 1ª a 5ª Etapa

v Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.

v Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.

v Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.

1ª Etapa

• Roda de conversa (Disparador “Flor”), para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.

• Questionar as crianças sobre:

Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?

Ø Você tem um jardim em casa?

Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?

Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?

Ø Quem cuida do jardim?

• Construir um Diário de anotações, a partir das informações das crianças.

• Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS

• Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.


2ª Etapa

• Apresentação do projeto ( Apresentar imagens, utilizando o computador).

• Explicar sobre a escolha do tema.

• Falar qual será o produto final do projeto.

• Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.

• Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.

3ª Etapa

• Falar um pouco sobre jardim, sobre os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:

Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?

Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.

Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).


• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.


4ª Etapa

• Convidar o grupo para uma visita ao jardim do Cmei.

Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.

• Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.


• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as atividades.)

• Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado.

• Montar um mural com os desenhos das crianças.


5ª Etapa

• Refletir sobre as questões levantadas.

• Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.

• Acrescentar novos questionamentos em nosso Diário, responder outros e atualizar os registros.

Objetivo para 6ª a 8ª Etapa

v Despertar interesse pela observação investigação.

v Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.

v Construir um terrário.

6ª Etapa

• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.

• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.

• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.

• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.

7ª Etapa

• Construção do terrário juntamente com as crianças.

8ª Etapa

• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.

• Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.

• Confeccionar Diário de registro das observações sobre o terrário.



DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade deverá ser realizada frequentemente até o final do projeto.

Objetivo para 9ª a 10ª Etapa
v Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
v Realizar oficinas, desenvolvendo a criatividade e o prazer pela arte.
9ª Etapa

• Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)

• Socializar com as crianças o que acharam do texto.
• Representar está etapa, confeccionando o formigueiro e algumas formigas, utilizando material reciclável.

10ª Etapa

• Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.

• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.

Objetivo para 11ª a 19ª Etapa
v Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.


11ª Etapa

• Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)

• Socializar o texto com o grupo.

12ª Etapa

• Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.

• Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a sequência em desenhos).
• Registrar o que já aprenderam de novo no Diário de anotação.

•Representar está etapa, confeccionando algumas borboletas e lagartos.

13ª Etapa
• Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)

• Conversa sobre o texto.

•Representar está etapa, confeccionando algumas joaninhas e flores.

14ª Etapa

• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).

• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.

• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.

• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.
• Após ser entregue as pesquisas de casa, apresentar para as crianças em uma roda e em seguida separa-las para realizarem a confecção destes bichos.

15ª Etapa

• Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.

• Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)



19ª Etapa

• Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.






Objetivo para 20ª a 21ª Etapa
v Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.





20ª Etapa

• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.

• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.

• Possíveis perguntas para a entrevista:

Ø O que usamos para montar um jardim?

Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?

Ø Você gosta do que faz?

Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?

Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?

Ø Você joga veneno no jardim?

Ø Por que devemos molhar o jardim?

Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.

• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).

21ª Etapa

• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.

• Entrevista feita pelas crianças.

• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.
Objetivo para 22ª a ª Etapa
v Aprender um pouco mais dos animais de jardim, utilizando o conhecimento matemático.
.22ª Etapa “Animais de Jardim 2 em 1”
“Cobrindo e descobrindo os animais de jardim”.
“Passeio e descobertas em meu jardim”.
“jogo da memoria”
1 tabuleiro, representando um jardim.
Animais de jardim e suas moradias.
2 dados
Fichas enumeradas na cor verde.
O  jogo será representado pelo gramado, que será coberto em quadradinhos enumerados de 1 á 12, nas cores verdes, em seguida cada criança devera jogar os dois dados juntos, o resultado que sair deverá ser retirado em quadradinhos,
23ª Etapa – exposição em maquete ou forma de jogo...













 AS CRIANÇAS ESCOLHERAM A CENTOPEIA E A JOANINHA PARA CONHECER E PESQUISAR.




 APRESENTAMOS ANIMAIS DE JARDIM DE BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS SE DIVERTIREM.
AS CRIANÇAS ESCOLHERAM A FORMIGA PARA CONFECCIONAR E APROFUNDAR SEU CONHECIMENTO.

 CONHECIMENTO SOBRE AS FLORES:




Projeto final: Confecção do jogo cobre e descobre das flores, jogo de dados, aprendo a somar e subtrair e plantio das flores utilizando garrafas PET.
















JOGO COBRE E DESCOBRE





 JOGO DE DADOS




Um comentário: