C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A
Professoras: Paula Amaral e Ângela
Professoras: Paula Amaral e Ângela
NOSSO JARDIM
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA
Relações Naturais
TEMPO
PREVISTO
Aproximadamente
dois meses.
JUSTIFICATIVA
Os
jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito,
é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros
bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
OBJETIVO
Construir conhecimentos sobre o
universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de
observação, exploração e de um jardim. Conhecendo os cuidados básicos de
pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e
cultivo. De forma á despertar consciência dos cuidados com a natureza e com o
meio em que vivemos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
• Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Roda de conversa “Imagem de um Jardim”,
para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
• Construir um Diário de anotações, a
partir das informações das crianças.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
• Realizar a confecção de um mural, fixá-lo
na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que
já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas
foram tratadas.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
• Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.(Pesquisa para casa).
Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
Ø Você tem um jardim em casa? Tem alguém da família que possui?
Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?
Ø Quem cuida do jardim?
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
• Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.(Pesquisa para casa).
Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
Ø Você tem um jardim em casa? Tem alguém da família que possui?
Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?
Ø Quem cuida do jardim?
2ª Etapa
• Falar um pouco sobre jardim, sobre
os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte
maneira:
Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.
Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).
Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.
Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).
3ª Etapa
• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.( solicitar imagens, textos informativos ,revistas que se refira ao Tema).
4ª Etapa
• Convidar o grupo para uma visita aos espaços do Cmei.
Observar pequenos animais (minhoca,
borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto
da comunidade escolar.
• Socialização em roda de conversa
sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as
atividades.)
5ª Etapa
• Refletir sobre as
questões levantadas. Oferecer diversos portadores de textos com o tema
(jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar
respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e
informações novas.
• Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim. Trabalhar individualmente as pesquisas
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
5ª Etapa
• Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim. Trabalhar individualmente as pesquisas
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
6ª Etapa
Construir um terrário.• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.
• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Etapa
Construir um terrário.• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.
• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Etapa
• Visita ao jardim para coletar
animais que farão parte do terrário.
• Ao chegar no Cmei introduzir os animais no terrário.
8ª Etapa
• Ao chegar no Cmei introduzir os animais no terrário.
8ª Etapa
• Assistir um vídeo do filme “VIDA DE
INSETOS”.
• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
9ª Etapa
• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
• Fazer um levantamento
com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.
• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.
10ª Etapa
• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.
• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
• Possíveis perguntas para a entrevista:
Ø O que usamos para montar um jardim?
Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?
Ø Você gosta do que faz?
Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
Ø Você joga veneno no jardim?
Ø Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.
• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.
• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
• Possíveis perguntas para a entrevista:
Ø O que usamos para montar um jardim?
Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?
Ø Você gosta do que faz?
Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
Ø Você joga veneno no jardim?
Ø Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.
• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
• Entrevista feita pelas crianças.
• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário