Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 17 de agosto de 2014

RECRIANDO SITUAÇÕES POR MEIO DO FAZ DE CONTA - MATERNAL I


ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PARTICIPANTE: PAULA CRISTIANE MARQUES AMARAL 

UNIDADE EDUCATIVA: CMEI ISIS SANSON MONT SERRAT

TURMA DO EAD:   TURMA 04      DOCENTE: IVANA 

PLANEJAMENTO

Titulo: Recriando Situações por meio do Faz de Conta

Área de Formação Humana: Relações Sociais

Modalidade Organizativa do Tempo Didático: Atividade Permanente “Cantos de Atividades Diversificadas”.

Faixa Etária: Maternal I

Tempo Estimado: Uma vez por semana, durante 30 minutos. 

Justificativa

A ideia em trabalhar com os cantos de atividades diversificadas surgiu devido à observação, em momentos de interação entre as crianças e o brincar nos cantos existentes na sala.
As crianças não demonstram saber como brincar, deixam os brinquedos espalhados e misturados, pisam em cima e mesmo com a orientação da Educadora eles não tem o cuidado com os brinquedos.
Então resolvi focar na atividade permanente de Cantos de Atividades Diversificadas, desenvolvendo novas propostas com regras e combinados para o momento de brincar.

Objetivo Geral

Desenvolver gradativamente ações independentes na escolha de espaços e brinquedos, aprendendo a brincar com adultos e crianças.

Objetivo Especifico:

· Reconhecer os diferentes cantos de atividades diversificados, organizados dentro ou fora de sua sala;

·Demonstrar preferências sobre espaços e brinquedos;

· Organizar diferentes brinquedos e materiais em seus respectivos lugares, com ajuda do educador.



CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO:

MATERIAIS: Iremos planejar cantos de brincar em que as crianças possuam conhecimentos, que façam parte de seu cotidiano familiar, como por exemplo:

1- CANTO DO BERÇÁRIO
Para representar este canto, iremos adquirir mamadeiras, pratinhos, copinhos, bonecas, roupinhas, banheira, carrinhos, bolsas, fraldas e paninhos.

2- CANTO DO SALÃO DE BELEZA
Neste canto iremos trazer embalagens de shampoo, creme, desodorante, perfume e outras embalagens necessárias. Logo também iremos acrescentar materiais representando cantinho da manicure.

3- CANTO DO POSTO DE SAÚDE
Iremos representar o canto do médico utilizando acessórios como: jaleco, mascara, toca estetoscópio, termômetro, embalagens vazias de remédios, maca e outros materiais que forem necessários.

4- CANTO DO ESCRITÓRIO
Neste cantinho serão providenciados teclados e monitor de computador, aparelhos de telefone, calculadoras, canetinhas, carimbos e bloquinhos para registrar a escrita.

5- CANTO DO MERCADO
Utilizaremos embalagens vazias de diferentes produtos, também providenciaremos uma caixa registradora, calculadoras,cestinhas, sacolas e dinheiro para simular a compra.

6- CANTO DA PIZZARIA
Serão providenciados caixas de pizzas, forno, pratos,copos, recipiente de molhos, pizzas em isopor, teclados e monitor de computador, aparelhos de telefone, calculadoras, blocos para registrar o pedido e cardápios de pizzarias.

7- CANTO DA CONFEITARIA
Serão providenciados pratos, panelas, faca, garfos, colheres e massinha, no qual a criança poderá realizar suas criações.

8- PET SHOP
Neste cantinho colocaremos uma banheira, secador, escova e animais de pelúcia. Também acrescentaremos aventais e coleirinhas.

9- VETERINÁRIO
Utilizaremos a maleta do médico, mas acrescentaremos animais de pelúcia, confeccionaremos também um banquinho e a mesinha para este cantinho.


ESPAÇOS:
Sala de atividades ou solário.

DESENVOLVIMENTO

Em roda de conversa a educadora irá apresentar a proposta sobre os cantos de atividades diversificadas, ensinando a criança como brincar e realizando os combinados e regras para o fim da brincadeira.

Em seguida as crianças irão aguardar as educadoras realizarem a montagem dos cantos, no qual nos primeiros momentos serão construídos três cantos diferenciados dos fixos da sala, podendo assim existir um rodízio entre os cantos e as crianças.
As educadoras ficarão uma em cada canto para que as crianças respeitem as regras e combinados.

REGRAS E COMBINADOS
- Aguardar o rodízio para a troca dos cantos.
- Deixar os brinquedos nos cantos propostos.
- Compartilhar com os colegas os brinquedos.
- Guardar os brinquedos nos respectivos lugares no fim da brincadeira.

Também pretendemos vivenciar no pátio externo, todos os cantinhos, onde as crianças irão representar por meio da brincadeira as funções sociais de cada canto.


AVALIAÇÃO

Observar se a criança reconhece os diferentes cantos de atividades diversificados, recriando situações imaginárias ou do cotidiano.

A criança demonstra preferências sobre espaços e brinquedos.

Observar se a criança organizar os brinquedos e materiais em seus respectivos lugares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário