PROJETO CIRCO
CMEI
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
TURMA: PRÉ
FAIXA
ETÁRIA: 4 A 5 ANOS
DURAÇÃO:
TRÊS MESES
PROFESSORA:
MARIA INÊS FARIAS
EDUCADORA:
PAULA AMARAL
JUSTIFICATIVA:
O circo é
uma das mais antigas manifestações populares e artísticas, pois durante o
espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e
figurino apropriados que encantam a plateia. É um espetáculo de magia que faz
até hoje a alegria não só das crianças como também de muitos adultos.
OBJETIVOS:
Este projeto tem por objetivo permitis as crianças vivenciar individualmente e
em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobre tudo mediante exercícios, jogos reunidos em proposições didáticas.
Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos
alargando-lhes as possibilidades de expressão,
com a incorporação de novos gestos, e estimulando-lhes desinibições no convívio
social e, enfim, facilitando-lhes a harmonização entre o desenvolvimento
físico, psicológico e social.
O projeto “
CIRCO “ tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando
o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do “ PALHAÇO “, como
forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de
valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente
na cena cômica do palhaço.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver o gosto por atividades circenses.
- Valorizar
o circo como forma de preservação da nossa cultura popular
- Despertar
o gosto pela arte e pela música circense
- Conhecer e
valorizar os profissionais do circo
- Trabalhar
e desenvolver a imaginação e a criatividade
- Executar
movimentos básicos associados ao ritmo
- Manter o
equilíbrio em diversas posições.
RECURSOS:
- DVD´s
- CD´s
- TV
- Aparelho
de som
- Bambolês
- Cordas
- Bolas
- Cartolinas
- Lápis de
cor
- Giz de
cera
- Tesoura
- Cola
- Tinta
guache e de maquiagem
- Fantasias
- Adereços
- Bexigas
- Tatame
-
Colchonetes
MOMENTOS:
1º MOMENTO: Apresentar
a sacola mágica como disparadora, contendo objetos circenses: Bolinhas de
malabares, cabos de madeira para equilíbrio e fotos de palhaços.
2º MOMENTO: Em
roda, perguntar quem já foi ao circo ou quem já viu na TV, registrando em uma
lista com os nomes das crianças.
3º MOMENTO:
Apresentação em DVD´s de números circenses, e músicas de circo. Construir um
texto coletivo com as crianças, sobre o que mais gostaram no vídeo.
4º MOMENTO: Apreciar
a um espetáculo circense “O Palhaço do Planeta Verde”.
5º MOMENTO: Em
roda de conversa relembrar o espetáculo, focando no cenário e personagens.
6º MOMENTO: Assistir
ao filme do Dumbo, onde as crianças irão refletir sobre as diferenças e
apreciar o circo em desenho animado.
7º MOMENTO: As
crianças irão confeccionar um toldo de circo em forma de dobradura, onde irão
colorir e expor no mural.
8º MOMENTO: Apresentar
vídeos de danças contemporâneas.
9º MOMENTO: Imitar
a postura dos artistas do vídeo, acompanhado de musica contemporânea.
10º MOMENTO:
Propor que as crianças realizem o malabarismo com sacolas plásticas.
11º MOMENTO:
Realizar cambalhotas com as crianças, utilizando colchonetes.
12º MOMENTO:
Confecção de malabares com garrafa pet e cano de pvc.
13º MOMENTO:
Usar fantasias, adereços, para uma brincadeira “Uma tarde no circo”, onde as
crianças representarão os bailarinos e bailarinas, magico e palhaço.
14º e 15º MOMENTO:
Realizar confecção de um palhaço com prato descartável.
1ª etapa:
Fazer recorte no prato para confeccionar o cabelo do palhaço.
2ª etapa:
Colar olhos, boca, sobrancelhas e nariz.
3ª etapa:
Enfeitar a gravata com canetinha em papel camurça.
16º MOMENTO:
Cada criança irá nomear seu palhaço, em seguida a professora irá propor a tentativa
da escrita, por meio de copia.
17º MOMENTO:
Brincadeiras circenses.
18º MOMENTO:
Confecção do palhaço com cone de linhas.
19º MOMENTO:
Selecionar as crianças para as atividades de números artísticos circenses, para
apresentação do produto final do projeto.
20º MOMENTO:
Trazer números circenses, onde as crianças irão explorar os movimentos:
mágicas, malabares, palhaços, equilíbrios, corda bamba, cabos de vassoura,
bexigas, bolas, bambolês, etc...
21º MOMENTO:
As professoras irão apresentar um história dramatizada “ O PALHAÇO NARIGUDO “,
autor desconhecido
22º MOMENTO:
Apreciar a um espetáculo “Circo da Cidade”.
23º MOMENTO:
Apresentar imagens de cenários de circos, em seguida registrar o que as
crianças desejam confeccionar para nosso cenário.
24º MOMENTO:
Construção do cenário. Confecção de colarinho, gravatas de palhaços e outras
fantasias.
25º MOMENTO:
Ensaio
26º MOMENTO:
Construção do cenário.
27º MOMENTO:
Ensaio
28º MOMENTO:
Confeccionar um cartão coletivo, para convidar as outras turmas para apreciar a
apresentação do projeto circo.
29º MOMENTO:
Ensaio e algumas crianças fantasiadas de artistas de circo irão às salas das
outras turmas entregarem em mãos os convites por escrito, e convidá-los
verbalmente.
30º MOMENTO:
Ensaio Final com todas as crianças.
31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense” 31º MOMENTO:
Apresentação de um “Espetáculo Circense”
AVALIAÇÃO:
Através de
anotações diárias feitas pelas professoras e dos trabalhos realizados pelas
crianças será avaliado o desenvolvimento, da capacidade expressiva nas situações
de comunicação de suas ideias com colegas e professoras; das atitudes de ajuda
e colaboração; das atitudes de interesse e respeito pelas produções dos colegas
e uma imagem positiva de si.sentação de um “Espetáculo Circense”
Nenhum comentário:
Postar um comentário