Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 5 de maio de 2013

Sequência Didática Animais de Estimação - Coelho


Sequência Didática

Animais de Estimação - Coelho

OBJETIVOS:
• Conhecer diversas espécies.
• Conhecer a alimentação e os lugares onde vivem.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: A professora irá apresentar imagens encontradas na internet.  Existe bastante confusão entre o que se entende por raça e o que é uma variante de coelho. Ao longo do tempo, o número de raças aumentou consideravelmente e continua a suceder-se. Por isso, definimos a raça como um tipo de coelho que está definido por características físicas fáceis de reconhecer e que lhe dão um aspecto diferente dos outros, entre eles destacamos a pelagem, o tamanho das orelhas. Dentro da mesma raça pode haver diferentes cores de pêlo.
Um exemplo é o coelho Holandês, que se distingue pela sua pelagem característica. Desta raça de coelho, existem oito variedades dependendo da cor. De qualquer das formas, não existe um critério universal que serve para a classificação das raças. A diferença entre raças não se deve exclusivamente pelos aspectos físicos. O carácter também pode ser um traço diferencial.
Os coelhos pequenos geralmente são mais brincalhões do que os de maior tamanho. As raças de coelhos mais pequenos são os Polacos e os anões. Os maiores são os gigantes de Flandes e os Franceses. É importante ter em conta o tamanho do animal para a escolha da sua gaiola pois ele deve sentir-se bem com os seus movimentos.
Hoje em dia, podemos ver coelhos de diferentes e variadas cores. Classificam-se em três grupos: cutia, manchado e sólido. Também existem raças que têm apenas uma cor específica. O elemento mais chamativo dos coelhos é sem dúvida as orelhas. Podem estar levantadas ou caídas, também chamadas “lop”.
Realizaremos um desenho de observação, onde cada criança irá escolher qual raça irá desenhar. Feito isso a professora irá escolher um de cada raça para anexar em nosso livro. onde uma criança realizara a escrita "Coelho".
2ª Etapa:  Cuidados diários:
Escovagem do pêlo: uma ligeira escovagem diária fará muito bem ao seu coelho. Os coelhos Angorá necessitam que o pêlo seja cortado regularmente (consulta um especialista).
Exercício: O coelho é um pequeno animal muito vivo e alegre. Necessita de sair da sua gaiola pelo menos uma hora por dia para relaxar os seus músculos. O ideal é tirá-lo da mesma durante 20 minutos, várias vezes ao dia.
Limpeza da gaiola: Limpa os cantos donde o teu coelho urina e retira um pouco das caganitas. O mais cómodo é utilizar uma pá dos gatos.
Colocar água fresca no bebedouro: a água do coelho deve estar sempre limpa, assim como o bebedouro.
Cuidados semanais:
Limpeza completa da gaiola: Esvazia totalmente o fundo da gaiola e faz uma limpeza completa desinfectando-a como a ajuda de um produto não demasiado agressivo.
Cuidados a cada dois meses:

As unhas: Há que cortá-las a cada certo tempo para evitar que a unha encaracole e possa ferir o coelho. Não te esqueças que o coelho tem quatro unhas nas patas traseiras e cinco nas da frente. Basta cortar uns milímetros antes do próprio dedo. É um processo delicado pelo que é necessário ter muita atenção.
Anticoccidianos: Para evitar a coccidiose (os coccidios atacam as paredes do intestino do coelho podendo causar-lhes a morte. Este cuidado deve ser dado mais importância para os coelhos que vivem nos exteriores ou que são alimentados por elementos do jardim.
Cuidados anuais:
As vacinas: Há duas principais que há que fazer: contra a mixomatose e contra a doença hemorrágica VHD.

3ª Etapa: Realizaremos uma conversa sobre a alimentação da espécie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário