Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PROJETO CIRCO


PROJETO CIRCO

CMEI MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO: TRÊS MESES
PROFESSORA: MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA: PAULA AMARAL

JUSTIFICATIVA:
O circo é uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.

OBJETIVOS: Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante  exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos alargando-lhes as possibilidades de expressão,  com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento físico, psicológico e social.
O projeto “ CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente na cena cômica do palhaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e valorizar os  profissionais do circo
- Trabalhar e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o equilíbrio em diversas posições.





RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
- Colchonetes

MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.

2º MOMENTO: Em roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma lista com os nomes das crianças.

3º MOMENTO: Apresentação em DVD´s  de números circenses, e músicas de circo.

4º MOMENTO: Construir um texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.

5º MOMENTO: Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.

6º MOMENTO: Apreciar a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.

7º MOMENTO: Em roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.

8º MOMENTO: Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.

9º MOMENTO: Assistir ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e apreciar o circo em desenho animado.

10º MOMENTO: As crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão colorir e expor no mural.

11º MOMENTO: Apresentar vídeos de danças contemporâneas. Imitar a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.

12º MOMENTO: Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.

13º MOMENTO: Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.

14º MOMENTO: Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.

15º MOMENTO: apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as crianças desejam confeccionar para nosso cenário. 

16º MOMENTO: Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para apresentação do produto final do projeto.

17º, 18º , 19º e 20º MOMENTO: Realizar a etapa: confecção do cenário.

21º MOMENTO: Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos: mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura, bexigas, bolas, bambolês, etc... 

22º e 23º MOMENTO: Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras fantasias.

 24º MOMENTO: Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a apresentação do projeto circo.

25º MOMENTO: Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los verbalmente.

26º MOMENTO: As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “, autor desconhecido

27º MOMENTO: As professoras irão dividir as crianças em 2 grupos para realizar os ensaios.

PRODUTO FINAL:
Apresentação de um “ Espetáculo Circense” para todas as crianças, e funcionários do CMEI Marechal Rondon.
OBS: Será feito convite às crianças da EM Dom Bosco 

AVALIAÇÃO:
Através de anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas e uma imagem positiva de si.











Nenhum comentário:

Postar um comentário