Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Texto sobre Adaptação para Educação Infantil


O período de adaptação na escola infantil é um momento que gera
ansiedade e insegurança em todos os seus envolvidos: criança, família e escola. A
escola, entretanto, através dos educadores, tem o conhecimento teórico sobre o
desenvolvimento infantil e suas características, podendo atuar de forma a
minimizar o “sofrimento” causado nesse processo.
O olhar mais atento à criança, propiciando um espaço para o protesto
através do choro, ao mesmo tempo, propondo situações para que se acalme, é
uma forma de articular segurança para os próximos dias que virão.
Há também os que não choram nos primeiros dias, mas, ao dar-se conta de
que ficarão o dia todo na escola, então passam a protestar através do choro.
Nesses momentos, o carinho, a atenção, o colo, o contato com algum
objeto de transição facilitam a sua adaptação. Se houver uma observação prévia
ao choro, pode-se também propor brinquedos e/ou brincadeiras que notoriamente
proporcionaram momentos de prazer à criança nos primeiros dias.
A preparação do novo ambiente também auxilia a criança a aceitar essa
nova condição de afastar-se da família, com a qual  passou todo o período de
férias, para passar o dia inteiro longe dela, dentro da escola. Assim, fotos suas
foram colocadas na porta da sala e nos espaços de identificação dos materiais de
cada criança, onde já puderam visualizar sua imagem desde o primeiro dia.
A organização do espaço com diversos brinquedos e jogos, bem como o
colorido, remetendo a um ambiente de muita alegria, foi uma preocupação da
equipe já desde o primeiro dia de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário