Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jogo de dados com registro em gráfico e tabela


PLANO DE AULA 


ÁREA DE ENSINO:      MATEMÁTICA
SÉRIE/CICLO: 1.º ano do Ensino Fundamental (Ciclo I)
CONTEÚDO:
- Sistema de numeração decimal
- Comparação
- Sequência
- Agrupamentos (Adição)
- Calculo mental

MATERIAL UTILIZADO PARA A PREPARAÇÃO E PARA A EXECUÇÃO:
Rolhas de garrafas, E.V. A, dado, tabela para registro, papel cartão, lápis de cor, lápis preto, borracha, papel cartão, fita crepe, cola, régua e sacos plásticos.

OBJETIVO
Utilizar-se da linguagem oral e da linguagem escrita para comunicar-se e produzir escritas matemáticas, na resolução de situações-problema de diferentes contextos.
Construir o significado dos números naturais (classe das unidades simples: unidade e dezena) em situações de contagem e códigos numéricos, em diferentes contextos, compreendendo os princípios de organização do Sistema de Numeração Decimal.
Ler, construir e interpretar tabelas e gráficos como forma de comunicar e representar informações quantitativas e qualitativas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Organizar os alunos em grupos de quatro e entregar para cada grupo, um kit contendo:
Saco com rolhas de garrafas de uma determinada cor, lápis de cor de acordo com a cor das rolhas, dado, tabela para registro, lápis preto e borracha.




Cada aluno na sua vez lança o dado, retira a quantidade de peças correspondente ao resultado do dado e registra em tabela.

Em seguida os grupos realizam a contagem e registro geral das peças que foram retiradas.


Após o registro de cada grupo, representar a quantidades de peças em forma de gráfico, no qual cada grupo irá receber uma ficha de papel, que deverá colorir de acordo com a quantidade total de peças.
Feito isso, comparar com os grupos, quem tem a menor e maior quantidade de peças.
Finalizar a aula, informando aos alunos o que foi trabalhado.

AVALIAÇÃO
Observar se o aluno é capaz de:
-Utilizar com compreensão a linguagem matemática, estabelecendo relações entre situações e quantidades.
-Reconhecer e utilizar a linguagem matemática como forma de representação e comunicação.
-Identificar os símbolos numéricos, estabelecendo relação com a quantidade.

Data:   
Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário