SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CAÇA AO TESOURO
ÁREA DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO: ESPAÇO E FORMA
TURMA: PRÉ
EDUCADORA: PAULA AMARAL
PROFESSORA: ROSELI FERREIRA
OBJETIVO: IDENTIFICAR PONTOS DE REFERÊNCIAS PARA
SITUAR-SE E DESLOCAR-SE NOS ESPAÇOS. ORIENTAR-SE POR MEIO DE MAPAS OU
INSTRUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Participação dos pais em desenhar o trajeto
que realizam até chegar ao CMEI.
2ª Etapa – Realizar visita com as crianças por todos os
espaços do CMEI.
3ª Etapa – Visitar o espaço externo do CMEI.
4ª Etapa – Realizar uma visita, conhecendo todas as salas
do CMEI, em seguida cada criança irá escolher uma sala para observar e desenhar.
5ª Etapa – Identificar todas as salas do CMEI, utilizando
os desenhos das crianças.
6ª Etapa – Apresentar o vídeo da Dora, que mostra o mapa,
para chegar ao local desejado. Em seguida iniciaremos uma conversa sobre o mapa
do CMEI.
7ª Etapa – Apresentação do mapa (planta do CMEI desenhado
pela educadora), que será utilizado como jogo de percurso “Caça ao Tesouro”.
8ª Etapa – As crianças irão explorar e colorir o jogo.
9ª Etapa – Com o jogo finalizado iremos realizar as jogadas,
onde as crianças irão se localizar por meio do jogo e chegar a conclusão de
onde o tesouro está escondido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário