Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NESSE ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE IREI ATUAR COMO EDUCADORA DO CMEI RONDON.NESTE ANO DE 2013, ATUAREI COMO EDUCADORA NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ...

domingo, 30 de setembro de 2012

Projeto: Contação e Ilustração de História “Conte outra vez”.


Sequência Didática de Contação de História
 “Conte outra vez”.
Professora: Sirley
Educadora: Paula


OBJETIVOS:

- Ampliar o repertório cultural para que as crianças conheçam melhor os temas de um autor. 
- Apreciar a leitura e contação de histórias.
- Ampliar  o repertório de histórias.
DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa:  O velho, o menino e o burro(Ruth Rocha)
- Ler e contar.
- Conversar com as crianças sobre a história, destacando o papel do autor no livro, explorando as imagens, como foi feita.
obs: expor um portador de texto contendo fotos e biografia da autora.

2ª Etapa:  - Convidar as crianças a contarem a história
- fazer um desenho utilizando o estilo de ilustração de Cesar Londucci (desenhou as paginas do livro).Bobina com canetinha preta.










3ª Etapa: História: Não confunda. . . (Eva Furnari).
- Conhecer a ilustração e os personagens.
- Comparar as duas histórias, personagens e ilustrações.

4ª Etapa: Fazer um desenho com papel cartão e canetinha colorida, tendo como influência as ilustrações da Eva furnari.

NÃO CONFUNDA (EVA FURNARI)


NÃO CONFUNDA
GORILA GIGANTE
COM MOCHILA CHOCANTE

NÃO CONFUNDA 
VELHOTA NARIGUDA
COM GAIVOTA BIGODUDA

NÃO CONFUNDA
FEIOSO AMARELADO
COM MEDROSO ESVERDEADO

NÃO CONFUNDA
PICOLÉ SALGADO
COM JACARÉ MIMADO


NÃO CONFUNDA
PETECA VIOLENTA
COM MELECA NOJENTA


NÃO CONFUNDA
CARECA BANGUELA
COM CUECA AMARELA


NÃO CONFUNDA
CABELO CURTO
COM CAMELO SURDO

NÃO CONFUNDA 
HIPOPÓTAMO ARRUMADO
COM HELICÓPTERO ENFEITADO

NÃO CONFUNDA
O VIZINHO DO NICOLAU
COM O PADRINHO DO JUVENAL


NÃO CONFUNDA
OVELHA ABELHUDA
COM ABELHA ORELHUDA

NÃO CONFUNDA
CACHECOL DE BORBOLETA
  • COM CARACOL DE MALETA


    NÃO CONFUNDA
    COCEIRA DE PORQUINHO
COM BANHEIRA DE PATINHO

NÃO CONFUNDA
VACA EMPACOTADA
COM PACA AVACALHADA


NÃO CONFUNDA
QUEIJO E UMA MORDIDA
COM BEIJO DE DESPEDIDA.


5ª Etapa: O conto “O macaco e o rabo” é chamado de conto acumulativo ou lenga-lenga. Eles são contos nos quais os episódios vão se repetindo sucessivamente, o que facilita a memorização por partes das crianças.
- Ler para as crianças em folha impressa sem ilustrações.
6ª Etapa: Dar para criança 2 folhas de sulfite dobrado e grampeados, formando um livro para que as crianças ilustrem. Inicialmente elas farão a capa copiando do quadro negro.
Titulo – “ O macaco e o rabo”.
Adaptado – Robson Santos
Ilustração: nome da  criança 












7ª Etapa: Histórias do avental: “ os 3 porquinhos” e “ Branca de neve”




8ª Etapa: Em roda explicar para as crianças a confecção de um avental de tnt para cada criança. E a confecção dos personagens de papel cartaz colorido com canetinhas para montar a história.
9ª Etapa: dar para cada criança ¼ do papel cartaz para que desenhem seu cenário e personagens. Logo após recortar e colar nos aventais de tnt.

10ª Etapa: Colagem dos personagens e cenário no avental.


11ª Etapa: Amostras das etapas do projeto de Contarão e ilustração de histórias, elaborado pela professora Sirley e Educadora Paula Amaral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

Share It

Analog Clock