PROJETO: OS MISTÉRIOS
DO ESPAÇO
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
ÁREADE CONHECIMENTO: Relações Naturais.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
Educadora: Paula Amaral
Professora: Roseli e Adalgisa.
JUSTIFICATIVA:
Em uma roda de conversa sobre as férias, surgiu o assunto “NEVE”, as crianças demonstraram um grande interesse em conhecer esse fenômeno, então resolvemos desenvolver uma sequência sobre as estações do ano. Mas as crianças foram além e demonstraram interesse maior pelo “SOL”, foi neste momento que fomos pesquisar como trabalhar este assunto na educação infantil.
E em inúmeras pesquisas
envolvendo o assunto sobre o sol, resolvemos ampliar está sequência e
transforma-la em um projeto, envolvendo além das ESTAÇÕES DO ANO; OS PLANETAS E
O SISTEMA SOLAR; O DIA E A NOITE; E A LUA, FINALIZANDO NOSSO PROJETO
COM O CANTINHO DE BRINCAR.
OBJETIVO: Observar os
fenômenos da natureza, investigando-os e despertando nas crianças uma
curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
OBJETIVO ESPECIFICO
OBJETIVO ESPECIFICO
Identificar às estações do
ano (Clima; tipos de vestuário adequados a cada estação).
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Identificar os aspectos do dia e da noite.
Representar e explorar o
sistema solar, conhecendo os planetas.
Explorar e conhecer a lua
como um astro que se encontra no universo.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
1ª ETAPA: Roda de conversa - Disparador “Quem viu a Neve em Curitiba?”.
2ª ETAPA: Roda de
aprendizagem “Informativo sobre as Estações do Ano”.
3ª ETAPA: Dramatização
“Estações do Ano” - A professora irá escolher 6 crianças para dramatizar como
ocorre as estações do ano.
4ª ETAPA: A professora/ Educadora irá levar roupas para vestir uma boneca gigante, onde as crianças irão Identificar o tipo de vestuário adequado a cada estação.
5ª ETAPA: Realizaremos uma brincadeira de vestir de acordo com a estação, envolvendo disputa entre as crianças.
6ª ETAPA: Roda de conversa,
“Apresentação de Imagens sobre o clima das estações”.
7ª ETAPA: Iremos registrar
as estações por meio de desenho e pinturas, onde as crianças irão confeccionar
coletivamente painéis das estações.
DIA E NOITE
8ª ETAPA: Apresentar o vídeo
– Porque em alguns lugares é dia e outro
é noite? Demonstrar como acontece o sistema de rotação da terra.
9ª ETAPA: Roda de conversa: O que podemos fazer de dia e o que podemos fazer de
noite? Representar o dia e a noite por meio de desenho.
Trabalhar com os aspectos do dia, informando a importância do sol para nós e nosso planeta. Explorar o sistema solar, conhecendo os planetas. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho das curiosidades sobre o sistema solar e os planetas).
11ª ETAPA: Trabalhar os aspectos da noite, explorando e conhecendo a lua como um astro que se encontra no universo. (Trabalhar vários dias está etapa, confeccionando um cantinho do astronauta).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor/educador( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário