Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 22 de setembro de 2013

PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013




PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO

 
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.


JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse  em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO COM O  CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.

OBJETIVO ESPECIFICO

Identificar às estações do ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua como um astro que se encontra no universo.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.

2ª ETAPA: Roda de aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização “Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como ocorre as estações do ano.

4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.

5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças. 

6ª ETAPA: Roda de conversa, “Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.

 




7ª ETAPA: Iremos registrar as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo  – Porque em alguns lugares é dia e outro é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.


De onde vem o dia e a noite - KIKA

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74




  9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
10ª ETAPA: SISTEMA SOLAR

Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).






11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...