Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Noções de Tempo - Utilizando a rotina do Cmei



Objetivo 
Conhecer o processo do tempo e suas ferramentas de medir, desenvolvendo a noções de hora.


Objetivo Específico: 
- Explorar conceitos de medição: grandezas e medidas.


- Utilizar-se das diversas linguagens para interagir com o conhecimento do tempo.
- Reconhecer as representações convencionais de medidas de tempo.
- Conhecer e construir ferramentas de medição de tempo.
Desenvolvimento:

1ª. Etapa:  Roda de conversa - Disparador " Caixa contendo um relógio".
Colocar um relógio dentro de uma caixa, e deixar as crianças adivinhar o que tem lá dentro, criando suspense. Conversar sobre o uso social da medição de tempo. 

2ª. Etapa: Fazer a leitura do livro "Como passa o tempo?" 
Autora: Ana Vicente 
Ilustrações:Madalena Matoso.
Sinopse: O tempo não volta. É o único bem que não pode ser comprado ou substituído. Mas um belo dia, no livro de Ana Vicente, ele resolve sair do relógio e descobrir o mundo que ele controla através das horas, minutos e segundos.
Através de momentos de fantasia e descobertas, a cada página desvenda-se  um tipo de relógio que desperta na criança o desejo de conhecer, juntamente ao ponteiro, as diversas formas de calcular o tempo.
3ª. Etapa: No livro Como passa o tempo, de Ana Vicente, é possível encontrar em suas páginas a indicação de diversos tipos de relógios como:

- Relógio de parede;


- Relógio de pêndulo;

- Relógio eletrônico;

- Relógio de corda;

- Relógio de cuco;

- Relógio digital;

- Relógio despertador;

- Relógio de areia;

- Relógio de bolso;

- Relógio de pulso;



- Relógio de Azeite;

- Relógio de sol;

- Relógio de água;

Separar as crianças em grupos e solicitar que façam desenhos referente aos relógios indicados. Em seguida enviar uma pesquisa para casa, onde cada criança deverá apresentar para os colegas as descobertas....Confeccionando cartazes com o desenho e descobertas.

4ª. Etapa: Vídeo: O relógio – Vinicius de Morais
http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk

O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

5ª. Etapa: Criar um relógio de areia:
Material:-1 kg de areia;- 2 garrafas PET (2 litros);- Fita adesiva.
Utiliza- lo para marcar o tempo das brincadeiras de cantinhos, fazendo o rodizio.
 6ª. Etapa:  Confeccionar um relógio para calcular, medir e planejar bem o tempo no Cmei.
Acrescentar em nossa rotina, o hábito de montar o cronograma do dia, mudando a posição dos ponteiros do relógio de acordo com as atividades, que pode ser feito pelo ajudante do dia.

7ª. Etapa: Explicar ao aluno que o relógio é um instrumento que usamos para medir o tempo. Ele pode indicar as horas e os minutos. Em seguida, apresentar os ponteiros ( grande e pequeno) frizando a função de cada um. Feito isso, pode-se iniciar o processo. Quando o ponteiro está apontando para o 12, indica hora inteira e quando esta apontando para o 6 indica meia hora. Mostrar aos alunos que uma hora tem 60 mins, meia hora tem 30 mins, um dia tem 24 horas e que o ponteiro grande demora 5 minutos para ir de um número a outro.



Critérios de Avaliação : É importante que conheçam as diversas ferramentas de medição de tempo, e conheçam formas de organização para potencializar as atividades cotidianas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário