sábado, 9 de junho de 2012

PROJETO CIRCO DA ALEGRIA


PROJETO CIRCO

CMEI MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO: TRÊS MESES
PROFESSORA: MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA: PAULA AMARAL

JUSTIFICATIVA:
O circo é uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.

OBJETIVOS: Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante  exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos alargando-lhes as possibilidades de expressão,  com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento físico, psicológico e social.
O projeto “ CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente na cena cômica do palhaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e valorizar os  profissionais do circo
- Trabalhar e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o equilíbrio em diversas posições.





RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
- Colchonetes

MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.

2º MOMENTO: Em roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma lista com os nomes das crianças.

3º MOMENTO: Apresentação em DVD´s de números circenses, e músicas de circo. Construir um texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.

4º MOMENTO: Apreciar a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.

5º MOMENTO: Em roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.

6º MOMENTO: Assistir ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e apreciar o circo em desenho animado.

7º MOMENTO: As crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão colorir e expor no mural.

8º MOMENTO: Apresentar vídeos de danças contemporâneas.

9º MOMENTO: Imitar a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.

10º MOMENTO: Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.

11º MOMENTO: Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.

12º MOMENTO: Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.

13º MOMENTO: Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.

14º e 15º MOMENTO: Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.
1ª etapa: Fazer recorte no prato para confeccionar o cabelo do palhaço.
2ª etapa: Colar olhos, boca, sobrancelhas e nariz.
3ª etapa: Enfeitar a gravata com canetinha em papel camurça.  

16º MOMENTO: Cada criança irá nomear seu palhaço, em seguida a professora irá propor a tentativa da escrita, por meio de copia.

17º MOMENTO: Brincadeiras circenses.

18º MOMENTO: Confecção do palhaço com cone de linhas.

19º MOMENTO: Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para apresentação do produto final do projeto.

20º MOMENTO: Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos: mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura, bexigas, bolas, bambolês, etc...

21º MOMENTO: As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “, autor desconhecido

22º MOMENTO: Apreciar a um espetáculo “Circo da Cidade”.

23º MOMENTO: Apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as crianças desejam confeccionar para nosso cenário.

24º MOMENTO: Construção do cenário. Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras fantasias.

25º MOMENTO: Ensaio
26º MOMENTO: Construção do cenário.
27º MOMENTO: Ensaio
28º MOMENTO: Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a apresentação do projeto circo.

29º MOMENTO: Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los verbalmente.

30º MOMENTO: Ensaio Final com todas as crianças.

31º MOMENTO: Apresentação de um “Espetáculo Circense”31º MOMENTO: Apresentação de um “Espetáculo Circense”


AVALIAÇÃO:
Através de anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas e uma imagem positiva de si.sentação de um “Espetáculo Circense”

Nenhum comentário:

Postar um comentário