SEQUÊNCIA DIDÁTICA “EXPLORANDO OS SENTIDOS”.
EQUIPE DE PERMANÊNCIA
EQUIPE DE PERMANÊNCIA
Educadoras: Ana, Paula Amaral, Paula Caroline, Vanilde
Turma: Berçário II, Maternais I, II, III e Pré
Áreas do conhecimento: Identidade
Áreas do conhecimento: Identidade
Justificativa: Sabendo que a criança tem a percepção do mundo por meio do corpo, achamos de suma importância que tenham o conhecimento dos 5 sentidos, identificando-os por meio de experiências vividas e sentidas.
Objetivo: Ter uma imagem global do próprio corpo, identificando alguns órgãos. (Órgãos dos Sentidos).
ATIVIDADES ENVOLVENDO O TATO COM PÉS E MÃOS
Caixa Tátil - Usaremos nas rodas de conversa, com objetos
Olhos vendados - Descobrindo os objetos
Tapete das sensações -
Trilha das Pegadas -
ATIVIDADES ENVOLVENDO O PALADAR -
Descobrindo os alimentos por meio do paladar.
Experimentando os sabores: amargo, azedo, doce, salgado
Descobrindo os alimentos por meio do paladar.
Experimentando os sabores: amargo, azedo, doce, salgado
EXPERIÊNCIAS COM O PALADAR E O TATO.
Com os olhos vendados as crianças terão que explorar os alimentos até descobrir o que é, caso não consiga poderão experimentar o alimento para descobrir.
VISÃO
- Caixa das descobertas
Lupa
Binóculo
Óculos
Lupa
Binóculo
Óculos
EXPERIÊNCIAS COM A VISÃO
Olhar com os dois olhos abertos um objeto de perto, e depois olhar de longe com um olho tampado tentando medir o objeto...
Que som é esse:
- Animais
- Objetos
EXPERIÊNCIAS COM AUDIÇÃO
Tampar os ouvidos por alguns minutos, depois destampar e perceber os sons ao seu redor...
OLFATOTampar os ouvidos por alguns minutos, depois destampar e perceber os sons ao seu redor...
- Mobile dos cheiros -
- Incenso -
- saquinhos aromatizados -
- Descobrindo os alimentos por meio dos cheiros. Ex: Pipoca, ...
tem em pdf essa sequencia?
ResponderExcluirSimples e necessário! Parabens!
ResponderExcluir