· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
► Com 15 a 18 meses:
· Caminha bem sozinho.
· Começa a correr, cambaleante.
· Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
· Tem mímica muito expressiva.
· Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha um traço.
· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
· Constrói uma torre com três cubos.
· Com só, deixando cair.
· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita varrer, ler jornal.
· Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode iniciar uso do piniquinho.
· Começa a testar os limites que lhe são impostos
. Sobe escadas.
· Caminha com os pés separados.
· Bebe na caneca sozinha.
· Frases de uma palavra.
· Localiza rapidamente os sons
. Compreende algumas frases simples.
· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
► Com 18 a 24 meses:
· Corre bem.
· Chuta a bola.
· Atira a bola com a mão.
· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
· Alinha cubos
. Vira páginas de uma a uma.
· Imita traços verticais e circulares.
· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
· Identifica 3 a 5 desenhos.
· Começa a cortar com tesoura.
· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
· Abre armários, tira objetos das gavetas.
· Acompanha com gestos o que ouve e vê.
· Reconhece-se no espelho.
· Canta (atrapalhado).
· Dramatiza situações simples com bonecos.
· Negativismo acentuado.
· Tem senso de posse.
· Refere-se a si mesmo pelo nome.
· Veste peça simples.
· Compreende perguntas.
· Faz brincadeiras paralelas.
· Desce escada engatinhando para trás.
· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
. "Corre" desajeitadamente.
· Caminha lateralmente
. Caminha para trás
. Chuta uma bola
. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
· Come com uma colher
. Arremessa, mais sem direção definida.
· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
· Imagina coisas que não pode ver.
· Ajuda a despir-se.
· Leva a mão a um lugar dolorido.
· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
. Repete sons.
· Frases de duas palavras.
· Compreende frases curtas
.Localiza sons em outra sala.
· Aponta para algumas partes do corpo.
· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mantê-la ocupada
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário