Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sequência Didática - Realizando Contagens.


Sequência Didática "Realizando Contagens”.


Área de Formação Humana: Conhecimento matemático. 


Inicio: 12-03-2013

Objetivo: Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: Contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
Faixa etária:
4 a 5 anos.

Material:
Papel bobina, giz de cera, lápis de cor, papel de diferentes cores e diferentes coleções.

Desenvolvimento

1º Momento - Realizar contagem dos alunos presentes e registrar no quadro. Logo realizaremos construção de gráficos. As crianças presentes serão divididas em meninos e meninas, variando as cores e materiais para marcação no gráfico.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando quadradinhos de papel, onde os meninos serão representados pela cor azul, e as meninas pela cor rosa. As crianças irão escrever o nome nos papéis e em seguida colar no gráfico com auxilio da professora.

 *Realizar a contagem das meninas e meninos por meio de tampinhas de garrafas, em seguida registrar atividade com carimbo de tampinhas e guache, representando as quantidades.

 Registros pela criança, carimbo com guache.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando lego, onde cada criança de cada grupo irá retirar uma peça e encaixar formando uma barra. Em seguida iremos contar as peças e deita-las em uma sulfite, onde um aluno de cada grupo ira riscar em volta.
Feito isso cada criança irá pintar um espaço, formando o registro.



*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando bichinhos de brinquedos.

12 MENINOS E 10 MENINAS


*Realizar confecção de um relógio com caixas de pizza, onde cada criança irá pintar com guache verde a base e em outro momento realizaremos os registros dos números até 12. Feito isso realizaremos a contagem de meninos e meninas.

*Realizar contagem utilizando uma duas barra de chocolate.

QUANTOS PEDAÇOS DE CHOCOLATE PRECISAMOS TIRAR PARA DEIXAR IGUAIS?


AS CRIANÇAS RESPONDERAM 1 PEDAÇO, CONFORME REGISTRO.


2º Momento – Construção de tabela, cada criança retira uma cor de papel e faz uma rasura em forma geométrica. Em seguida colar na tabela menina x menina. Está etapa será trabalhada outras vezes.

3º Momento – Fazer contagem de coleções. Então fazer pesquisa entre as crianças quem tem coleções. Pedir que contem e se possível trazer estas para sala de aula para fazer contagem e registro.
Fazer desenhos de seus carrinhos e bonecas e depois realizar contagem.

Avaliação:
Realizar contagem até quanto?
Fazer estimativas?
Fazer agrupamentos de objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...