Segue abaixo programação de atividades do Berçário, com respectivos objetivos:
(a) Aprend.Ativa (Exploração PSM/Vida prática)
(b) Linguagem
(c) Exp. e representação
(d) Raciocínio lógico e relação espacial
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons produzidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Educação Encantada - Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental(Séries Iniciais).
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
EXPLORANDO OBJETOS NO BERÇÁRIO
Em classes de berçário, onde estão crianças de uma
faixa etária bem pequena – de 4 meses a 1 ano e meio, é comum que estes
fiquem em tatames, sem um trabalho mais específico, voltado para o
aprendizado sistemático.
É errado pensar que não existem formas de trabalhar
com esses pequenos ou que eles devem apenas ficar num espaço com
brinquedos dispostos para distraí-los.
Devemos considerar que o brincar é a atividade mais
importante para o desenvolvimento infantil, mas desde que estes tenham
contato direto com materiais que favoreçam o reconhecimento das
diferentes sensações, cores, formas, além de conviverem com outras
crianças, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a
cerca.
Existe uma boa quantidade de materiais, objetos que podem ser explorados nas salas de berçário.
Podemos classificá-los de acordo com as necessidades
das crianças ou de suas primeiras aprendizagens, como diferentes
texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre vários outros.
As professoras, podem montar caixas de materiais a serem explorados pelas crianças.
Para as texturas podem juntar pedaços de lixa,
tecidos, algodão em bolinhas, buchas que contenham duas faces – uma
áspera e outra lisa, massinha caseira, novelos de lã, etc.
Os tamanhos podem ser trabalhados com potes, latas,
garrafas PET, argolas de plástico, almofadas pequenas e grandes, bolas
de diversos tamanhos, blocos do tipo lego, carrinhos de diversos
tamanhos, bonecas variadas e muitos outros.
Para se trabalhar cores é importante que os materiais
apareçam também nas mais variadas delas, para que os alunos tenham
contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa etária o
principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
Potes e embalagens de produtos alimentícios, como os sorvetes, são
próprios para esses momentos. Os produtos de higiene e limpeza também
possuem uma coloração mais forte, facilitando o trabalho e o possível
entendimento das crianças.
Alguns instrumentos musicais são adequados, pois além
de trabalhar os diferentes sons, incentivam a concentração dos
pequenos. Chocalhos, pandeiros, tambores, podem ser feitos com materiais
reciclados, diminuindo ainda os custos da instituição. Alguns apitos
fazem sons de passarinhos e distraem bastante os alunos.
É importante que os materiais sejam dispostos pela
sala, mas de forma classificada, onde cada dia se trabalha com um
conceito, até mesmo para que as crianças tenham, a cada dia, acesso a um
material diferente.
Além de deixar as crianças manuseá-los, as
professoras devem mostrar as diferenças existentes entre os mesmos.
Dessa forma, os conteúdos de educação infantil tornam-se adequados para
um bom trabalho com bebês.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
ATUANDO EM BERÇÁRIO - O QUE TRABALHAR???
Berçário (0 a 2 anos)
♥ OBJETIVO:
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.
Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto
. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
· Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
· Incentivo a fala.
· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
♥ OBJETIVO:
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.
Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
♥ ATIVIDADES:
· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto
. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
· Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
· Incentivo a fala.
· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
ATUANDO EM BERÇÁRIO 2 - DICAS
► Com 11 meses:
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
► Com 15 a 18 meses:
· Caminha bem sozinho.
· Começa a correr, cambaleante.
· Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
· Tem mímica muito expressiva.
· Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha um traço.
· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
· Constrói uma torre com três cubos.
· Com só, deixando cair.
· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita varrer, ler jornal.
· Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode iniciar uso do piniquinho.
· Começa a testar os limites que lhe são impostos
. Sobe escadas.
· Caminha com os pés separados.
· Bebe na caneca sozinha.
· Frases de uma palavra.
· Localiza rapidamente os sons
. Compreende algumas frases simples.
· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
► Com 18 a 24 meses:
· Corre bem.
· Chuta a bola.
· Atira a bola com a mão.
· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
· Alinha cubos
. Vira páginas de uma a uma.
· Imita traços verticais e circulares.
· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
· Identifica 3 a 5 desenhos.
· Começa a cortar com tesoura.
· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
· Abre armários, tira objetos das gavetas.
· Acompanha com gestos o que ouve e vê.
· Reconhece-se no espelho.
· Canta (atrapalhado).
· Dramatiza situações simples com bonecos.
· Negativismo acentuado.
· Tem senso de posse.
· Refere-se a si mesmo pelo nome.
· Veste peça simples.
· Compreende perguntas.
· Faz brincadeiras paralelas.
· Desce escada engatinhando para trás.
· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
. "Corre" desajeitadamente.
· Caminha lateralmente
. Caminha para trás
. Chuta uma bola
. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
· Come com uma colher
. Arremessa, mais sem direção definida.
· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
· Imagina coisas que não pode ver.
· Ajuda a despir-se.
· Leva a mão a um lugar dolorido.
· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
. Repete sons.
· Frases de duas palavras.
· Compreende frases curtas
.Localiza sons em outra sala.
· Aponta para algumas partes do corpo.
· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mantê-la ocupada
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
► Com 15 a 18 meses:
· Caminha bem sozinho.
· Começa a correr, cambaleante.
· Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
· Tem mímica muito expressiva.
· Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha um traço.
· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
· Constrói uma torre com três cubos.
· Com só, deixando cair.
· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita varrer, ler jornal.
· Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode iniciar uso do piniquinho.
· Começa a testar os limites que lhe são impostos
. Sobe escadas.
· Caminha com os pés separados.
· Bebe na caneca sozinha.
· Frases de uma palavra.
· Localiza rapidamente os sons
. Compreende algumas frases simples.
· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
► Com 18 a 24 meses:
· Corre bem.
· Chuta a bola.
· Atira a bola com a mão.
· Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
· Alinha cubos
. Vira páginas de uma a uma.
· Imita traços verticais e circulares.
· Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
· Identifica 3 a 5 desenhos.
· Começa a cortar com tesoura.
· É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
· Abre armários, tira objetos das gavetas.
· Acompanha com gestos o que ouve e vê.
· Reconhece-se no espelho.
· Canta (atrapalhado).
· Dramatiza situações simples com bonecos.
· Negativismo acentuado.
· Tem senso de posse.
· Refere-se a si mesmo pelo nome.
· Veste peça simples.
· Compreende perguntas.
· Faz brincadeiras paralelas.
· Desce escada engatinhando para trás.
· Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
. "Corre" desajeitadamente.
· Caminha lateralmente
. Caminha para trás
. Chuta uma bola
. "Salta" desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
· Come com uma colher
. Arremessa, mais sem direção definida.
· Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
· Imagina coisas que não pode ver.
· Ajuda a despir-se.
· Leva a mão a um lugar dolorido.
· Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
. Repete sons.
· Frases de duas palavras.
· Compreende frases curtas
.Localiza sons em outra sala.
· Aponta para algumas partes do corpo.
· Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mantê-la ocupada
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
ATUANDO EM BERÇÁRIO 1 - DICAS
► Com 03 meses:
· Rola da posição de lado para a de costas.
· Olha em todas as direções.
· Não fixa atenção por muito tempo.
· Tenta pegar objetos.
· Sorri.
· Emite sons de vogais.
· Sustenta a cabeça.
► Com 04 meses:
· Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
· Mãos abertas.
· Olha imediatamente um objeto que se move.
· Murmura e ri alto.
· Brinca com as mãos e roupas.
· Reconhece a mamadeira.
· Começa a levar objetos à boca.
· Tende a rolar.
► Com 05 meses:
· Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
· Se sentado, apanha objetos
· Reconhece as pessoas.
· Pode estranhar estranhos.
· Sorri ao se ver no espelho.
· Emite gritos.
· Preensão precária.
► Com 06 meses:
· Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
· Gosta de balançar objetos.
· Agarra objetos com as mãos.
· Gosta de olhar no espelho.
· Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
· Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
► Com 07 meses:
· Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
· Segura um objeto em cada mão.
· Passa objetos de uma mão para outra.
· Sacode chocalho.
· Vocaliza sons e escuta a própria voz.
· Brinca com os pés.
· Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
► Com 08 meses:
· Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
· Levanta-se com ajuda.
· Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
· Pronuncia sílabas simples.
· Morde e chupa os brinquedos.
· Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
► Com 09 meses:
· Pode começar a engatinhar.
· Senta-se firme sem apoiar.
· Explora e manipula objetos.
· Vocaliza sílabas repetidas.
· Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
· Leva à boca e morde tudo que apanha.
· Mantêm-se em pé apoiado.
· Come bolacha; segura a mamadeira.
► Com 10 meses:
· Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
· Engatinha.
· Levanta-se sozinho com apoio.
· Começa a soltar os objetos.
· Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
· Faz adeus e bate palmas.
· Tende comer sem ajuda, com colher.
· Atende ao seu nome e ao não.
· Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
► Com 11 meses:
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.
· Rola da posição de lado para a de costas.
· Olha em todas as direções.
· Não fixa atenção por muito tempo.
· Tenta pegar objetos.
· Sorri.
· Emite sons de vogais.
· Sustenta a cabeça.
► Com 04 meses:
· Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
· Mãos abertas.
· Olha imediatamente um objeto que se move.
· Murmura e ri alto.
· Brinca com as mãos e roupas.
· Reconhece a mamadeira.
· Começa a levar objetos à boca.
· Tende a rolar.
► Com 05 meses:
· Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
· Se sentado, apanha objetos
· Reconhece as pessoas.
· Pode estranhar estranhos.
· Sorri ao se ver no espelho.
· Emite gritos.
· Preensão precária.
► Com 06 meses:
· Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
· Gosta de balançar objetos.
· Agarra objetos com as mãos.
· Gosta de olhar no espelho.
· Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
· Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
► Com 07 meses:
· Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
· Segura um objeto em cada mão.
· Passa objetos de uma mão para outra.
· Sacode chocalho.
· Vocaliza sons e escuta a própria voz.
· Brinca com os pés.
· Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
► Com 08 meses:
· Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
· Levanta-se com ajuda.
· Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
· Pronuncia sílabas simples.
· Morde e chupa os brinquedos.
· Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
► Com 09 meses:
· Pode começar a engatinhar.
· Senta-se firme sem apoiar.
· Explora e manipula objetos.
· Vocaliza sílabas repetidas.
· Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
· Leva à boca e morde tudo que apanha.
· Mantêm-se em pé apoiado.
· Come bolacha; segura a mamadeira.
► Com 10 meses:
· Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
· Engatinha.
· Levanta-se sozinho com apoio.
· Começa a soltar os objetos.
· Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
· Faz adeus e bate palmas.
· Tende comer sem ajuda, com colher.
· Atende ao seu nome e ao não.
· Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
► Com 11 meses:
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara.
►Com 12 a 15 meses:
· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Pára de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando esta sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais freqüência.