Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

projeto nosso jardim

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A
Professoras: Paula Amaral e Ângela

PROJETO
NOSSO JARDIM

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA
Relações Naturais

 TEMPO PREVISTO
Aproximadamente dois meses.

JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.

OBJETIVO
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, exploração e de um jardim.  Conhecendo os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. De forma á despertar consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Roda de conversa “Imagem de um Jardim”, para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.

• Construir um Diário de anotações, a partir das informações das crianças.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.

• Realizar a confecção de um mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS

 Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.(Pesquisa para casa).

Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?

Ø Você tem um jardim em casa? Tem alguém da família que possui?

Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?

Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?

Ø Quem cuida do jardim?

2ª Etapa

• Falar um pouco sobre jardim, sobre os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:

Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?

Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.

Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).

3ª Etapa

• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.( solicitar imagens, textos informativos ,revistas que se refira ao Tema).

4ª Etapa

• Convidar o grupo para uma visita aos espaços do Cmei.
                                                             
Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.

• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as atividades.)

5ª Etapa

• Refletir sobre as questões levantadas. Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.

 • Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim. Trabalhar individualmente as pesquisas
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.


6ª Etapa

 Construir um terrário.• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.

• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.

• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.

• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.

7ª Etapa

• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.

• Ao chegar no Cmei introduzir os animais no terrário.

8ª Etapa

• Assistir um vídeo do filme “VIDA DE INSETOS”.

• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.

9ª Etapa

• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).

• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.

• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.

• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.

10ª Etapa

• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.

• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.

• Possíveis perguntas para a entrevista:

Ø O que usamos para montar um jardim?

Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?

Ø Você gosta do que faz?

Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?

Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?

Ø Você joga veneno no jardim?

Ø Por que devemos molhar o jardim?

Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.

• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).


• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.

• Entrevista feita pelas crianças.

• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário