domingo, 31 de março de 2013

Sequência Didática - Adivinhas - Pré 2013


  Sequência Didática "Adivinhas".

Área de Formação Humana: Leitura e Escrita.

Inicio: 08-04-2013

Objetivo: Apreciar a leitura de adivinhas; Participar da construção de textos coletivos escrito pelo professor;

Desenvolvimento

1ª Etapa - Apresentaremos a leitura das  Adivinhas do livro de Ana Cláudia Rocha".
Em seguida iremos propor a confecção das adivinhas que iremos colocar no mural da sala.  Cada adivinha será realizada por um grupo de 3 crianças.

2ª Etapa -  Adivinha - O QUE É QUE CAI EM PÉ E CORRE DEITADO? RESPOSTA CHUVA.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.

 3ª Etapa - Adivinha - O QUE É QUE TEM CABEÇA, TEM DENTE, TEM BARBA, NÃO É BICHO E NÃO É GENTE? RESPOSTA ALHO.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.
 4ª Etapa - Adivinha - O QUE É QUE FALTA NA CASA PARA FORMAR UM CASAL? RESPOSTA LETRA L
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta - CASA - CASA...L...
- Realizar o desenho correspondente a resposta.


 5ª Etapa - Adivinha - O QUE É QUE CORRE EM VOLTA DO PASTO SEM SE MEXER? RESPOSTA A CERCA.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.


 6ª Etapa - Adivinha - O QUE É QUE PDE PASSAR DIANTE DO SOL SEM FAZER SOMBRA?RESPOSTA O VENTO
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.


 7ª Etapa -  Adivinha -QUEM É TÃO FORTE QUE PODE PARAR UM AUTOMÓVEL COM UMA SÓ MÃO? RESPOSTA O GUARDA DE TRANSITO.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.

 8ª Etapa - Adivinha - O QUE É QUE ENTRA NA ÁGUA E NÃO SE MOLHA? RESPOSTA A SOMBRA
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.

 9ª Etapa  - Adivinha - O QUE É QUE VIVE COM OS PÉS NA CABEÇA? RESPOSTA O PIOLHO.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.


 10ª Etapa -  Adivinha - POR QUE O GALO FECHA OS OLHOS QUANDO CANTA? RESPOSTA PORQUE SABE A MÚSICA DE COR.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.

 11ª Etapa - Adivinha - QUAL É A PESSOA QUE QUANDO TRABALHA DEIXA QUALQUER UM DE BOCA ABERTA? RESPOSTA O DENTISTA.
- Enfeitar o envelope
- Realizar a cópia da resposta
- Realizar o desenho correspondente a resposta.


 12ª Etapa - Nesta etapa a professora colocara as adivinhas em uma mesa e cada grupo irá retirar uma adivinha tentando descobrir a resposta.

segue mais adivinhas que encontrei na internet:





Projeto "Cantigas de Roda dos Animais". Pré 2013

                                       Sequência Didática "Cantigas de Roda".


Educadora: Paula Amaral 
Professora: Graciane

Tempo: Uma vez por semana 
Inicio: 26-03-2013/ Termino:06-05-2013.

Área de Formação Humana: Leitura, Escrita.


Objetivo: Apreciar a leitura de cantigas de roda; Ampliar o repertório; Participar da construção de textos coletivos escrito pelo professor;

Desenvolvimento

1ª Etapa - Realizaremos uma roda de aprendizagem, na qual apresentaremos o livro a ser trabalhado "Cantigas, Adivinhas e Outros Versos - de Ana Cláudia Rocha".
Em seguida iniciaremos com a Cantiga "Atirei o Pau no Gato", onde realizaremos a leitura e a canção acompanhada por palmas.

2ª Etapa -  Iremos realizar um texto coletivo, onde o professor irá realizar a escrita da cantiga em papel bobina.


 3ª Etapa - Iremos representar a cantiga por meio de desenho, onde as crianças irão desenhar o gato e em seguida realizar a tentativa de escrita da palavra "GATO".


 4ª Etapa - Como a cantiga anterior, se refere em maltratar o gato, então resolvemos adaptar uma nova versão, onde a professora irá realizar a leitura com as crianças.
Não atire o pau no gato (to)
Porque isso (sso)
Não se faz (faz)
Ô gatinho (nho)
É nosso amigo (go)
Não devemos maltratar
Os Animais
Jamais!!!

 5ª Etapa - Para representar a nova versão as crianças deverão desenhar o cuidado e carinho pelos animais.

 6ª Etapa - Nesta etapa, trabalharemos com a cantiga "A canoa virou", onde realizaremos a leitura da cantiga. Em seguida realizaremos a chamadinha utilizando a música.

7ª Etapa -  Iremos representar a cantiga, confeccionando uma canoa em papel bobina, e em seguida as crianças irão realizar a escrita de seus nomes em um cartão, feito isso realizarão o desenho de um peixinho.



 8ª Etapa - Para representar a 2ª parte da cantiga, confeccionaremos peixinhos em dobradura, onde as crianças irão enfeitar com canetinhas.


 9ª Etapa  - Realizaremos a brincadeira de roda " A Canoa Virou".

 10ª Etapa -  Trabalharemos com a cantiga "Barata", onde realizaremos a cantiga em roda com as crianças.

 11ª Etapa - Para representar está cantiga, realizaremos a escrita das palavras BARATA E VOVÔ. Em seguida realizarão o desenho representando a cantiga.

12ª Etapa - Realizaremos a cantiga "Cachorrinho", onde confeccionaremos um texto coletivo e a dobradura do cachorrinho. Em seguida realizaremos a escrita AU-AU.




 13ª Etapa - Nesta etapa trabalharemos com a cantiga "Sapo Cururu", onde cada criança irão realizar a escrita SAPO CURURU. Em seguida realizarão o desenho.


 14ª Etapa - Nesta etapa trabalharemos com a cantiga "Pombinha Branca", onde cada criança irá realizar o desenho e em seguida procurar no texto a palavra POMBINHA.



 15ª Etapa - Produto final: Montaremos um livrinho e apresentaremos na Mostra de Trabalhos do CMEI EM JUNHO.

 AVALIAÇÃO: Observar se a criança memorizou as musicas trabalhadas, apreciou as cantigas, ampliando assim o repertório.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Projeto" Jogo Viajante" - Pré 2013

Projeto Didático
Jogo Viajante 


Educadora: Paula Amaral 
Professora: Roseli Ferreira

Tempo: Uma vez por semana 

Área de Formação Humana: Relações Sociais e Conhecimento Matemático. 

Objetivo:Interagir em brincadeiras com adultos e crianças de sua família, compartilhando com os colegas suas vivencias.
Justificativa:Nossa proposta é compartilhar com as famílias momentos especiais com seus filhos, incentivando os pais a reservarem um tempinho para seus filhos nos fins de semana.
Desenvolvimento
Apresentaremos o projeto para as crianças, explicando que devemos ter cuidado com todos os componentes da sacolinha.
O jogo foi confeccionado pelas crianças para comemorar os 320 anos de Curitiba, nele trabalhamos com o conhecimento matemático.
1ª Etapa: Toda sexta feira uma criança irá levar o jogo para casa, devendo retornar na segunda-feira.
2ª Etapa: Toda terça feira realizaremos a leitura do caderno.
3ª Etapa: Quando todas as crianças tiverem participado do projeto, colocaremos em exposição o caderno viajante.

Avaliação: Observar se todos os pais participaram e se as crianças aprenderam o conhecimento matemático citado no jogo.








 JOGO DO RELÓGIO DAS FLORES “O JOGO VIAJANTE”.


Material: Tabuleiro; 78 fichas e12 tampinhas numeradas.
Número de jogadores: 2 a 6.
Faixa etária: A partir dos 4 anos
Objetivo do jogo: Desenvolver as noções de horas inteiras; Identificar os símbolos numéricos até 12; Desenvolver noções de quantidades e realizar contagem;

REGRAS DO JOGO


- Retirar da sacolinha uma tampinha.

- Posiciona a tampinha no tabuleiro indicando o número que saiu.

- Girar o ponteiro, onde o maior ponteiro deverá estar no marcando o número 12, e o menor indicando o número que tirou, representando assim a hora inteira.

- Retirar as quantidades de fichas correspondentes ao número que retirou.

- Repetir os procedimentos anteriores até que todos os números estejam cobertos pelas tampinhas.

- Realizar a contagem das fichas adquiridas.

– Vence o participante que tiver a maior quantidade de fichas.





quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto Curitiba e suas trilhas - Relógio das Flores


Projeto Curitiba “Conhecendo o Relógio das Flores”.


Área de Formação Humana: Relações Naturais e Conhecimento Matemático.
Objetivos: Representar ambientes e paisagens de diferentes formas, conhecendo a diversidade dos ambientes e das paisagens naturais.
Período: 1 mês (manha/tarde)
Justificativa: Escolhemos o Relógio das flores para que as crianças conheçam e se interessem pela história de Curitiba, obtendo informações sobre a história do Relógio das Flores.


Desenvolvimento:


1ª Etapa: Em uma roda de conversa apresentaremos imagens do relógio das flores, para que seja explorada por todas as crianças. Em seguida realizaremos a apresentação do projeto Curitiba.
2ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa na internet utilizando o data show para procurar imagens do relógio das flores, onde mostraremos as mudanças no relógio devido as mudanças de estações. Em seguida iniciaremos um a roda de conversa de como realizar a confecção do relógio.

Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo, reconhecendo a função social dos números em diferentes contextos.
3ª Etapa: A professora irá realizar uma pesquisa de campo e apresentar fotos para as crianças de como está o relógio das flores neste momento. Em seguida realizaremos a história do relógio para as crianças.
4ª Etapa: As crianças receberão um circulo para a confecção do relógio, onde poderão utilizar lápis preto e de cor para desenhar o relógio.

5ª Etapa: Nesta etapa iremos propor a confecção do jogo do relógio das flores, utilizando caixas de pizza. As crianças irão pintar de guache verde e colocar para secar.
6ª Etapa: Representaremos os números em formato de flor, onde as crianças irão colorir e escrever os números até 12.
7ª Etapa: Com o auxilio da professora as crianças irão colar os as flores na base do relógio, seguindo a sequência numérica de 1 a 12 conforme modelo apresentado.
8ª Etapa: Realizaremos a contagem dos números, explicando as funções do relógio com foco maior nas horas inteiras. Em seguida conversaremos sobre o jogo.
9ª Etapa: Iremos confeccionar tampinhas com a sequência numérica até 12, onde as crianças irão registrar os números em um circulo de papel e em seguida colar nas tampinhas.
10ª Etapa: Realizaremos os ponteiros do relógio, utilizando palitos de churrasco e suporte que o faça girar.
11ª Etapa: Iremos registrar as regras do jogo, realizando um texto coletivo ensinando as crianças a jogar.
12ª Etapa: Com o tabuleiro, as peças e as regras do jogo prontas, realizaremos a confecção da caixa e sacolinha para guardar o jogo e seus componentes.

13ª Etapa: Está etapa será para explorar e realizar as jogadas, onde a professora irá separar a turma em grupos de 4 integrantes.
14ª Etapa: Após todas as crianças terem realizado as jogadas, a professora irá guardar o jogo para colocar na exposição.
15ª Etapa: Além do jogo a professora irá propor para as crianças a construção da releitura do relógio das flores, no qual trabalharemos as relações naturais.
16ª Etapa: A professora irá levar um vaso de argila para apresentar as crianças, onde poderão explorar. Em seguida iniciaremos a construção do relógio das flores, onde um grupo colocará terra no vaso e o outro irá observar e conhecer as mudas de flores que serão plantadas, aprendendo a cuidar das plantas após planta-las. Escolheremos uma criança por dia para cuidar das flores.

17ª Etapa: Nesta etapa as crianças irão auxiliar as professoras colocando pedrinhas para registras os outros números que fazem parte do relógio.
18ª Etapa: Para finalizar a confecção da releitura do relógio construiremos os ponteiros, utilizando gravetos.

19ª Etapa:  Para finalizar o projeto, iremos confeccionar um cartão como homenagem  do CMEI CAMPO ALEGRE, no aniversário de nossa cidade.

20ª Etapa: Após a exposição, o jogo do relógio das flores irá se transformar em um novo Projeto, “O jogo Viajante”. Onde cada criança irá leva-lo para casa realizando as jogadas com a família. Em seguida a família registra no caderno viajante como foi este momento.