quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sequência Didática - Realizando Contagens.


Sequência Didática "Realizando Contagens”.


Área de Formação Humana: Conhecimento matemático. 


Inicio: 12-03-2013

Objetivo: Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: Contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
Faixa etária:
4 a 5 anos.

Material:
Papel bobina, giz de cera, lápis de cor, papel de diferentes cores e diferentes coleções.

Desenvolvimento

1º Momento - Realizar contagem dos alunos presentes e registrar no quadro. Logo realizaremos construção de gráficos. As crianças presentes serão divididas em meninos e meninas, variando as cores e materiais para marcação no gráfico.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando quadradinhos de papel, onde os meninos serão representados pela cor azul, e as meninas pela cor rosa. As crianças irão escrever o nome nos papéis e em seguida colar no gráfico com auxilio da professora.

 *Realizar a contagem das meninas e meninos por meio de tampinhas de garrafas, em seguida registrar atividade com carimbo de tampinhas e guache, representando as quantidades.

 Registros pela criança, carimbo com guache.




*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando lego, onde cada criança de cada grupo irá retirar uma peça e encaixar formando uma barra. Em seguida iremos contar as peças e deita-las em uma sulfite, onde um aluno de cada grupo ira riscar em volta.
Feito isso cada criança irá pintar um espaço, formando o registro.



*Realizar a contagem dos meninos e meninas utilizando bichinhos de brinquedos.

12 MENINOS E 10 MENINAS


*Realizar confecção de um relógio com caixas de pizza, onde cada criança irá pintar com guache verde a base e em outro momento realizaremos os registros dos números até 12. Feito isso realizaremos a contagem de meninos e meninas.

*Realizar contagem utilizando uma duas barra de chocolate.

QUANTOS PEDAÇOS DE CHOCOLATE PRECISAMOS TIRAR PARA DEIXAR IGUAIS?


AS CRIANÇAS RESPONDERAM 1 PEDAÇO, CONFORME REGISTRO.


2º Momento – Construção de tabela, cada criança retira uma cor de papel e faz uma rasura em forma geométrica. Em seguida colar na tabela menina x menina. Está etapa será trabalhada outras vezes.

3º Momento – Fazer contagem de coleções. Então fazer pesquisa entre as crianças quem tem coleções. Pedir que contem e se possível trazer estas para sala de aula para fazer contagem e registro.
Fazer desenhos de seus carrinhos e bonecas e depois realizar contagem.

Avaliação:
Realizar contagem até quanto?
Fazer estimativas?
Fazer agrupamentos de objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário