sexta-feira, 8 de abril de 2016

projeto nosso jardim

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A
Professoras: Paula Amaral e Ângela

PROJETO
NOSSO JARDIM

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA
Relações Naturais

 TEMPO PREVISTO
Aproximadamente dois meses.

JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.

OBJETIVO
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, exploração e de um jardim.  Conhecendo os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. De forma á despertar consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Roda de conversa “Imagem de um Jardim”, para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.

• Construir um Diário de anotações, a partir das informações das crianças.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.

• Realizar a confecção de um mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS

 Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.(Pesquisa para casa).

Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?

Ø Você tem um jardim em casa? Tem alguém da família que possui?

Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?

Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?

Ø Quem cuida do jardim?

2ª Etapa

• Falar um pouco sobre jardim, sobre os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:

Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?

Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.

Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).

3ª Etapa

• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.( solicitar imagens, textos informativos ,revistas que se refira ao Tema).

4ª Etapa

• Convidar o grupo para uma visita aos espaços do Cmei.
                                                             
Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.

• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as atividades.)

5ª Etapa

• Refletir sobre as questões levantadas. Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.

 • Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim. Trabalhar individualmente as pesquisas
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.


6ª Etapa

 Construir um terrário.• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.

• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.

• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.

• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.

7ª Etapa

• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.

• Ao chegar no Cmei introduzir os animais no terrário.

8ª Etapa

• Assistir um vídeo do filme “VIDA DE INSETOS”.

• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.

9ª Etapa

• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).

• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.

• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.

• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.

10ª Etapa

• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.

• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.

• Possíveis perguntas para a entrevista:

Ø O que usamos para montar um jardim?

Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?

Ø Você gosta do que faz?

Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?

Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?

Ø Você joga veneno no jardim?

Ø Por que devemos molhar o jardim?

Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.

• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).


• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.

• Entrevista feita pelas crianças.

• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário