domingo, 22 de setembro de 2013

PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO - Agosto/Setembro 2013




PROJETO: OS MISTÉRIOS DO ESPAÇO

 
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.


JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse  em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO COM O  CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.

OBJETIVO ESPECIFICO

Identificar às estações do ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua como um astro que se encontra no universo.

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.

2ª ETAPA: Roda de aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização “Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como ocorre as estações do ano.

4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.

5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças. 

6ª ETAPA: Roda de conversa, “Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.

 




7ª ETAPA: Iremos registrar as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo  – Porque em alguns lugares é dia e outro é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.


De onde vem o dia e a noite - KIKA

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74




  9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
10ª ETAPA: SISTEMA SOLAR

Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).






11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário