Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto "Jogo de xadrez" - 1º e 2º momento ...


1º momento

A professora irá iniciar uma roda de conversa apresentando o disparador " tabuleiro de xadrez", onde observará a reação e hipóteses das crianças.



2 º momento

Em seguida a professora apresentará para as crianças, as origens históricas do xadrez.

Você já se perguntou quem inventou o xadrez?
Quando eu tinha uns 12 anos meu tio uma vez me contou uma história sobre como xadrez foi inventado.
Centenas e centenas de anos atrás havia um rei na Índia, que gostava de jogar. Mas ele tinha ficado entediado dos jogos que estavam presentes no momento e queria um novo jogo que foi muito mais desafiador. Ele encomendou um matemático pobres que viviam em seu reino para chegar a um novo jogo. Depois de meses de luta com todos os tipos de idéias do matemático veio com o jogo do Chaturanga. O jogo teve dois exércitos liderados por cada um Rei que comandou o exército para derrotar o outro, capturando o rei inimigo. Ele foi jogado sobre um tabuleiro quadrado simples 8x8. O Rei adorei este jogo tanto que ele se ofereceu para dar nada matemático pobre ele desejava. "Eu gostaria de um grão de arroz para o primeiro quadrado do tabuleiro, dois grãos para a segunda, quatro grãos para o terceiro e assim por diante o dobro para cada uma das 64 casas do tabuleiro de jogo", disse o matemático. "É só isso?"perguntou o Rei, "Por que você não pedir moedas de ouro ou prata em vez de grãos de arroz". "O arroz deve ser suficiente para mim." , respondeu o matemático. O rei ordenou a sua equipe para estabelecer os grãos de arroz e logo aprendeu que toda a riqueza do seu reino não seria suficiente para comprar a quantidade de arroz necessária na praça 64. Na verdade, a oferta toda reinos de arroz estava exausto antes da praça 30 foi atingido. "Você me proporcionou um grande jogo e ainda não posso satisfazer o seu desejo simples. Você é realmente um gênio." disse o Rei e se ofereceu para fazer o matemático seu assessor mais alto em vez.
Depois de ouvir essa história que eu estava obcecado em querer saber exatamente quantos grãos de arroz que seria necessário na praça 64 e quanto arroz total seria necessário para todas as 64 casas. Os computadores pessoais não estavam disponíveis, então (este é de cerca de 1978) e por isso me propus a encontrar a resposta usando calculadora meus pais de TI. Eu acho que a calculadora tinha cerca de dez dígitos sobre ele, e que foi considerado top de linha então. Dentro de um minuto ou dois de começar a calculadora atingiu o seu limite. Mas eu realmente queria saber a resposta, então eu continuei e fiz os cálculos à mão. Depois de passar a maior parte da minha aritmética manhã de domingo fazendo finalmente tive as respostas:
  9,223,372,036,854,775,808 na praça 64 e
 18,446,744,073,709,551,615 total para todo o conselho
Isso é cerca de 18 bilhões de bilhões. Então, se um saco de arroz continha um bilhão de grãos, você precisaria de 18 bilhões de sacolas desse tipo. Mas, na verdade um saco real do arroz pesando 100 libras tem menos de 3 milhões de grãos.
Esta história sobre o Rei é mais provável não é verdade. Mas é verdade que houve um antigo jogo indiano chamado Chaturanga e acredita-se que o xadrez moderno evoluiu a partir dele. No entanto, alguns estudiosos afirmam que a China é o verdadeiro berço de Xadrez. Então, nós podemos nunca saber a resposta real.



Nenhum comentário:

Postar um comentário