quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ATUANDO EM BERÇÁRIO 2 - DICAS

► Com 11 meses:

· Anda com ajuda.

· Pronuncia uma ou outra palavra.

· Compreende o som de algumas palavras.

· Repete palavras.

· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.

· Bebe um pouco de água já da xícara.




►Com 12 a 15 meses:

· Começa a andar sozinho.

· Anda cambaleante.

· Gosta de atividades, de andar.

· Coopera ao vestir.

· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.

· Quando se vê no espelho, vocaliza.

· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.

· Repete algumas palavras.

· Fica de pé sozinha

. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida

. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.

· Solta facilmente

. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade

. Preensão palmar cruzada.

· Constância formal.

· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).

· Pára de levar as coisas à boca.

· Primeira palavra pronunciada corretamente

. Não baba mais.

· Reage ao seu próprio nome

. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.

· Estende as pernas quando esta sendo vestida.

· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
 

► Com 15 a 18 meses:

· Caminha bem sozinho.

· Começa a correr, cambaleante.

· Senta-se sozinho em cadeira infantil.

· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.

· Tem mímica muito expressiva.

· Esforça-se para chutar a bola.

· Desenha um traço.

· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.

· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.

· Constrói uma torre com três cubos.

· Com só, deixando cair.

· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.

· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.

· Imita varrer, ler jornal.

· Compreende ordens e pedidos simples.

· Pode iniciar uso do piniquinho.

· Começa a testar os limites que lhe são impostos

. Sobe escadas.

· Caminha com os pés separados.

· Bebe na caneca sozinha.

· Frases de uma palavra.

· Localiza rapidamente os sons

. Compreende algumas frases simples.

· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.




► Com 18 a 24 meses:

· Corre bem.

· Chuta a bola.

· Atira a bola com a mão.

· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).

· Alinha cubos

. Vira páginas de uma a uma.

· Imita traços verticais e circulares.

· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.

· Identifica 3 a 5 desenhos.

· Começa a cortar com tesoura.

· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.

· Abre armários, tira objetos das gavetas.

· Acompanha com gestos o que ouve e vê.

· Reconhece-se no espelho.

· Canta (atrapalhado).

· Dramatiza situações simples com bonecos.

· Negativismo acentuado.

· Tem senso de posse.

· Refere-se a si mesmo pelo nome.

· Veste peça simples.

· Compreende perguntas.

· Faz brincadeiras paralelas.

· Desce escada engatinhando para trás.

· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão

. "Corre" desajeitadamente.

· Caminha lateralmente

. Caminha para trás

. Chuta uma bola

. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.

· Come com uma colher

. Arremessa, mais sem direção definida.

· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.

· Imagina coisas que não pode ver.

· Ajuda a despir-se.

· Leva a mão a um lugar dolorido.

· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe

. Repete sons.

· Frases de duas palavras.

· Compreende frases curtas

.Localiza sons em outra sala.

· Aponta para algumas partes do corpo.

· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.



♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

Permitir que a criança seja independente.

Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

Mantê-la ocupada

Levar a criança a participar das atividades de grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário